13º Seminário de Iniciação Científica

De 20/10/2008 à 24/10/2008

CRIAÇÃO DA IDENTIDADE VISUAL DO GRUPO DE ARTESÃS "RECRIANDO COM FIBRAS"

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, JOINVILLE

Palavras-chave: IDENTIDADE VISUAL, PAPEL ARTESANAL, MATERIAL PROMOCIONAL

A criação de peças artesanais a partir de papel reciclado artesanal reforçado com fibras naturais, como a fibra da bananeira, contribui para a geração de renda e a autonomia de mulheres rurais, além de promover o respeito pelo meio ambiente. Neste sentido, o projeto de extensão “Mulher com Fibra” da UNIVILLE apóia o grupo de artesãs “Recriando com Fibras” na produção artesanal com a utilização de recursos naturais renováveis tendo como matéria-prima principal o papel reciclado fabricado com aparas de papéis brancos e resíduos orgânicos, principalmente da bananicultura. Assim, este estudo tem como objetivo identificar os produtos desenvolvidos pelas artesãs como de produção artesanal, comunitária e sustentável, e para tanto, criar a identidade visual do grupo a partir do processo metodológico do design. Inicialmente, foram realizadas visitas junto ao grupo para a formulação do briefing e dos requisitos do projeto. Em seguida iniciou-se uma pesquisa de validação para a escolha do nome do grupo, que se definiu como “Recriando com Fibras”. Após, partiu-se para uma análise diacrônica com intuito de entender o cenário da reciclagem do papel, da fibra de bananeira, do artesanato, do design aplicado ao artesanato. Já a análise sincrônica mostrou o cenário dos atuais concorrentes das artesãs. A seguir, realizou-se a identificação do público-alvo dos produtos e a construção de painéis semânticos de marcas do setor artesanal. Por fim, deu-se a conceituação da marca e a partir dela, a geração de alternativas. A nova marca passa a idéia de recriação e transformação das fibras, além de lembrar o lado ambiental do projeto, tendo como símbolo a metamorfose da lagarta em borboleta, que além de exigir força, mostra a beleza da recriação, a feminilidade e a nova vida obtida através do esforço e empenho em sair do casulo. Após esta etapa, o desenho foi apresentado às artesãs e elas foram ouvidas sobre sua percepção do mesmo e a identificação do grupo, permitindo-se dessa forma que participassem do processo de criação. Em seguida, foi possível refinar a alternativa escolhida e iniciou-se a criação do material promocional, como cartão de visita, folder, entre outros.

Apoio / Parcerias: UNIVILLE, Fundação 25 de Julho, Instituto Consulado da Mulher.

ISSN: 1807-5754