9ª SEMANA UNIVILLE DE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 18/10/2022 à 20/10/2022

Impactos da Pandemia na Educação Básica com enfoque no Trabalho Docente e na Vivência de Estudantes: Levantamento de Produções Bibliográficas

Palavras-chave: Trabalho docente, Pandemia, Educação básica

Este trabalho faz parte de uma pesquisa vinculada ao projeto guarda-chuva VIVEDU- I vinculado à Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE. A pesquisa buscou por meio de teses e dissertações compreender as principais mudanças que a pandemia do COVID-19, que assolou o mundo a partir de 2020, ocasionou ao trabalho docente, aos estudantes e, consequentemente, ao ensino básico. Diante dessa perspectiva, foi realizado um levantamento bibliográfico na base de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Buscou-se publicações no período de 2020 a 2022, e a partir dos seguintes descritores: Ensino + Pandemia + Alunos + Trabalho Docente. Pretende-se aprofundar a compreensão sobre o assunto, propondo-se um estudo com base na análise de conteúdo, pautada na metodologia desenvolvida por Laurence Bardin. Nesse tipo de análise é realizado uma verificação do conteúdo proferido pelos participantes da pesquisa e, dessa maneira, em meio a uma investigação, é traçada a construção e apresentação de concepções em torno de um objeto de estudo (SOUSA; SANTOS, 2020, p. 2). A partir da leitura dos títulos e resumos que foram mais bem relacionados com os objetivos das presentes pesquisas de iniciação científica, foram selecionados 2 teses e 11 dissertações. Com base nas leituras realizadas, destacaram-se alguns pontos: tanto a classe docente quanto os estudantes foram altamente impactados pela pandemia do coronavírus já que a dinâmica escolar foi alterada significativamente. Os educadores precisaram se adequar e adaptar suas formas de ensinar e avaliar de acordo com o modelo remoto de ensino. Soma-se a isso a preocupação dos professores com seus alunos, e a dificuldade em administrar seu tempo em relação às atividades profissionais e domésticas já que o trabalho invadiu sua casa. Já os alunos, por sua vez, sofreram com o afastamento dos colegas e enfrentaram dificuldades de suporte para realizar suas tarefas escolares e consolidar seus processos de aprendizagem. Dessa forma, condições físicas e psicológicas do professor e do aluno sofreram abalos consideráveis nesse período. Ademais, a desigualdade social foi evidenciada nesse período a partir da realidade que muitos estudantes tiveram seu aprendizado comprometido pela falta de acesso à internet e bons equipamentos tecnológicos e também a dificuldade que alguns professores enfrentaram de lidar com as ferramentas digitais. Essa análise preliminar das teses e dissertações produzidas no momento permitem vislumbrar a necessidade de investimento não só na aprendizagem dos estudantes, mas também e principalmente na saúde mental da comunidade escolar.

Apoio / Parcerias: Bolsas UNIEDU

ISSN: 1808-1665