5º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 18/05/2009 à 22/05/2009

A Capacitação Docente para o Desenvolvimento de Material Didático Virtual Destinado aos Professores de Design

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Design instrucional, Material Didático, Ergonomia

O objetivo deste estudo foi investigar possibilidades de capacitação docente para o desenvolvimento de material didático virtual de apoio às práticas de ensino semi-presencial no curso de Design da UNIVILLE. A proposta justificou-se (1) pelo interesse do departamento de Design (UNIVILLE) em capacitar seu corpo docente para práticas de Educação a Distância; (2) pela intenção da UNIVILLE em implantar um modelo de reorganização do espaço presencial de aprendizagem, adequado às mídias tecnológicas; (3) pela carência de material de apoio ao desenvolvimento de material didático para a aprendizagem semi-presencial; (4) Pelo aproveitamento do conhecimento da equipe que compõem o projeto, em relação ao desenvolvimento de material didático, design de material didático virtual e concepções pedagógicas; (5) pela necessidade de atualização da UNIVILLE, e por conseguinte do curso de Design, no tangente às possibilidades tecnológica contemporâneas aplicadas à educação; e (6) pela carência de organização de um espaço facilitador das experiências de ensino a distância. O projeto iniciou em 2006 sob a sigla MIDTEC e prosseguiu em 2007 sob a sigla MID. Os resultados alcançados nestas fases podem ser assim resumidos: elaboração de um perfil preciso acerca do relacionamento dos professores e estudantes (do primeiro ano matutino do curso de design) com as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs); percepção de que a estrutura física da UNIVILLE está preparada para oferecer atividades de aprendizagem na modalidade EAD, mas precisa preparar uma estrutura de suporte a videoconferência; elaboração de cartilha de orientação para preparação de material didático, destinada aos professores (disponibilizada em suporte impresso e digital). Em 2008 prosseguiu-se com a investigação, por meio do projeto MID 2, com o objetivo de focalizar o material didático virtual com base nas teorias de design instrucional e nas concepções intersubjetivas do conhecimento. Os resultados alcançados nesta fase foram: listas de verificações para orientar o desenvolvimento de material didático virtual com foco: na concepção intersubjetiva do conhecimento, no design instrucional e no perfil dos estudantes; utilização das listas de verificação para preparação de material didático virtual destinado às disciplinas de Projeto de Programação Visual, História da Arte e Desenho de Observação e Representação; criação de Blog para a disciplina de História da Arte onde foram anexados os hipertextos com foco em três conteúdos da disciplina; desenvolvimento de animações relativas a três conteúdos da disciplina; documento com o lay-out de ambiente de ensino presencial adequado da perspectiva educacional e ergonômica.

ISSN: 1808-1665