13º Seminário de Iniciação Científica

De 20/10/2008 à 24/10/2008

Ressignificando Práticas Pedagógicas no Cotidiano da Escola Pública: o saberes e os fazeres das professoras das séries iniciais

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Infância, Alfabetização, Letramento

O projeto Ressignificando Práticas Pedagógicas no Cotidiano da Escola Pública: o saberes e os fazeres das professoras das séries iniciais, coordenado pela Professora Rosana Mara Koerner, com a participação da Professora Rosana Becker, aborda aspectos teóricos e práticos relacionados às noções de infância e letramento. Como bolsista do projeto, participei dos encontros de formação realizados na Univille, dando suporte técnico as professoras coordenadoras e aos participantes. Como o projeto prevê visitas de acompanhamento as escolas selecionadas. Também tive a possibilidade de inserir-me em algumas delas, registrando através de fotografias e filmagens as atividades realizadas, e fazendo anotações referentes aos comentários e percepções dos professores participantes. Cabe mencionar ainda, que colaborei na organização de um vídeo com imagens das crianças em atividades de letramento e brincadeira. O vídeo referenciado foi usado, por uma das escolas participantes para apresentar as famílias àquilo que as crianças e professoras realizam no dia-a- dia. Nesta reunião eu também prestei auxilio no que concerne ao manuseio das tecnologias e registros fotográficos.O objetivo desse projeto é contribuir para a melhoria do processo ensino-aprendizagem das habilidades de leitura e de escrita através de reflexões sobre as próprias ações pedagógicas. Através de estudos e reflexões de documentos, pesquisas, artigos e filmes, as professoras pesquisadoras e coordenadoras do projeto procuram extrair informações das práticas dos professores participantes e assim efetuam a relação teoria e prática.Por meio de discussões, sondagens e leitura de documentos, as pesquisadoras procuraram extrair informações dos grupos durante os encontros. Dessa maneira as pesquisadoras vêm conseguindo uma expressiva mudança nas posturas e práticas de algumas das professoras, o que pode ser comprovado através de depoimentos registrados em vídeo. Nesses depoimentos algumas professoras, assistentes pedagógicas e direção das escolas beneficiadas, revelam a satisfação em poder participar do curso e através dele, romper com algumas práticas obsoletas, rever posturas centralizadas no autoritarismo e atualizar-se. As professoras dão muita ênfase aos conhecimentos adquiridos sobre as culturas infantis, a alfabetização e o letramento. Para finalizar, gostaria de ressaltar que muitos professores expressaram o interesse em modificar suas práticas e qualificar o ensino para as crianças. Outros, já materializam as mudanças....e alguns, ainda resistem.

Apoio / Parcerias: UNIVILLE;GERED-Joinville-SC

ISSN: 1807-5754