9ª SEMANA UNIVILLE DE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 18/10/2022 à 20/10/2022

Implantando uma sala multifuncional em escola

Palavras-chave: educação especial, sala multifuncional, aprendizagem significativa

O número crescente de crianças com alguma deficiência sendo matriculadas nas escolas, pode gerar impasse por a escola não estar preparada e adaptada o suficiente para atender as grandes demandas educacionais desses alunos. Identificou-se essa problemática como possibilidade para desenvolver as Práticas Curriculares Integradas do curso de Pedagogia EaD, pois a demanda possibilitaria elaborar a proposta de intervenção, criando um espaço especializado, como a sala multifuncional dentro do colégio para atender de forma adequada os educandos com alguma síndrome ou deficiência, servindo como um lugar de apoio aos alunos com maior dificuldade no desenvolvimento de aprendizagem. Teve-se como objetivos: auxiliar as crianças especiais através da sala multifuncional, com recursos para ultrapassar suas barreiras de aprendizagem e desenvolver-se plenamente, conseguindo acompanhar em sala de aula, os processos de ensino e aprendizagem e socializar com os colegas de classe; oportunizar as crianças com autismo e outras síndromes em momentos de crises, um espaço adequado com recursos para acalmá-los; Os procedimentos metodológicos foram: observação geral da escola; percepção do problema referente a falta de suporte às necessidades de aprendizagem e desenvolvimento das crianças especiais; pesquisa quantitativa e qualitativa a respeito do número de crianças especiais na escola e os dilemas que essas crianças enfrentavam na instituição; construção da proposta de intervenção da sala de recursos multifuncional; mobilização para aquisição de recursos para construir jogos e atividades pedagógicas para as crianças que iriam utilizar a sala; e utilização da sala com a aplicação dos recursos construídos e concebidos. Utilizou-se recursos e equipamentos, como: tampinhas, fichas de leituras, letras móveis, jogos de alfabetização, quadro branco, atividades adaptadas e apostilas das crianças; e houve doação de diferentes materiais por profissionais da escola. Os resultados alcançados foram muito positivos, como ouso do espaço, os alunos apresentaram grandes melhoras nos seus desenvolvimentos cognitivos. Observou-se que os estudantes que passaram a ser atendidos, utilizando os recursos da sala como as letras móveis, as fichas de leitura, as tampinhas para as continhas, jogos e outros, apresentaram melhoras significativas, como: leitura de palavras, fazer continhas com as tampinhas, entendimento do conceito de proporcionalidade; apropriação dos objetos de conhecimentos (conteúdos) mais abstratos em diferentes componentes, como ciências, história e geografia, pois os recursos concretos que criamos e as adaptações têm favorecido na hora de fazer as ligações conceituais. Sendo assim, os resultados iniciais têm impactado os estudantes, atingindo os objetivos estabelecidos e oportunizando grande aprendizado à acadêmica.

Apoio / Parcerias: Não se aplica

ISSN: 1808-1665