13º Seminário de Iniciação Científica

De 20/10/2008 à 24/10/2008

Utilizando-se do lúdico e do pedagógico para defender as emergências e assim proteger o meio ambiente

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Desastres naturais, Educação ambiental, jogos ambientais

Ao se observar a questão ambiental que tende a gerar situações preocupantes para o futuro, destacou-se os desastres naturais que, no Brasil, têm sido tratados de forma segmentada entre os diversos setores da sociedade. Na cidade de Joinville (SC), a bacia do rio Cachoeira, que é caracterizada pela urbanização e pela elevada densidade populacional, possui alta freqüência de inundações (56%) , seguida pela bacia do rio Cubatão (50%), sendo o principal manancial do município. A probabilidade anual de ocorrência das inundações no município é de 54%. Nesse sentido, elaborou-se o projeto, intitulado, “Utilizando-se do lúdico e do pedagógico para defender as emergências e assim proteger o meio ambiente”, com o objetivo geral voltado para o desenvolvimento de jogos ambientais, de caráter educativo, que pudessem mostrar as problemáticas causadas por desastres naturais a fim de diminuir a vulnerabilidade, sensibilizar e prevenir a sociedade contra possíveis acontecimentos. O projeto direcionou seus estudos à alunos das 4as. e 5as. séries da Escola de Educação Básica “Olavo Bilac” , do Bairro Pirabeiraba - Joinville, locus dos estudos dos Projetos EduCA – Univille. Utilizou-se, para a sua aplicação, da metodologia da pesquisa qualitativa. Assim, quanto aos fins, foi uma pesquisa explicativa, do tipo ação, envolvendo professores e alunos (através dos jogos); e, quanto aos meios, pelo fato de ser realizada na escola, utilizando-se instrumentos de pesquisa, como: análise comparativa de mapas da região; problemas ambientais e análise dos jogos. Realizou-se um levantamento histórico dos acontecimentos naturais mais recentes e impactantes da região de Joinville, bem como uma análise do conhecimento dos alunos sobre o tema abordado, para interpretação e elaboração dos jogos ambientais. Durante a semana de prevenção de desastres naturais acontecerão aplicações de textos específicos sobre o assunto, em sala de aula, palestras agendadas com o Órgão da Defesa Civil do Município a fim de mostrar os acontecimentos regionais e, com o término, aplicação dos jogos ambientais. Com os estudos realizados e as idéias executadas, analisa-se que a aplicação dos jogos estimulará a percepção das questões ambientais mais emergentes. Além, ainda, de mostrar-lhes o lado social e de bem-estar. As crianças terão a possibilidade, também, de analisar o que ocorre no seu meio, podendo verificar descuidos com a natureza e, indiretamente, auxiliar na questão ambiental da sua comunidade. Analisa-se, também, que a aplicação dos textos, e o ciclo de palestras, auxiliará na compreensão da temática abordada.

Apoio / Parcerias: FAP; Escola de Educação Básica Olavo Bilac

ISSN: 1807-5754