9ª SEMANA UNIVILLE DE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 18/10/2022 à 20/10/2022

Do era uma vez ao ser feliz para sempre: os eventos e práticas significativas para o letramento literário na concepção de acadêmicos do curso de letras

Palavras-chave: Letramento Literário, Práticas pedagógicas, Ensino Médio

Considerando a importância de se refletir sobre as práticas de letramento literário na escola, esta pesquisa busca compreender como as práticas pedagógicas na escola contribuem para o desenvolvimento do hábito de leitura, em especial a leitura de textos literários. A investigação propõe dar especial atenção à disciplina de Literatura componente curricular do Ensino Médio. Como aporte teórico, utilizamos reflexões de Magda Soares( 1998) Angela Kleimam(1995) e Rildo Cosson(2020). Sendo letramento literário na escola apontado como responsabilidade dos professores de língua, também constituíram como referências teóricas as obras de Lev S. Vygotsky (2009) e Mikhail Bakhtin (2011). Como instrumento de pesquisa foi aplicado um questionário contendo 13 perguntas aos estudantes dos primeiros anos de Letras da UNIVILLE, cuja análise qualitativa segue os referenciais observados em Lawrence Bardan, (1997). Contribuíram com a pesquisa oito estudantes matriculados nos três primeiros anos do curso de Letras da UNIVILLE. A análise dos primeiros resultados mostra que a influência da família é essencial para o desenvolvimento do hábito de leitura. Entre as práticas pedagógicas na escola que contribuem de forma significativa para o vínculo com a literatura, se destacam a rotina de visita à biblioteca escolar, as contações de história, as atividades de leitura de obras literárias. Nas análises das respostas dos acadêmicos acerca de suas impressões sobre a disciplina de Literatura no Ensino Médio, fica evidente o quanto a historiografia prevalece na apresentação dos conteúdos da disciplina e que se mantêm a prática de leitura dos livros canônicos no Ensino Médio.

Apoio / Parcerias: Fundo de Apoio a Pesquisa - FAP

ISSN: 1808-1665