5º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 18/05/2009 à 22/05/2009

Políticas e Práticas de Responsabilidade Social Corporativa no município de São Bento do Sul

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Responsabilidade Social Corporativa, Políticas e Práticas, Valor Reputacional

A Responsabilidade Social Corporativa (RSC) é um processo que resulta de uma intrincada dinâmica de interação entre os interesses econômicos e sociais dos diversos agentes da sociedade. As empresas que fazem adesão a políticas e práticas de RSC são adeptas de uma visão sistêmica da atuação empresarial, fazendo conexões entre as conseqüências internas e externas de suas ações, compreendendo que afetam a vida das pessoas, da comunidade e do ambiente e são por eles influenciadas. O presente trabalho tece considerações acerca do processo de pesquisa, realizado no decorrer do ano de 2008 na intenção de identificar e analisar as principais práticas e políticas de RSC adotadas por empresas com mais de 500 funcionários no município de São Bento do Sul, incluindo os ramos têxtil, moveleiro, cerâmica de mesa, metalurgia e produtos de higiene e limpeza. Para a consecução dos objetivos foi empreendida pesquisa de cunho qualitativo efetivada por meio do estudo de casos múltiplos utilizando surveys e formulários para entrevistas aplicados aos gestores representantes dos diferentes ramos supracitados. A análise e interpretação de dados permitiu a identificação de indicadores importantes para serem oferecidos à comunidade acadêmica e à sociedade acerca da temática. Os resultados obtidos situam as ações empreendidas pelas empresas num processo de transição, buscando direcionamentos que contemplam caridade e filantropia e ora emergindo para investimento social. Revelam também a inexistência de concepções unificadoras para nortear a RSC, além da intensa busca por referenciais para consolidar as ações em andamento. As interfaces da atuação social existem e estão se consolidando como práticas contínuas. Registram-se desvirtuamentos e confusão conceitual com relação à própria concepção de RSC, assim como dificuldades de gestão mais efetiva das ações, expressas na descontinuidade de projetos. Há casos em contrapartida, em que o planejamento e a intencionalidade de ação já estão alinhados aos objetivos estratégicos da empresa gerando integração de ações e ganhos para a organização e para a sociedade. O valor reputacional identificado junto às Associações de Moradores revela um sentimento de valorização e credibilidade acerca das organizações em seu entorno, considerando a adoção de uma postura mais atuante na comunidade, seja através de ações filantrópicas ou do voluntariado de seus funcionários para o atendimento de necessidades básicas. Embora o caminho a ser trilhado ainda seja longo, as possibilidades estão abertas e as empresas predispostas a atuar de maneira mais justa, correta e viável considerando as dimensões social, econômica e ambiental.

Apoio / Parcerias: Projeto de Pesquisa Demanda Interna

ISSN: 1808-1665