5º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 18/05/2009 à 22/05/2009

Um olhar ergonômico sobre a realidade do ensino fundamental e médio público de joinville, nas salas de informática

Palavras-chave: estatistica, ensino, sala de informatica

Objetivo deste estudo é a aplicabilidade da estatística nas diversas áreas do conhecimento e principalmente na análise dos resultados obtidos com a pesquisa. O assunto é a existência da sala de informática, a sala com seu equipamento, seus alunos e professores em atividade, observadas por um olhar ergonômico.O trabalho foi dividido em duas partes: uma refere-se a um estudo de campo, com aplicação de questionários, e a outra um estudo bibliográfico com obras de ergonomia. Para aplicação dos questionários foi feita uma orientação pelo professor da disciplina de Estatística aos alunos pesquisadores, dos cursos de Administração de Empresas, Educação Física, da Universidade da Região de Joinville, para esclarecer o conteúdo dos questionários e o objetivo da pesquisa. O conteúdo dos questionários explicita a existência de sala de informática ou utilização de computadores, como auxiliar no ensino das matérias que compõem a grade curricular; o tempo de utilização dos computadores pelos alunos; as características das salas de informática e equipamentos; as orientações fornecidas na utilização dos computadores e as queixas de desconforto referidas pelos estudantes, professores, entre outras.Os questionários foram elaborados com o objetivo de saber por parte da direção da escola como se desenvolve o ensino na sala de informática. Com os professores procurou-se saber como são as atividades na sala de informática e por parte dos alunos saber da sua relação com o computador. Para tanto, foram construídas perguntas objetivas e acompanhadas de fotos feitas no local. Os questionários para professores e alunos foram elaborados a partir de questões de ergonomia sobre posturas essencialmente. O número de escolas pesquisadas foi: 56 escolas, 95 turmas e uma média de 3600 alunos. Todos os dados numéricos foram trabalhados estaticamente.Com o término do acompanhamento feito pela professora referente ao conteúdo da disciplina registra-se: a linguagem estatística foi usada com segurança; os alunos reconheceram que a estatística é ferramenta fundamental em toda a investigação acadêmica; que foram utilizados os conhecimentos adquiridos da estatística descritiva e que a estatística tem grande influencia no controle de qualidade de ensino e aprendizagem. Muitos foram os pontos positivos ou não encontrados e dentre eles os mais relevantes referem-se à falta de adequação do mobiliário.Conclui-se que o resultado mostra que, todos os envolvidos diretores, professores e alunos estão bastante satisfeitos com a sala de informática e essa motivação positiva cria uma pré-disposição à aceitação da informática, como ferramenta importante para a qualidade de ensino e aprendizagem.

ISSN: 1808-1665