13º Seminário de Iniciação Científica

De 20/10/2008 à 24/10/2008

'Adequação ergonômica da salas de aula com ênfase na intersubjetividade das áreas do conhecimento'

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, JOINVILLE

Palavras-chave: atualização, ergonomia, intersubjetividade

O projeto 'Adequação ergonômica da salas de aula com ênfase na intersubjetividade das áreas do conhecimento' faz parte do projeto de pesquisa 'Material Didático Virtual Fundamentado nos Conceitos de Design Instrucional e nas Concepções Intersubjetivas do Conhecimento', e tem como objetivo verificar novas tecnologias e adequar as já existentes para melhorar a qualidade do ensino e o aproveitamento da infra-estrutura da Universidade da região de Joinville - UNIVILLE. Este projeto é relevante por apontar as atualizações dos recursos disponibilizados pela instituição para a interação entre professores e alunos. E visa também fazer uma análise de redistribuição espacial dentro das salas de aula. A metodologia constitui-se: (i) na aplicação de entrevistas via e-mail aos professores das áreas de Administração e Design (os dois cursos com maior número de professores e alunos na UNIVILLE), (ii) na aplicação de questionários, fechados e impressos, à uma fatia considerável de alunos destas áreas para o levantamento de dados relacionados com as potencialidades e limitações no uso das tecnologias e dos mobiliários disponíveis nas salas de aula; (iii) na análise do produto (para o levantamento de informações sobre salas de ensino, novas tendências, tecnologias e as melhores aplicações); (iv) no desenvolvimento do produto (comparação dos dados recolhidos para a estruturação do problema e definição das metas a serem alcançadas); (v) no processo criativo (criação baseada nas metas necessárias, geração de alternativas, seleção de alternativas e apresentação do layout final renderizado); (vi) na preparação e apresentação do artigo científico. O que já se constata a partir dos resultados preliminares é a necessidade de melhorias no posicionamento de alguns mobiliários como a mesa do professor, a central do CPU e uma possível adequação da posição do datashow. Também se percebe a necessidade de melhorar o isolamento acústico das salas bem como investigar uma saída para facilitar a execução de arranjos diferenciais em salas que utilizam o número máximo de alunos. Sugere-se ainda a implantação de novas tecnologias como o quadro interativo e Wireless.

ISSN: 1807-5754