9ª SEMANA UNIVILLE DE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 18/10/2022 à 20/10/2022

Humanização na educação médica sob a perspectiva do estudante

Palavras-chave: Humanização, Educação médica, Medicina narrativa

A partir do delineamento teórico e metodológico procura-se entender a capacidade do estudante de medicina de incorporar às suas reflexões e ações os referenciais da bioética e da humanização, tornando-os significativos para o cuidado do humano, reconhecendo as dimensões que o caracterizam. Busca-se entender o processo de aprendizagem na formação do estudante de medicina colocando em pauta a questão humana, que se observa pela reflexão sobre possibilidades e barreiras na relação médico-paciente e a criação de ferramentas para a humanização (RIOS et al.,2015). Assim, o objetivo geral da pesquisa focou em investigar e debater sobre como as humanidades têm potencial para influenciar a formação médica e a prática clínica. Buscar analisar as percepções de discentes de medicina referente às experiências que possibilitaram o desenvolvimento de conteúdo, habilidades e comportamentos voltados à humanização; identificar a possibilidade de quando se abre um espaço de fala, os alunos respondem posicionando-se, criticando e sugerindo possíveis mudanças que permitam a revisão e o aprimoramento da formação na graduação; buscar a potencialização do formando tanto da empatia quanto na humanização do cuidado na relação médico-paciente e, ainda, promover reflexões sobre o papel do médico, a forma como o atendimento à saúde tem acontecido e a necessidade de humanizar disciplinas de sua formação acadêmica. Trata-se de uma revisão narrativa da literatura abordando o tema “humanização na educação médica sob a perspectiva do estudante”, utilizando a base de dados do Pubmed, Scielo e MEDLINE, além da obra “A Pesquisa (auto)biográfica e a Medicina Narrativa” de Raquel Venera (2019). A pesquisa contempla temas voltados à proteção, valorização, transmissão e difusão da humanização na educação médica sob uma perspectiva bioética ao investigar e problematizar a sua dimensão simbólica. Dessa forma, encontrando em estudos e experiências estratégias de ensino para melhor preparar esses futuros profissionais da saúde, propondo métodos como o de Manso (2021) de elaboração de portfólio reflexivo e narrativa formulada pelo estudante, que pondera sobre a sua aprendizagem e o que considera importante para sua formação, a maneira como compreende a si mesmo e ao outro. Não basta somente adotar o conteúdo teórico das humanidades, é necessário criar e fornecer espaços para vivenciar e refletir sobre o encontro com o paciente (VENERA et al. 2019).

Apoio / Parcerias: Bolsa pesquisa Artigo 170

ISSN: 1808-1665