9ª SEMANA UNIVILLE DE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 18/10/2022 à 20/10/2022

Aproximações entre educação, ciência, tecnologia e inovação na região norte-nordeste de Santa Catarina (1980-2021): o caso da FAPESC em Santa Catarina

Palavras-chave: Educação , Políticas Educacionais, História da Educação e CTI

A pesquisa vem sendo desenvolvida desde janeiro de 2022 e tem como objetivo geral construir uma escrita histórica a respeito de políticas e práticas voltadas à aproximação entre educação, ciência, tecnologia e inovação na região norte-nordeste de Santa Catarina (1980-2021). Em termos mais específicos, o projeto pretende compreender o papel desempenhado pela FAPESC no processo de indução e/ou disseminação dessas políticas, assim como o de agências nacionais de CTI que, entre 1980 e 2021, empreenderam esforços no sentido de promover políticas dessa natureza no Brasil e em Santa Catarina (CAPES, CNPq, Ministério da Educação e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações). Ampliando a escala de investigação, o projeto também visa identificar e discutir as conexões históricas entre os programas de educação e CTI agenciados pela OCDE e UNESCO e criação de políticas de aproximação entre educação, ciência, tecnologia e inovação para Santa Catarina. Para tanto, o projeto conta com uma equipe integrada por experientes pesquisadores associados ao grupo “Cidade, cultura e diferença”, um grupo de investigação vinculado aos cursos de graduação em História, Artes Visuais e Direito, assim como ao Programa de Pós-graduação em Patrimônio Cultural e Sociedade (Mestrado e Doutorado) da UNIVILLE. No que diz respeito aos seus aspectos metodológicos, o projeto sobre os temas de interesse do projeto; b) Uma pesquisa documental intencional e sistemática em acervos de natureza diversa; c) A produção de entrevistas com base nos pressupostos teóricos-metodológicos da História Oral com gestores públicos, cientistas/pesquisadores, experts, coordenadores, docentes e estudantes associados a grupos de pesquisa e laboratórios de CTI. Como produtos editoriais, no transcurso da pesquisa, pretendemos lançar um livro, elaborar artigos acadêmicos e submetê-los à publicação em periódicos nacionais e internacionais, além de apresentarmos comunicações orais em congressos científicos realizados no Brasil e em outros países. Nesse âmbito, esperamos que o projeto contribua tanto para a reflexão histórica quanto à construção ou realinhamento de políticas de desenvolvimento em educação e CTI no estado de Santa Catarina, sobretudo para o fortalecimento da atuação em rede dos atores que compõem o ecossistema educacional, científico, tecnológico e de inovação do norte-nordeste catarinense.

Apoio / Parcerias: FAPESC; FAP/Univille.

ISSN: 1808-1665