9ª SEMANA UNIVILLE DE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 18/10/2022 à 20/10/2022

Contribuições da Análise Crítica do Discurso com base em Fairclough para o estudo de documentos orientadores de currículo

Palavras-chave: Política Educacional , Análise do Discurso, Educação Básica

As discussões ora apresentadas resultam de pesquisa bibliográfica e documental realizada como parte dos procedimentos de uma pesquisa maior intitulada “Concepção sobre a juventude nos documentos normativos para o Ensino Médio: uma análise discursiva”, realizada por intermédio do Programa Institucional de Iniciação Científica Junior (PIC JR), pela qual se tem investigado a função identitária do discurso, no que diz respeito ao estudante do ensino médio, nos Parâmetros Curriculares Nacionais, nas Diretrizes Curriculares Nacionais e na Base Nacional Comum Curricular. Destarte, partindo dos estudos em curso, o objetivo deste resumo é apresentar alguns elementos da proposta de análise tridimensional do discurso do linguista britânico Norman Fairclough que contribuem para a análise de referenciais curriculares. Conforme ressalta Fairclough, o discurso é constitutivo uma vez que contribui para a formação das identidades, das relações sociais e dos sistemas de conhecimento e crença. O autor supracitado propõe a análise seja realizada em três âmbitos: o texto, a prática discursiva e a prática social. Destarte, realizando as aproximações com o campo de estudos das políticas educacionais com ênfase nos referenciais curriculares, as nossas análises têm indicado para a possibilidades de identificar: 1) os mecanismos discursivos que se esforçam em direcionar os processos interpretativos, como o uso de termos já assentados no campo da educação muitas vezes de forma imprecisa; 2) a constituição de identidades para os sujeitos envolvidos no processo educativo como forma de justificar as proposições no âmbito da política; 3) os artifícios que pretendem produzir consensos sobre o que é proposto por intermédio dos documentos, como a apresentação de desafios a serem enfrentados pela educação ou das expectativas em torno do papel da escola na sociedade. Esses aspectos quando identificados, permitem caracterizar as finalidades educativas dos textos políticos e perceber as tensões nos seus processos de produção e consumo.

Apoio / Parcerias: Programa Institucional de Iniciação Científica Junior - PIC JR

ISSN: 1808-1665