9ª SEMANA UNIVILLE DE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 18/10/2022 à 20/10/2022

A importância de um espaço para leitura na educação infantil

Palavras-chave: educação infantil, espaço de leitura, formação acadêmica

As Práticas Curriculares Integradas são um componente do curso de Pedagogia EaD que tem como propósito contemplar o processo e desenvolvimento das práticas pedagógicas nas quais há relação com ações teóricas e práticas do dia a dia de uma instituição escolar. Nesse sentido, favorece e permite aos acadêmicos um grande significado para compreender a realidade existente no ambiente escolar. Na pesquisa desenvolvida, observamos na instituição escolar escolhida que não havia biblioteca ou um espaço para leitura. Ter um espaço, um lugar especial lúdico para leitura é imprescindível para o desenvolvimento das crianças, pois desenvolve o foco, atenção, interação que é essencial para uma boa prática de leitura. O objetivo proposto foi implementar um espaço acessível para uma leitura agradável, convidativo, cheio de surpresas, envolvente, promovendo diferentes possibilidades para o universo da leitura. A metodologia escolhida foi o método Montessori, em que esse “espaço especial” tenha uma ampla gama de recursos para desenvolver atividades diversas, proporcionando aos pequenos o prazer da leitura e a emoção de descobrir obras repletas de conhecimento e imaginação. Com os recursos estabelecidos, primeiramente, com a colaboração dos envolvidos da instituição, realizamos a forração do piso com um tapete para a segurança e conforto das crianças, almofadas coloridas, nichos para organizar os livros, avental personalizado, fantoches, entre outros. Produzindo o espaço “Cantinho da Leitura”, decoramos, na parede, uma grande árvore colorida, com flores por toda a sua volta e no topo da árvore, expondo através das letras coloridas, escrito “Cantinho da Leitura”. Iniciamos com a apresentação do espaço especial “Cantinho da Leitura” para as crianças, todos se sentaram para a contação de histórias, após o término da leitura, utilizou-se o avental personalizado e interagiu-se com as crianças sobre o tema proposto, fazendo uma releitura da mesma história, todos participaram contemplando o momento com muita curiosidade, estímulo e imaginação. A experiência com as crianças foi muito interessante, principalmente comparando o desenvolvimento delas com as crianças menores. Elas são muito simpáticas e falantes. Muitas já criam suas próprias histórias e desenvolvem suas próprias brincadeiras, no cantinho da leitura produzido, logo foram explorá-lo manuseando os livros diversos organizado nas prateleiras, observamos que cada livro explorado leva as crianças ao mundo encantado de imaginação, um rico material repleto de histórias, memórias, fantasias, encantamento e valores humanos. Essas práticas contribuem no processo de formação dos acadêmicos a obter muita vivência, ampliando conhecimento de mundo para o pleno desenvolvimento pedagógico.

Apoio / Parcerias: não se aplica

ISSN: 1808-1665