9ª SEMANA UNIVILLE DE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 18/10/2022 à 20/10/2022

Percepções de estudantes sobre o Novo Ensino Médio: em foco os Itinerários Formativos

Palavras-chave: Novo Ensino Médio, Itinerários Formativos, Currículo

As mudanças curriculares do Novo Ensino Médio (NEM) consideram 1.800 horas/ano para os componentes curriculares da Base Nacional Comum Curricular e até 1.200 horas/ano para os Itinerários Formativos (que em Santa Catarina contemplam Projeto de Vida, Trilhas de Aprofundamento, disciplinas eletivas e uma segunda língua estrangeira). Diante disso, o objetivo dessa pesquisa é compreender como estudantes percebem as mudanças curriculares do NEM, no que concerne aos Itinerários Formativos. A pesquisa, de metodologia qualitativa, contou com a aplicação de questionário online a 49 estudantes do Ensino Médio de escolas de Joinville/SC. A análise dos dados buscou identificar, de acordo com Lüdke e André (1986), padrões e tendências relevantes nas respostas dos participantes. Os respondentes são jovens entre 15 e 16 anos que estão na primeira série do Ensino Médio, portanto já inseridos no NEM. A maioria estuda em escola pública e assim, está em contato com a proposta curricular do Estado de Santa Catarina. Dos participantes, 47 (96%) dizem que já tiveram explicações sobre o NEM e que estão vivenciando as atividades desse novo currículo em suas escolas. Em relação às trilhas de aprendizagem, apenas 04 (8%) estudantes dizem que já participam. Esse resultado pode estar vinculado à possibilidade de oferta nas escolas, talvez ela ainda não esteja efetivada nas primeiras séries. Quanto às disciplinas eletivas, 32 (65%) dizem que estão cursando e 17 (35%) não. Isso pode ser decorrente da falta de clareza dos estudantes sobre a oferta curricular nas escolas. Para 23 (47%) dos jovens, o NEM poderá ampliar a possibilidade de ingresso no mercado de trabalho, 15 (30%) estão indecisos e 11 (23%) discordam disso. O componente curricular Projeto de Vida é aprovado por 23 (47%) jovens, 17 (35%) não sabem opinar e 8 (18%) consideram ruim. Ao serem perguntados sobre o que representa a proposta do NEM, as palavras mais recorrentes foram aprendizado, inovação e conhecimento. No entanto, também surgiram palavras como confuso, difícil e muito ruim. A pesquisa revela que a maioria dos jovens já tem contato com o NEM, mas ainda há dúvidas em relação à configuração curricular. Observa-se muitos indecisos em relação ao componente Projeto de Vida e em vislumbrar um futuro profissional, sem saber o que este currículo vai representar para a sua vida. Isso nos remete às ideias de Dayrell e Carrano (2014), que defendem que as juventudes devem ser entendidas mais amplamente, não apenas como uma preparação para a vida adulta.

Apoio / Parcerias: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) Fundo de Apoio à Pesquisa da Universidade da Região de Joinville (FAP/UNIVILLE)

ISSN: 1808-1665