13º Seminário de Iniciação Científica

De 20/10/2008 à 24/10/2008

Educação ambiental e sensibilização: levantamento de percepções em alunos da rede pública de ensino

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: água, desmatamento, sensibilização ambiental

O Projeto Educação Ambiental e Sensibilização: levantamento de percepções em alunos da rede pública de ensino” estuda as percepções quanto à conscientização e noções de educação ambiental das crianças das 4ª e 5ª séries da Escola de Educação Básica “Professor Rudolfo Meyer”, localizada no bairro Floresta, no município de Joinville/SC. Nesse sentido, o projeto alerta para a importância da preservação das florestas e, consequentemente, das águas. Sabe-se que o atual quadro de poluição e desmatamento no mundo está cada vez mais acelerado, necessitando de ações rápidas e eficientes para que se possa reverter ou, pelo menos, amenizar os problemas ambientais que se avolumam e que a humanidade vem enfrentando. Em vista dessas questões, o presente projeto que está sendo executado desde março de 2008 tem como objetivo geral “sensibilizar para conscientizar crianças e adolescentes, alertando-os sobre a importância do meio ambiente e incentivando-os a proteger e preservar a natureza por meio de atividades pedagógica e lúdicas, tendo como lema a campanha “pró-águas, pró-vida”. Para a execução desse estudo, foram aplicadas atividades com as crianças, na referida escola, como textos educativos referentes à Mata Atlântica, à situação da água no planeta, à importância de se cuidar do solo, à problemática do lixo e dos esgotos e, ainda, da relação das ações humanas sobre o meio ambiente. Também aplicou-se um roteiro de questões para os mesmos alunos, afim de analisar-se o conhecimento e a percepção dessas crianças em relação à problemas ambientais que ocorrem no bairro, bem como conhecer o comportamento dos mesmos em relação ao meio ambiente no que diz respeito: à economia de água em casa; ao reaproveitamento da água da chuva; tempo de permanência no chuveiro durante o banho; conhecimentos gerais sobre coleta seletiva de lixo; rede coletora de esgoto e desmatamento. Ainda, foram aplicados jogos ambientais relacionados aos textos trabalhados em sala de aula e concluíu-se a Cartilha Ambiental que teve como base a história do bairro Floresta, bem como a preparação de uma peça teatral (teatro de fantoches), baseada na estória da Cartilha. Considerando essas atividades, busca-se atingir não somente os alunos participantes das atividades na Escola, como também os seus familiares e amigos, uma vez que se acredita que a criança seja capaz de disseminar os conhecimentos adquiridos com certa facilidade. Essas crianças estarão, assim, conscientizando as demais pessoas com as quais convivem no período em que não estão na escola.

ISSN: 1807-5754