14° Seminário de Iniciação Científica

De 19/10/2009 à 23/10/2009

Contribuições das construções lúdicas com o Cabri Géomètre II no processo ensino-aprendizagem das noções básicas de geometria plana.

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Geometria, Ensino-Aprendizagem, Cabri-Géomètre II

Tendo em vista as dificuldades do ensino-aprendizagem da geometria, principalmente na educação básica, há uma grande necessidade da busca de alternativas para amenizar estes problemas. Portanto, o objetivo desta pesquisa é descrever as contribuições das construções lúdicas com o Cabri-Géomètre II no processo ensino-aprendizagem das noções básicas de geometria plana. Os programas de geometria dinâmica abriram novas possibilidades para a geometria escolar. A principal vantagem é que as figuras deixam de ser estáticas, permitindo observar, a partir de diferentes pontos de vista, e até mesmo interagir com eles para modificar certas condições e analisar o que está acontecendo. Pesquisas como a de Gravina e Santarosa (1998) mostram que softwares como o Cabri-Géomètre II podem ser uma importante ferramenta no ensino da geometria, levando o aluno a explorar, investigar situações problemáticas, descobrir regularidades e construir conceitos. Esta pesquisa terá uma abordagem qualitativa, pois propõe investigar as contribuições do uso de construções lúdicas com o Cabri-Géomètre II no ensino-aprendizagem de noções básicas de geometria. Trata-se de estudo de caso, uma vez, que o pesquisador pretende fazer observações em situação de aula, ouvir o professor de matemática e os seus alunos sobre as construções lúdicas com o Cabri-Géomètre II para as aulas de Geometria. Para a realização desta pesquisa, já foram analisadas diversas construções lúdicas e verificou-se que em cada uma delas, há uma grande diversidade de conceitos geométricos envolvidos como: simetrias, perpendicularidade, paralelismo e outros. A partir destas, foi possível perceber que o uso do Cabri-Géomètre II na elaboração de construções lúdicas permite utilizar diversos conceitos geométricos já conhecidos pelos alunos e outros que ainda precisam ser pesquisados e explorados. Isto nos permite afirmar que as construções lúdicas podem ser importantes ferramentas no ensino-aprendizagem da geometria.

ISSN: 1807-5754