9ª SEMANA UNIVILLE DE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 18/10/2022 à 20/10/2022

Projeto de Vida no Novo Ensino Médio: produções científicas sobre o tema

Palavras-chave: Novo Ensino Médio, Projeto de Vida, Currículo

Pesquisas sobre o Novo Ensino Médio - NEM vem crescendo significativamente no meio acadêmico. Elas buscam compreender as acepções que professores, gestores e estudantes atribuem ao currículo e em especial ao componente curricular Projeto de Vida, obrigatório no currículo catarinense (SANTA CATARINA; 2020). A problemática está vinculada a uma pesquisa de Mestrado em Educação, em andamento, que visa compreender as significações atribuídas por docentes ao componente curricular Projeto de Vida em escolas de Santa Catarina. Na etapa inicial da pesquisa de mestrado foi realizado uma revisão da literatura, portanto, o objetivo desta comunicação consiste em provocar reflexões sobre o papel do Projeto de Vida como componente curricular a partir de pesquisas já realizadas sobre o tema. A investigação tem abordagem qualitativa e conta com estudo bibliográfico sobre produções científicas que tratam do Projeto de Vida e do currículo do NEM. A busca foi realizada nos bancos de dados: Periódicos Acadêmicos do SciELO e no Portal de Periódicos da Capes, utilizando os descritores Projeto de Vida e Ensino Médio conectados pelo operador booleano and. Em seguida foram feitas as leituras dos temas e dos resumos, selecionados os trabalhos pertinentes ao objeto deste estudo para que então, os resultados fossem analisados. No SciELO foram encontrados 03 trabalhos e no Portal de Periódicos da Capes, 10 trabalhos. As reflexões encontradas na literatura sobre o tema revelam a importância de compreender o Projeto de Vida dos jovens como resgate da noção de direitos e deveres, favorecendo a formação de um indivíduo crítico, participativo e reflexivo. Para Alves e Dayrell (2015) o Projeto de Vida não pode se limitar às escolhas profissionais, a vida não pode ser resumida ao trabalho, este precisa ser compreendido numa perspectiva mais ampla. Quando nos voltamos ao currículo do Ensino Médio e como este aborda a temática Projeto de Vida, observamos que há diferentes intencionalidades. Os currículos escolares contribuem para orientar as práticas educativas nas escolas, no entanto, quando pautados em pressupostos neoliberais, é praticamente inevitável que acabem por fabricar corpos úteis e dóceis para o mercado trabalho (BERNARDES; VOIGT, 2022). Para Kuenzer (2017), a ênfase no Projeto de Vida dos jovens se pauta na flexibilização curricular, na escolha dos jovens pelo percurso formativo que atenda às suas expectativas de vida. Como o currículo do NEM está em implementação, o papel da pesquisa é fundamental para dar subsídios aos professores e gestores sobre a condução dos processos.

Apoio / Parcerias: Fundo de Apoio à Pesquisa da Universidade da Região de Joinville (FAP/UNIVILLE) Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)

ISSN: 1808-1665