9ª SEMANA UNIVILLE DE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 18/10/2022 à 20/10/2022

EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS A PARTIR DE SUAS VIVÊNCIAS

Palavras-chave: Políticas públicas para educação , Formação de professores, pesquisa participante

A presente pesquisa, em andamento, é articulada com uma pesquisa desenvolvida pelo Núcleo de Pesquisa em Educação, Política e Subjetividade (NEPS) do Programa de Pós-Graduação em Educação da Univille. O objetivo deste estudo é investigar as vivências de professores/as alfabetizadores durante o primeiro ano da pandemia, período no qual desenvolverem suas aulas remotamente. O conceito de vivência, desenvolvido pelo teórico Vygostsky, corresponde a unidade dialética entre o vivido e o sentido que isso repercute no sujeito, assim compreende-se que vivência é mais do que experiência. Para isso, foi realizado uma pesquisa participante junto a um grupo de professoras, de uma área da cidade com baixa renda per capita, buscando observar como vivenciaram o período pandêmico, tendo em vista as exigências de conteúdo e as condições objetivas de escolas e alunos/as. Orientando pelo objetivo da investigação, foram organizados encontros com duplo objetivo: escutar as professoras, suas angustias e desafios enfrentados nesse período, e também criar um espaço de reflexão sobre o ato de ensinar – aprender em uma situação em que houve grande distância entre o planejado e o real, haja vista que na comunidade em questão, as crianças não tinha acesso a internet. A cada encontro o grupo realizava registros, utilizando diferentes linguagens, os quais resultaram ao final em um “livro coletivo” sobre como essas professoras vivenciaram esse período. Todos essas produções estão no momento sendo tabuladas e analisadas, tendo como base a pedagogia crítica e a psicologia histórico – cultural. Os dados iniciais indicam que para além da sobrecarga de trabalho que esse tipo de ensino gerou, as professoras mulheres, tiveram outras questões que geraram sofrimento psíquico, como por exemplo, a lógica patriarcal que reforçou a divisão sexual do trabalho, as demandas sociais de seus filhos e filhas que também estavam em forma de estudos remotos..

ISSN: 1808-1665