9ª SEMANA UNIVILLE DE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 18/10/2022 à 20/10/2022

INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE: UM CAMINHO EM CONSTRUÇÃO

Palavras-chave: Políticas públicas para educação , educação especial, Educação superior

A presente pesquisa, em andamento, vinculada à linha Políticas Educacionais, Trabalho e Formação Docente, do Programa de Mestrado em Educação da Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE, tem como objetivo geral identificar as políticas afirmativas e as ações desenvolvidas e voltadas à inclusão dos estudantes com deficiência; analisar qual a compreensão dos professores/as sobre a política de inclusão adotada pelo Instituto Federal Catarinense e verificar como esses estudantes significam o processo de inclusão educacional oferecido pelo Instituto Federal Catarinense na educação superior. A pesquisa caracterizada como de campo e na abordagem qualitativa traz contribuições da teoria histórico-cultural. Os participantes foram docentes atuantes na graduação com estudantes com deficiência e estudantes com deficiência que cursavam o mesmo nível de ensino: graduação. Para a coleta de dados, foram aplicados questionários on-line com os docentes e realizadas entrevistas on-line com os estudantes. Além disso, foi feito um levantamento documental, em sites oficiais de governo e institucionais para conhecer os documentos norteadores das políticas e ações de inclusão voltadas aos estudantes com deficiência na educação superior do IFC. Os dados obtidos foram tabulados observando-se a sua incidência das respostas e resultaram na definição de três categorias de análise: 1. Políticas Inclusivas no IFC; 2. Ações Institucionais que favorecem a permanência dos estudantes com deficiência no ensino superior e 3. A significação dos estudantes com deficiência sobre a inclusão no IFC. As análises, iniciais, revelaram que os documentos institucionais corroboram com a legislação vigente; as ações desenvolvidas pelo NAPNE e o AEE são compreendidos como fundamentais para o acesso e principalmente a permanência dos estudantes com deficiência nesse nível de ensino e que, os estudantes consideram a instituição como sendo inclusiva, no entanto, pouco conhecem sobre as políticas de inclusão e participam dos serviços ofertados pela instituição.

ISSN: 1808-1665