9ª SEMANA UNIVILLE DE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 18/10/2022 à 20/10/2022

FUNÇÕES E SIGNIFICADOS DOS CADERNOS ESCOLARES PARA O TRABALHO DOCENTE EM TEMPOS DE PANDEMIA

Palavras-chave: Trabalho docente, Cadernos escolares, Pandemia

O resumo em questão apresenta a discussão e proposta teórico-metodológica de uma pesquisa de mestrado em andamento, vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho e a Formação Docente - GETRAFOR. Tem por objetivo compreender as funções e significados dos cadernos escolares para o trabalho docente em tempos de pandemia. Para realizar a pesquisa a metodologia foi de cunho qualitativo e exploratória, com inspiração etnográfica. Assim, realizou-se o seguinte percurso metodológico: pesquisa bibliográfica; observação participante; grupo focal; entrevista com a professora regente da turma. Entre os meses de novembro e dezembro de 2021, realizou-se a observação participante em uma turma do terceiro ano do Ensino Fundamental, para que através do contato com os alunos e com a docente, fosse possível compreender as diversas culturas, características e diálogos presentes no grupo (Guirtz,1999). E por acreditar ser fundamental ouvir os alunos, utilizou-se a técnica do Grupo Focal (Gatti, 2005), por meio do qual foram escutados sete estudantes a respeito dos seus cadernos. Por meio das análises dos materiais obtidos em campo, constatamos até o momento que a tecnologia se tornou essencial para a continuidade das atividades escolares durante a pandemia da COVID-19, porém somente um aluno da referida turma teve acesso a internet e computador em sua residência, os demais recebiam as orientações dos professores por mensagens do WhatsApp de seus pais e posteriormente registravam em seus cadernos, e independente da classe social todos tinham este artefato. Percebemos que o caderno é considerado um importante instrumento didático, os registros feitos pelos alunos refletem as metodologias, conteúdos, aprendizado, organização e outras particularidades que contribuem para conhecermos parte do cotidiano da sala de aula. Entretanto durante o ensino remoto estes sentidos e significados foram outros, criou-se uma lacuna entre aluno e professor, pois não havia interação, ensinamentos, não tínhamos escola. Referências GATTI, Bernadete Angelina. Grupo focal na pesquisa em Ciências Sociais e Humanas. Brasília: Líber Livro, 2005. GVIRTZ, Silvina. El discurso escolar a través de los cuadernos de clase: Argentina 1930-1970. Buenos Aires: Eudeba, 1999.

Apoio / Parcerias: Bolsista Prosuc CAPES

ISSN: 1808-1665