9ª SEMANA UNIVILLE DE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 18/10/2022 à 20/10/2022

Concepções de professores sobre as habilidades envolvidas no aprendizado do inglês como língua estrangeira

Palavras-chave: Trabalho docente, Aprendizagem, Língua inglesa

A procura pelo aprendizado do inglês como língua estrangeira tem sido priorizado e valorizado pela sociedade brasileira atual, tendo em vista as inúmeras vantagens cognitivas e sociais que o domínio desse idioma proporciona, assim como o constante desenvolvimento de novas tecnologias da comunicação e oportunidades profissionais. Todavia, pesquisas mostram que o desenvolvimento cognitivo e processo de aprendizado não estão atrelados somente às áreas da comunicação, envolvendo outras habilidades dos aprendizes além da fala, escrita, audição e leitura. O presente artigo se propõe a analisar as habilidades envolvidas no aprendizado do inglês como língua estrangeira a partir da perspectiva de professores de inglês de uma escola de Joinville, Santa Catarina. A coleta de dados para a pesquisa foi realizada através de grupos focais (reuniões de grupo), que reuniram um total de 9 (nove) professores, a fim de investigar as percepções destes sobre o tema – por meio de discussões geradas através de perguntas norteadoras, contendo questões sobre as repercussões e relevância do aprendizado do inglês e habilidades envolvidas nesse processo. A partir de uma análise qualitativa, através da técnica de análise de conteúdo de Franco (2005), embasada nos pressupostos teóricos da Psicologia Histórico-Cultural, foi possível perceber que além das principais habilidades envolvidas no aprendizado de idiomas, outras que não são tão específicas dessa área se mostraram presentes nos enunciados dos profissionais, como: atenção, abstração e percepção; além de saberes e hábitos construídos historicamente nas vivências dos alunos (e não tão abordados pela teoria), como: persistência, paciência e autocompaixão. Diante de tais resultados, este artigo convida a um olhar personalizado para o ensino e aprendizado da língua inglesa, visando promover ambientes de aprendizagem eficazes e dinâmicos, que permitam ao aluno explorar todas as suas possibilidades.

ISSN: 1808-1665