9ª SEMANA UNIVILLE DE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 18/10/2022 à 20/10/2022

Relações estéticas em percursos formativos docente: o percurso PERFORMA

Palavras-chave: Educação Estética, Docência, Psicologia da Educação

O resumo em questão tem por objetivo apresentar os resultados preliminares de uma pesquisa de iniciação científica em andamento, a qual constituiu-se como um desdobramento de uma primeira investigação, também de iniciação científica, realizada no ano de 2021. Ambas as pesquisas tiveram como objeto de estudo os documentos de um projeto realizado com professores e professoras da rede pública de educação de Joinville/SC e região, o PERFORMA. O PERFORMA – Percurso de Formação e Trabalho Docente no campo da desigualdade social, é um projeto integrado de pesquisa, ensino e extensão, que oferece percursos formativos para docentes da educação básica da região de Joinville, com ênfase nas diferentes dimensões da experiência docente. Por se tratar de um trabalho com documentos, foram utilizados os pressupostos metodológicos da pesquisa documental. A primeira investigação, de 2021, debruçou-se sobre os registros documentais do PERFORMA, de modo a constituir um acervo de pesquisa. Esse acervo é composto pela documentação dos encontros com os docentes participantes, como as narrativas, áudios, imagens e demais produções gráficas propostas no percurso. Através do tratamento e sistematização documental realizado em 2021, foram contabilizados 210 arquivos (relativos à primeira turma de professores que participou do projeto em 2020). Atualmente, o acervo conta com cerca de mais de 600 documentos, referentes aos 30 professores participantes de 2021 e aos 28 participantes do primeiro semestre de 2022. Esse primeiro resultado preliminar indica um processo de registro documental mais especializado, qualificando o acervo de pesquisa do PERFORMA ano após ano. É possível considerar, também como um resultado da IC, que a existência desse acervo possibilita conhecer diferentes experiências docentes através da participação em percursos formativos. Assume-se aqui um outro modo de trabalhar com os documentos, que considera não somente dados quantitativos e sujeitos de pesquisa, mas sim o registro da experiência humana em dado tempo e contexto. O documento pode vir a revelar de que forma percursos formativos oportunizam relações estéticas, que deslocam o olhar dos sujeitos participantes, os fazendo, assim, pensar em outras possibilidades para o seu fazer docente. Olhar para esses documentos como um testemunho de vivências, permite que se faça ver condições do trabalho docente que não conhecemos a priori, mas que apontam realidades, saberes, cotidianos e subjetividades.

Apoio / Parcerias: FAP Univille NEPS PPGE - Núcleo de pesquisa em educação, política e subjetividades

ISSN: 1808-1665