5º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 18/05/2009 à 22/05/2009

Demanda Turística da Cidade de Joinville

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Evento, Turismo, Cidade de Joinville

O projeto Demanda Turística da Cidade de Joinville, de responsabilidade das áreas de Pesquisa e de Extensão Universitária da UNIVILLE, em parceria com a Fundação de Promoção e Planejamento Turístico de Joinville – PROMOTUR e o Joinville Costa do Encanto Convention & Visitors Bureau – JOCVB, teve o objetivo de traçar o perfil das pessoas que participaram dos eventos – os turistas – e a opinião dos consumidores – os expositores –, pois Joinville vem se destacando como grande pólo organizador de eventos. Em 2006, foram entrevistados 1.232 visitantes brasileiros e estrangeiros e 71 empresas expositoras que participaram de cinco importantes eventos. No ano seguinte, 812 turistas e 43 expositores deixaram suas opiniões em mais quatro desses acontecimentos. Foi uma pesquisa aplicada e do ponto de vista da abordagem, é tanto quantitativa – pelo uso de recursos e técnicas estatísticas – quanto qualitativa, pois descreveu os dados coletados indutivamente, dado os modelos dos instrumentos de coleta. A interpretação dos resultados foi realizada individualmente por evento, o que ofereceu um perfil diferenciado. Aqueles eventos que são tradicionais numa cidade que exalta a beleza da natureza, como a 67ª Festa das Flores, foram mais visitados por habitantes do Estado e que, pela proximidade de sua cidade de origem, ficaram 1,6 dias na cidade, gastaram cerca de R$200,00, em duas pessoas, e na maioria usaram como meio de transporte o automóvel. Ratificaram sua satisfação quando afirmam que retornariam a Joinville a cada nova edição do evento. Já o 25º Festival de Dança de Joinville apresentou resultados distintos. É uma festa internacional, com participação de personalidades do mundo da dança do mundo inteiro. Seus visitantes com uma idade média de 28 anos permaneceram aqui durante 8,6 dias, usaram mais o ônibus como meio de transporte, com um custo de quase R$800,00 de estadia e todos voltariam no ano seguinte para participar da nova edição. Esse projeto, iniciado em meados de 2006 com término no mesmo período de 2007, teve sua prorrogação efetivada em 2008, pois o trade turístico representado nesta proposta pela PROMOTUR e pelo JOCVB, consideram que a caracterização da demanda de turistas que participam dos eventos na Cidade é uma das principais variáveis que auxiliam os investidores no incremento da atividade turística e de todos os setores da economia que participam da cadeia produtiva do turismo de negócios e eventos.

Apoio / Parcerias: Fundação de Promoção e Planejamento Turístico de Joinville – PROMOTUR e Joinville Costa do Encanto Convention & Visitors Bureau – JOCVB

ISSN: 1808-1665