4º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 26/05/2008 à 30/05/2008

O ensino da língua materna na perspectiva dos gêneros do discurso: teoria e procedimentos didáticos

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Lingua materna, Gêneros do discurso, Ensino

O projeto O ensino da língua materna na perspectiva dos gêneros do discurso: teoria e procedimentos didáticos teve como objetivo contribuir para a melhoria do processo de aquisição da linguagem escrita e para o ensino da Língua Portuguesa a partir da orientação e aplicação de propostas de ensino envolvendo o trabalho com gêneros discursivos. O projeto apresentou duas frentes de atuação: uma em Joinville, com professores das séries iniciais de 4 escolas da Rede Estadual de Ensino e outra em São Bento do Sul, com professores de Língua Portuguesa das séries finais e do Ensino Médio de escolas públicas (estaduais e municipais). Em Joinville, aconteceram encontros no espaço da Univille com os professores, nos quais era discutido o ensino da língua materna a partir da perspectiva dos gêneros do discurso. Como em São Bento do Sul esta etapa já tivesse sido desenvolvida em um momento anterior, a professora participante do projeto efetuou visitas e orientações aos professores envolvidos, de tal forma que seus procedimentos didáticos privilegiassem o uso dos gêneros do discurso. Ao longo dos encontros, em Joinville, percebeu-se um significativo envolvimento dos professores, manifestado tanto por meio de questionamentos como por meio de citações de atividades desenvolvidas. Além disso, a repercussão da atividade foi tal que a Gerência de Ensino solicitou a continuidade do projeto para o presente ano (2008), de tal forma que outras escolas pudessem ser atingidas. Em São Bento do Sul houve manifestações favoráveis às atividades desenvolvidas, apesar de algumas dificuldades percebidas, especialmente ligadas às condições de trabalho dos professores envolvidos. Dados os resultados alcançados, considera-se que todos os esforços dispendidos no sentido de promover a melhoria do ensino, especialmente o público, ganham relevância já a partir dos pequenos avanços. A parceria da Univille com a Gerência de Ensino saiu fortalecida, além de ter tornado visível a participação da universidade no desenvolvimento da região.

Apoio / Parcerias: Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional / Gerência da Educação, Ciência e Tecnologia

ISSN: 1808-1665