9ª SEMANA UNIVILLE DE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 18/10/2022 à 20/10/2022

A criação de um percurso formativo com discentes de ensino médio: implicações para uma atuação participativa

Palavras-chave: Educação Estética, Jovens, Psicologia da Educação

A temática de estudo sobre percursos formativos com discentes de ensino médio é uma das modalidades do PERFORMAR, projeto integrado de ensino, pesquisa e extensão da Univille e que acolhe, entre outras frentes, o estágio supervisionado de psicologia educacional. O objetivo desta comunicação é descrever o processo de criação de um percurso formativo com discentes de ensino médio, observando as implicações para uma atuação participativa em psicologia educacional. Para isso, ocupamos o lugar de pesquisadora-estagiária – articulando na vivência deste projeto a dialogicidade entre pesquisa e ensino. Nesta proposta, no campo de pesquisa e estágio, fizemos entrevistas no primeiro semestre com estudantes e famílias para tomar conhecimento do campo e das demandas que poderiam fomentar a criação de um percurso formativo. Após, delineamos eixos norteadores baseados em atividades inventivas e oficinas estéticas com encontros semanais, para serem aplicadas ao logo do segundo semestre. Verificou-se nas entrevistas a necessidades de se adotarem medidas no ambiente educacional para o combate ao bullying, racismo e homofobia assim como a construção de um espaço de fala para os estudantes que, muitas vezes, se encontram solitários e angustiados com a alta demanda escolar. Portanto, o processo de construção dos eixos se deu baseado em uma análise sócio-histórica da psicologia que compreende o sujeito como ativo e criador de suas vivências. A metodologia aplicada na pesquisa foi qualitativa, especialmente, a pesquisa narrativa psicossocial (GOMES; GUNLANDA, 2022). Nesta perspectiva, a narrativa se caracteriza como um método que envolve os saberes relativos ao encontro entre o pesquisador, a literatura e o campo, que engloba aspectos socioculturais que perpassam o contexto da pesquisa junto à um entendimento de que o processo da narrativa envolve o posicionamento ético do pesquisador. Como resultado desta vivência no campo educacional, criamos o percurso “Performatividade”, delineando quatro eixos: 1 - Ser Jovem; 2 - Conviver; 3 – Identidade e 4 - Viver Bem, cada um deles com dois encontros, que ainda estão em realização. A criação deste percurso (com os devidos temas e atividades interativas) em experimentação, pautará etapas futuras do PERFORMAR.

Apoio / Parcerias: FAP, FAEG, FAEX / Univille

ISSN: 1808-1665