5º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 18/05/2009 à 22/05/2009

Stêncil: uma técnica de gravura

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: gravura, stêncil, design

O projeto DEGRA - uma investigação acerca da gravura e sua contribuição ao ensino no curso de design – foi realizado durante o ano de 2007, e teve desdobramentos em 2008, objetivando investigar as potencialidades da gravura como recurso de expressão artística, estética, simbólica e gráfica para configuração da linguagem visual, assim como qual sua possibilidade de contribuição para o curso de Design, podendo ser utilizado ainda por cursos afins. Em 2008 foi realizado um recorte objetivando a coleta de materiais e artigos relacionados mais especificamente à técnica de estêncil, buscando sistematizar informações que aprofundassem o estudo teórico acerca desta técnica de gravura. Sabe-se que a sociedade atual volta-se cada vez mais à tecnologia mesmo assim percebe-se ainda a influência das técnicas rudimentares de gravura, mesmo quando desenvolvidas digitalmente, cuja larga presença é cotidianamente utilizada tanto na indústria quanto na arte. Em relação ao estêncil trata-se basicamente de uma gravura, composta por um desenho ou ilustração que representa um número, letra, símbolo tipográfico ou qualquer outra forma ou imagem, figurativa ou abstrata; que pode ser obtido através de corte ou perfuração em materiais como papel, papelão ou metal, para então posteriormente ser usado como matriz para a impressão de imagens em diversas superfícies, sejam elas quais forem, de cimento a tecidos. Assim como em toda expressão artística cada arte tem seus principais representantes, e durante o ano de 2008 procurou-se identificar artistas e técnicas desenvolvidas dentro do universo de nomes brasileiros, como por exemplo: Hudinilson Junior (estêncil com xerox e colagem), Os Gêmeos (grafite com imagens “bizarras”), Titi Freak (com raízes no Hip Hop e no pop japonês) e a Nina (com traços infantis e imagens de mangá). Deve-se lembrar que este tipo de expressão artística contribui sobremaneira para a linguagem visual, atribuindo valores artísticos por vezes esquecidos ou até mesmo marginalizados. Como resultado a pesquisa tem demonstrado que apesar do mundo cada vez mais digitalizado ainda há muito espaço para técnicas essencialmente manuais, diferenciando o trabalho industrializado e massificado do individualizado e artístico. A pesquisa desenvolvida é de cunho essencialmente teórico, buscando catalogar informações úteis acerca do assunto. Apesar do mundo cada vez mais digitalizado, para os alunos de Design, bem como alunos de cursos afins, trata-se de um material importante para a concretização de seus trabalhos usando técnicas essencialmente manuais o que diferencia o trabalho industrializado do individualizado.

ISSN: 1808-1665