9ª SEMANA UNIVILLE DE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 18/10/2022 à 20/10/2022

Formação continuada de professoras do Atendimento Educacional Especializado na Rede Pública de Educação: Um Percurso Formativo na Perspectiva Participante

Palavras-chave: Trabalho docente, Formação docente, Atendimento Educacional Especializado

A oferta de formação continuada aos professores em formatos descontextualizados com modelos engessados são bastante constantes. Relaciona-se tal temática com enfoque as professoras que trabalham no AEE (Atendimento Educacional Especializado) que é um serviço de atendimento à estudantes com deficiência, considerando a rede pública de uma cidade da região norte catarinense. Pretende-se analisar um percurso formativo com professoras do AEE por processos metodológicos participativos, dialógicos e integrativos. Esta pesquisa constitui-se em projeto no Programa de Pós-graduação em Educação da Univille e vincula-se ao Grupo de Estudos em Formação e Trabalho Docente (GETRAFOR) Para compreensão acerca da formação continuada e de possibilidades significativas a estas formações pautamo-nos em Nóvoa (2009a, 2009b), Freire (2014, 2021), Imbernón (2010) e Giroux (1997). Sobre a formação docente no AEE consideramos as diretrizes nacionais e autores como Garcia (2013) e Kassar (2014). A metodologia se delineia pela composição do campo de pesquisa na constituição do referido grupo de professoras e baseia-se na pesquisa participativa, sobre a qual Streck (2016) aponta a realidade potenciável que aqui é considerada na dialogicidade desta formação. Refere-se à dialogicidade na concepção de Freire, para o qual o diálogo é onde “se solidarizam o refletir e o agir de seus sujeitos” (FREIRE, 2021. p. 109). Para tanto iniciou-se um percurso de formação com um grupo de professoras do AEE mediado por processos dialógicos e integrativos. Este percurso ocorrerá a partir dos eixos propostos no projeto Performa, desenvolvido no Curso de Psicologia na Univille, que compõem os temas: Biografia no aspecto da docência, Trabalho docente e Teoria e conceitos da educação inclusiva. A pesquisa tem abordagem qualitativa e se dá pelo levantamento de dados em entrevistas com as professoras e pelo percurso iniciado junto a este grupo. A pesquisa encontra-se em processo, até o presente momento as entrevistas foram realizadas com algumas professoras. Por ter um caráter dialógico e com questões norteadoras mais flexíveis, por meio das quais se conhece as histórias acadêmicas e profissionais das professoras, entende-se que esta já é vivenciada dentro de uma perspectiva formativa. Nestas entrevistas constatou-se que o grupo constituído em maioria por professoras iniciantes na Educação Especial. Elas destacam a importância atribuída pelas professoras ao trabalho coletivo sobre a Educação Especial, embora nem sempre ele aconteça na escola. Nos encontros a relação teoria e prática será aprofundada.

Apoio / Parcerias: Bolsista Fapesc

ISSN: 1808-1665