4º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 26/05/2008 à 30/05/2008

AS COMPETÊNCIAS HUMANAS DOS LÍDERES DE EQUIPE DAS EMPRESAS DE JOINVILLE

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Competências humanas, líderes de equipe, liderança

Esta pesquisa teve como objetivo identificar os comportamentos necessários para um líder de equipe eficaz, relacionando e descrevendo suas principais competências e habilidades humanas. Inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre o tema abordando conceitos atuais de liderança, estilos de liderança, diferença entre chefia e liderança, inteligência emocional do líder, competências e habilidades .Posteriormente uma pesquisa de campo, realizada em duas etapas, primeiramente com líderes de equipe da Univille e depois com gerentes e representantes de recursos humanos de empresas de Joinville. O principal instrumento utilizado foi um questionário, com perguntas relativas a caracterização do líder ( sexo, idade, escolaridade, tempo de cargo, tamanho da equipe, e treinamentos e cursos de atualização realizados) , uma pergunta aberta sobre as competências mais importantes para o líder da equipe e uma parte final objetiva com 28 competências listadas para serem enumeradas por ordem de importância. A coleta de dados foi feita na Univille manualmente e nas empresas selecionadas realizada a distância via e.mail.. Concluindo, esta pesquisa apresenta como resultado principal à descrição das diferentes competências e habilidades para o exercício da liderança relacionadas por categorias e tabelas com percentuais relativos a importância deste aspecto no desempenho da função. As competências humanas consideradas mais relevantes foram: integridade, inspirar confiança comunicação, poder de decisão, valorizar e oferecer oportunidade de desenvolver pessoas, capacidade de administrar tensões, estar aberto às mudanças, capacidade de aprender, ter autocontrole, e gestão de pessoas.

ISSN: 1808-1665