9ª SEMANA UNIVILLE DE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 18/10/2022 à 20/10/2022

ENSINO MÉDIO E TECNOLOGIAS DIGITAIS FRENTE AO DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO DA MESORREGIÃO NORTE DE SANTA CATARINA

Palavras-chave: Tecnologias digitais, Ensino médio, Desenvolvimento regional

O objetivo deste trabalho é trazer aspectos sobre a mesorregião norte de Santa Catarina e identificar potenciais a serem considerados na organização curricular do Ensino Médio ofertado, nessa região, no que concerne às tecnologias digitais. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de caráter bibliográfico, pois foi realizado levantamento de informações para maior conhecimento sobre o tema em questão. Para tanto, foram pesquisados sites que tragam informações sobre a mesorregião norte de Santa Catarina, como o IBGE e Inep. Os resultados apontam que a mesorregião norte catarinense é constituída por 26 municípios com uma população estimada em 1.439.667 habitantes, segundo o IBGE (2021), com base na realização do último censo demográfico em 2010. A maioria dos municípios da região possui uma população inferior a 50 mil habitantes. Segundo este levantamento cerca de 87,72% (1.063.909 hab.) da população vive na zona urbana e 12,28% (148.934 hab.) na rural. No que concerne a atividade econômica, a maioria das cidades tem um potencial na indústria como metalmecânica, química e moveleira. Imersos em uma sociedade digital, e considerando o perfil econômico da mesorregião norte, pode-se inferir que as tecnologias digitais são essenciais para o desenvolvimento das indústrias e dos serviços, o que representa uma oferta potencial de empregos. Esses dados devem ser considerados ao se pensar na formação dos jovens que frequentam o Ensino Médio, considerando as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2018). Esse documento indica que para a elaboração dos currículos, deve-se levar em conta a realidade em que as escolas estão inseridas, contemplando questões voltadas ao desenvolvimento regional. As reformas para o Ensino Médio preveem, além da formação geral básica, os itinerários formativos, que são os elementos que dão flexibilidade ao currículo. Um dos elementos são os itinerários formativos que contemplam diferentes áreas entre as quais o de Educação Profissional. Portanto, entende-se que a oferta desse itinerário deve estar em consonância com às demandas regionais. Da mesma forma, a escola precisa promover uma formação que amplie o potencial dos estudantes para que possam efetivamente integrar e propor a diversificação das atividades econômicas da região.

Apoio / Parcerias: UNIEDU/SC

ISSN: 1808-1665