5º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 18/05/2009 à 22/05/2009

Desenvolvimento de modelo didático para o Ensino de Design em crianças na fase do ensino fundamental

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Educação, Design, Ensino Fundamental

O presente artigo mostra o desenvolvimento de um modelo de ensino de design voltado para crianças do ensino fundamental que foi o resultado do projeto de pesquisa “ENDEC Ensino de Design em crianças na fase do ensino fundamental”. O resultado do projeto sai ao encontro de uma necessidade atual, da era pôs moderna, em que o design se apresenta como uma atividade interdisciplinar para cultivar o pensamento holístico, fortalecer a criatividade e melhorar a capacidade para solucionar problemas no indivíduo. O artigo apresenta a fundamentação teórica em autores que argumentam a favor da inserção do design no ensino, e sobre a importância de motivar o aluno com atividades interessantes e materiais pedagógicos. Prosseguindo o artigo mostra as pesquisas quantitativas e qualitativas através de questionários com crianças do Colégio da Univille da 2ª, 3ª e 4ª séries e entrevistas com as respectivas professoras. Com esses resultados se buscou usar o design para ensinar conhecimentos do currículo escolar do ensino fundamental, fazendo uma aproximação do design com matemática, ciências, geografia, historia etc., favorecendo o contato das crianças com habilidades manuais e mentais, além de trabalhar a criatividade e a concretização das idéias em objetos reais. São mostrados também, os personagens e a programação visual criados pelos bolsistas para o material de ensino.

ISSN: 1808-1665