9ª SEMANA UNIVILLE DE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 18/10/2022 à 20/10/2022

Produções acadêmicas sobre impactos da pandemia na Educação Básica

Palavras-chave: Balanço de Produções, Pandemia Covid-19, Educação Básica

Este trabalho vincula-se à pesquisa “Pandemia da COVID-19 e seus impactos na educação básica no Brasil: diagnóstico e proposições interventivas na escola”, aprovada no Edital de Seleção Emergencial IV CAPES, uma parceria do Mestrado em Educação da Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE com a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP e Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. O objetivo dessa comunicação é apresentar os resultados de uma busca por produções acadêmicas sobre os impactos da pandemia provocada pela Covid-19 na educação básica. Para isso, efetuou-se um levantamento de artigos científicos publicados em periódicos de 2020 a 2022. O levantamento foi feito em sites que contêm um banco de dados de produções científicas. São eles: a) Periódicos Acadêmicos do SciELO; Portal de Periódicos da Capes. Os descritores utilizados foram educação básica e pandemia, para isso se utilizou o operador booleano and. A busca no SciELO resultou em seis artigos científicos e no Portal de Periódicos da Capes resultou em 10 artigos. Desses, observou-se uma repetição. No Portal de Periódicos da Capes houve dificuldade na localização de três artigos, assim, ao excluir a repetição e os que não foram localizados, obtivemos seis resultados. Resultaram, portanto, 12 artigos que contemplam os descritores utilizados. Para compreender as características da produção científica sobre o tema, foi necessária a exploração dos materiais, que exigiu a leitura dos resumos e/ou das produções. Com base nesses procedimentos, ocorreu uma categorização que permitiu discutir sobre as contribuições da produção acadêmica para os estudos realizados no âmbito do projeto. Como temas foram elencados: condições de trabalho e a saúde docente; políticas públicas e direito à educação; impactos nas práticas pedagógicas; formação de professores. Os artigos apontam como um dos impactos a saúde psicológica dos professores, em função da falta de um delineamento em relação às ações a serem desenvolvidas no período de suspensão das aulas presenciais. Oliveira et al. (2020) observaram que os docentes tiveram muita dificuldade de adaptação ao ensino remoto. A formação continuada ofertada nesse período foi aligeirada focando em aspectos instrumentais do uso das TDIC, é necessário maior suporte aos docentes, como verificaram Cipriani; Moreira; Carius (2021). Os artigos enfatizam a dificuldade que os professores tiveram em envolver os alunos no processo de aprendizagem. Outro aspecto é que as pesquisas indicam a necessidade de políticas públicas para o desenvolvimento de uma educação de qualidade (ALVES et al., 2020).

Apoio / Parcerias: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) Fundo de Apoio à Pesquisa da Universidade da Região de Joinville (FAP/UNIVILLE)

ISSN: 1808-1665