4º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 26/05/2008 à 30/05/2008

O DESENVOLVIMENTO DA DISCIPLINA E AUTO CONFIANÇA ATRAVES DA PRATICA DA ESCALADA INDOOR PARA CRIANÇAS DAS TURMAS DE ACELERAÇÃO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Escalada Indoor,, Formação Educacional, Confiança e Disciplina

A cultura do montanhismo surgiu no Brasil ainda no século passado, nos anos 90 surgiram as primeiras paredes de escalada indoor, na época alguns professores de educação física levaram a escalada aos alunos como conteúdo de aulas mais criativas e iniciação pré-desportiva para crianças e adolescentes devido a diversidade de elementos físicos e psíquicos inseridos em cada modalidade dessa área. Até mesmo por ser uma atividade diferenciada do currículo escolar tradicional. Este estudo teve com objetivo promover e melhorar o desempenho escolar relacionados ao comportamento através da pratica da escalada indoor .da turma de aceleração de uma escola municipal em Joinville. Foram utilizados 21 alunos de ambos os sexos de uma escola localizada no bairro Jardim Paraíso em Joinville SC. Como instrumento utilizou-se um questionário investigativo sobre os elementos da proposta e foi confeccionada uma parede de escalada indoor. Como principais resultados obteve-se que 5 (9,5%) dos alunos superaram o medo no qual esta diretamente correlacionado com a segurança, 20 (95,2 %) das crianças perceberam a importância da segurança, e passaram a respeitar as regras de segurança e os limites impostos pelo esporte, assim passaram e escalar melhor e superar o medo, adquirindo a autoconfiança para a superação de desafios e entendendo a necessidade da disciplina a escalada despertou nelas o desejo natural de organização 5 (23,8%) passaram a respeitar os professores e demonstrar maior interesse em sala de aula, inclusive ouve uma expressiva melhora nas avaliações em sala de aula, conforme relato adicional da direção da escola. Com o presente estudo pode se perceber que atividades voltadas à natureza e inseridas ao meio educacional podem proporcionar condições benéficas as crianças, melhorando as habilidades motoras, determinação, autoconfiança, concentração, superação do medo além de respeito e disciplina e houve maior interesse por esportes de competitividade onde ela desenvolve as capacidades táticas de esportes sensorial e cognitiva.

ISSN: 1808-1665