13º Seminário de Iniciação Científica

De 20/10/2008 à 24/10/2008

A desintermediação do processo de negociações internacionais: vantagem competitiva empresarial

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Desintermediação, Vantagem Competitiva, Negociações Internacionais

O trabalho que segue tece considerações sobre o estudo de cunho científico acerca da possibilidade e viabilidade de desintermediação do processo de negociações internacionais nas empresas moveleiras de São Bento do Sul e região, com vistas a investir no processo de negociações diretas com clientes no exterior, constituindo-se em vantagem competitiva aos negócios do setor e promovendo maior perspectiva de atuação para profissionais da área de comércio internacional. O desenvolvimento do trabalho centra-se na elaboração de uma pesquisa de campo, aplicada na região para se apurar como são feitas as negociações internacionais, através de um levantamento exploratório para mapeamento, identificando percentuais de comissões pagas para agentes de exportação, principais dificuldades ou limitadores nas empresas de São Bento do Sul e região, que as levam a fazer suas vendas através de agentes comerciais e qual a viabilidade de estabelecer negociações diretas com os clientes internacionais. Constatou-se que a negociação internacional na maior parte das pequenas e médias empresas é realizada por meio de trading companies, devido ao custo de viagens exclusivas e a falta de um departamento de exportação estruturado. Realizar o mencionado estudo, incluiu também a identificação dos investimentos que as empresas precisariam efetivar com viagens internacionais para prospecção de novos mercados, ampliação de carteira de clientes, participação em feiras e demais despesas para atendimento direto ao cliente internacional. Levando em conta o potencial do município de São Bento do Sul, que iniciou sua atuação no mercado internacional na década de 50 e hoje é considerado o principal pólo exportador, onde muitas empresas, terceirizam o processo de negociação e vendas com agentes de exportação, destinando parte de seus lucros a comissões bem pagas, considerando a importância da redução de custos e a crise que afeta o setor moveleiro, se faz necessário diagnosticar suas necessidades e descrever as opções de negociações internacionais oportunizando a ampliação de novos postos de trabalho no campo da prestação de serviços e potencializando a competitividade do setor.

ISSN: 1807-5754