9ª SEMANA UNIVILLE DE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 18/10/2022 à 20/10/2022

O processo biográfico na formação docente continuada: metamorfoses e complexidades

Palavras-chave: Histórias de vida, Trabalho Docente, Formação Docente

O processo biográfico e as histórias de vida podem ser vistos como ferramentas para a pesquisa e para a formação no campo da Educação. Este projeto está vinculado ao projeto PERFORMA, que investiga e realiza percursos formativos com professores da educação básica. O presente trabalho busca compreender as possibilidades e as contribuições da dimensão/atividade biográfica na formação docente, aprofundando conceitos como biografia, histórias de vida, identidade docente, pesquisa-formação e formação docente. Com respeito aos aspectos metodológicos, deu-se início ao trabalho de pesquisa por meio do aprofundamento conceitual, com seleção intencional da bibliografia, ou seja, buscou-se textos com contribuições conceituais e metodológicas que pudessem aprofundar a compreensão e as possibilidades da atividade biográfica na formação docente continuada/PERFORMA. Em seguida, partiu-se para a análise de entrevistas do acervo PERFORMA, a luz dos conceitos estudados e debatidos na parte anterior. Foram analisadas quatro entrevistas, sendo três delas áudio e narrativa escrita e um vídeo e narrativa escrita, focando a análise não necessariamente no conteúdo da história de vida do entrevistado em si, mas a forma como a entrevista biográfica atuava, a performance dessa atividade e quais os efeitos produzidos. Os resultados apontam para relevantes questões conceituais e metodológicas, entre elas: a fuga da narrativa cronológica linear; a confirmação por meio da memória de sua "vocação" docente; a possibilidade de geração de vínculo entre o entrevistado e o entrevistador e a troca de experiências durante o processo. Dessa forma, entende-se que a pesquisa biográfica expõe as metamorfoses da identidade do entrevistado e a complexidade das nossas relações com a memória. E que, além de fonte de pesquisa sobre as particularidades das histórias de vida de docentes, é também ferramenta de formação continuada dos mesmos durante o processo, e dos demais que entram em contato através de um espaço coletivo de formação docente, inicial e continuada. Portanto, pode-se considerar que a dimensão biográfica é um instrumento proveitoso para compreensão de diversos aspectos da subjetividade dos docentes, além de contribuir para a formação em um espaço coletivo de troca de experiências.

Apoio / Parcerias: FAP, FAEG, FAEX / Univille NEPS - Núcleo de Pesquisa em Educação, Política e Subjetividades

ISSN: 1808-1665