13º Seminário de Iniciação Científica

De 20/10/2008 à 24/10/2008

O ensino da geografia nas séries iniciais do ensino fundamental

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: professor , ensino, geografia

Na pesquisa em questão, pretendeu-se verificar a realidade vivida pelos alunos no processo de ensino – aprendizagem durante as aulas de geografia; pois, o ensino da geografia pode levar os alunos a compreenderem de forma mais ampla a realidade, possibilitando-lhes que nela interfiram de maneira mais consciente. O professor auxilia o aluno a se constituir como cidadão, partindo das experiências vividas pelo próprio educando, fazendo com que ele se aproprie de forma sistematizada e gradativa de conhecimento. O presente projeto teve como objetivos: analisar a relação entre o ensino e a aprendizagem no processo metodológico do ensino da geografia nas séries iniciais; descrever a estrutura dos recursos pedagógicos e sua utilização; observar o interesse da criança pelo conteúdo e verificar os métodos utilizados em sala. Já os procedimentos metodológicos consistiram na realização de revisão bibliográfica, levantamento de dados em escolas, além de verificação de dados da Internet e de pesquisas etnográficas com entrevista feita com professores e também de observações feitas nos projetos políticos-pedagógicos das instituições e a sistematização e análise dos dados coletados. Obteve-se como resultados que: o estudo da geografia deve proporcionar aos alunos a possibilidade de compreenderem sua própria posição no conjunto de interações entre sociedade e natureza; Observou-se que as propostas pedagógicas das escolas possuem apoio teórico construtivista, mas, que na prática este processo não acontece; onde, a maioria das aulas é feita de modo expositivo-dialogada, onde o professor explica o assunto e passa na louça e a criança copia ou recebe o texto pronto; os materiais didáticos utilizados pelos professores são geralmente os livros didáticos disponibilizados pelo governo, artigos de jornais, revistas e também informações da Internet; algumas vezes utilizam-se mapas, retro-projetor e data-show, mas esses possuem usos restritos, pois a maior parte das instituições possui apenas um equipamento de cada. Não se percebeu que os professores propusessem atividades que desenvolvessem habilidades geográficas, mas sim que o processo de ensino–aprendizagem usado pelos professores pesquisados não contempla a concepção construtivista. Desta forma, não trabalham com o conhecimento prévio e não promovem o desenvolvimento proximal e potencial dos estudantes. Observou-se também que os professores fazem suas aulas por constar no currículo e que o processo de ensino-aprendizagem não promove a construção do conhecimento da criança.

ISSN: 1807-5754