13º Seminário de Iniciação Científica

De 20/10/2008 à 24/10/2008

A comunicação externa em exposições de arte

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Imprensa, exposição, arte

Por meio do texto propõe-se evidenciar e analisar a comunicação externa de uma exposição de arte, no que diz respeito às informações presentes em uma reportagem, podendo esta ser de caráter impresso ou virtual, referente a alguns aspectos da pesquisa Curadoria e Exposição: uma análise dos olhares e experiências nos espaços artísticos catarinenses, realizada no período entre 2007 a 2008. A comunicação externa caracteriza-se pelo transporte de informações sobre a exposição, a partir dos instrumentos de divulgação, sendo estes: catálogo, folder, texto impresso, convite, cartaz, imprensa, podendo esta ser impressa e/ou virtual. A comunicação impressa se dá por meio de matérias de jornais, que podem ser de conteúdo informativo, explicativo, biográfico, crítico e/ou conceitual. O mesmo se aplica ao meio virtual, podendo o conteúdo ser disponibilizado no site das instituições em que ocorrem às exposições, em sites pessoais dos artistas e em sites e blogs que abordam conteúdos sobre arte. O processo metodológico da pesquisa teve como embasamento conceitual, a análise aprofundada da comunicação em relação aos conceitos de curadoria, museografica e arte contemporânea. A investigação e a análise do instrumento de comunicação externa nas 70 exposições de arte visitadas durante a pesquisa, buscou-se conhecer e analisar in loco os tipos de comunicação presentes na organização externa das exposições, e destacou-se a comunicação impressa e virtual. A investigação possibilitou perceber a importância da comunicação externa de uma exposição de arte e o entendimento da interatividade. As questões abordadas sobre a imprensa impressa e a virtual, evidenciaram a necessidade de uma pesquisa acadêmica específica sobre o assunto, ressalta-se a sua relevância para a compreensão do papel da imprensa na difusão da informação sobre uma exposição de arte, pois esta, mesmo sendo um veículo de comunicação de massa, pode contribuir para a formação de um conhecimento sobre a arte.

Apoio / Parcerias: Artigo 170

ISSN: 1807-5754