9ª SEMANA UNIVILLE DE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 18/10/2022 à 20/10/2022

Práticas docentes e Tecnologias Digitais: resultados de pesquisas

Palavras-chave: Tecnologias digitais, Práticas docentes, Ensino Fundamental

Em uma sociedade digital, as crianças são afetadas por elas na sua forma de brincar, interagir e aprender. No processo de escolarização dos primeiros anos do ensino fundamental, a inserção das Tecnologias Digitais- TD nas práticas pedagógicas tem sido uma exigência crescente. Todavia, ao inseri-las o professor precisa considerar que as TD não são isentas de significados e intenções. Com o objetivo de compreender como as TD têm sido inseridas nas práticas pedagógicas com crianças do Ensino Fundamental 1 (anos iniciais), realizou-se uma pesquisa de caráter bibliográfico de teses e dissertações disponíveis, na plataforma Capes, do ano de 2020 a 2022. Os descritores utilizados foram ensino fundamental 1 ou anos iniciais, tecnologias digitais e prática pedagógica, com o operador booleano and. Para esse trabalho foram selecionadas três dissertações. A partir da leitura dos resumos, pode-se identificar que Clemente (2020) identificou práticas pedagógicas com as TD de forma planejada e sistemática. Foi evidenciado o uso de diferentes recursos, especialmente, com objetivo de fixar o conteúdo, utilizando jogos, os quais estão nos tablets disponibilizados pela escola. Os resultados também revelaram que a formação em serviço e o apoio da gestão são fundamentais para a proposição das atividades digitais pelos professores. Todavia, os resultados da pesquisa desenvolvida por Tessari (2020), apontaram certa resistência e pouco conhecimento dos professores para incluir as TD nas aulas. A mesma autora enfatizou que essa realidade parece ter se transformado com a pandemia, que com a adoção do ensino remoto, os professores precisaram avançar no uso das TD. Nessa perspectiva, Marcondes (2021) investigou o uso que os professores fizeram da plataforma Google Workspace for Education, no período pandêmico. Os resultados apontaram que os professores aprenderam a utilizar as ferramentas da plataforma, além de outros recursos tecnológicos. Porém a pesquisadora não identificou atividades inovadoras propostas pelos professores. Os resultados dessas três pesquisas demonstram que os professores têm incorporado as TD nas práticas pedagógicas mesmo que de forma ainda inicial. Há evidências de que os docentes compreendem o papel das TD para a aprendizagem e formação dos alunos em uma sociedade digital.

Apoio / Parcerias: PICPG/ UNIVILLE

ISSN: 1808-1665