9ª SEMANA UNIVILLE DE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 18/10/2022 à 20/10/2022

O USO DAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS NO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA)

Palavras-chave: Aplicativos, Ferramentas pedagógicas, Transtorno do espectro do autismo

O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é uma condição que afeta o neurodesenvolvimento humano, acarretando uma dificuldade de relacionamentos sociais e uma dificuldade de expressão do indivíduo. Essa condição pode comprometer o processo de alfabetização, afetando capacidades e habilidades de construção e utilização da língua por meio da escrita e leitura. Novas tecnologias têm o potencial de auxiliar esse processo, tais como o uso de aplicativos voltados para a alfabetização tornando este processo mais efetivo e prazeroso. Este trabalho teve como objetivo analisar aplicativos utilizados por alunos autistas. Foram selecionados 4 aplicativos dentre os encontrados seguindo critérios como números de usuários,custo,idioma e avaliação dos usuários. Após essa seleção realizamos um levantamento bibliográfico sobre cada aplicativo. Em seguida, analisou-se os estudos encontrados e a forma pela qual estes aplicativos têm sido utilizados nas escolas pelas crianças com TEA. Após as análises observou-se que os aplicativos se mostraram promissores para desenvolver habilidades essenciais no processo da alfabetização desde que o professor seja o mediador deste processo.

ISSN: 1808-1665