9ª SEMANA UNIVILLE DE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 18/10/2022 à 20/10/2022

Game On: Atividades 2022

Palavras-chave: EDUCAÇÃO EM SAÚDE, Gamificação, Resultados

O projeto integrado Game On é um projeto que une ações de ensino, pesquisa e extensão e tem por objetivo planejar, desenvolver e implementar estratégias e atividades de ensino gamificadas, a partir de demandas oriundas, principalmente, de professores atuantes nas redes pública e privada de ensino, com o intuito de auxiliar no desenvolvimento da criatividade, emancipação, desenvolvimento técnico e qualificação dos estudantes. O projeto conta com uma equipe de professores dos cursos de Design, Farmácia, Fotografia, Publicidade e Propaganda, Letras e Naturologia e com 30 alunos bolsistas integrados, UniEdu e Proesde dos cursos de Medicina, Design, Naturologia, Ciências Contábeis e Psicologia. A metodologia utilizada no projeto é própria, publicado em artigo na Revista Design em Foco (A2), em 2020, e varia de acordo com a demanda atendida. Nossos parceiros no ano de 2022 são a Secretaria da Assistência Social do município de Joinville, o consultório de psicopedagogia Karyne Johann, em Joinville, os cursos de Engenharia Química, Farmácia e Naturologia da Univille, o Centro de Inovação Pedagógica da Univille e a Escola de Ensino Médio Deputado Nagib Zattar, no Jardim Paraíso, em Joinville, entre outras demandas. Até o momento foram realizados 16 encontros de trabalho, contando com a participação de orientadores e bolsistas. Esses encontros são parte da metodologia própria de desenvolvimento de estratégias personalizadas de gamificação e focam na cocriação dos demandantes com os bolsistas do projeto. Duas oficinas de iniciação à gamificação foram oferecidas aos professores da Univille, uma oficina aos professores da rede municipal de ensino. Uma oficina de mão na massa para criação de cards RPG como estratégia de gamificação de atendimentos clínicos foi realizada pela primeira vez. Foram aprovados resumos do projeto no II Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas em Foz do Iguaçu, Paraná e no GKA EDUTECH 2022 – V Congresso Internacional de Tecnologias em Educação, em Madrid, Espanha. Com esses resultados parciais, temos perspectiva de que até o final deste ano tenhamos finalizado a maioria das demandas citadas e iniciaremos as ações de produção de produtos pedagógicos para comercialização e iniciar o desenho de um modelo de prestação de serviços vinculado ao projeto.

ISSN: 1808-1665