14° Seminário de Iniciação Científica

De 19/10/2009 à 23/10/2009

A escolha do livro didático e suas implicações na prática docente do professor de matemática

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: livro didático, professor de mamática, prática docente

As mudanças dos livros de matemática são percebidas na forma de abordar os conteúdos. Elas têm relação com as novas propostas de ensino-aprendizagem desta área do conhecimento, cuja base consiste nas propostas curriculares nacionais e/ou estaduais. É consenso que o ensino tradicional, visto como transmissão e repetição do conhecimento, está ultrapassado. Porém, ainda encontramos muitos professores trabalhando desta forma, privilegiando um ensino mecanizado. Por este motivo, o objetivo desta pesquisa é descrever e analisar os critérios que o professor de matemática utiliza na escolha do livro didático que será adotado em sua escola. Um material de má qualidade ou já ultrapassado faz com que os alunos decorem ao invés de questioná-los e fazer com que pesquisem, interessem e compreendam o assunto. A pesquisa foi realizada com vinte professores de matemática do ensino fundamental da rede de ensino pública de ensino. Foi aplicado um questionário elaborado com base na literatura pesquisada. O projeto está na fase da organização e análise dos dados, mas espera-se divulgar a relação entre as concepções dos professores de matemática e a escolha dos livros didáticos, pois a escolha adequada dos materiais para o planejamento das aulas implica na qualidade do ensino e na formação dos cidadãos. Além da divulgação, os resultados também podem ser objetos de estudo da formação inicial de professores.

ISSN: 1807-5754