O Seminário de Iniciação Científica da Univille está em sua XIV edição.

Ao longo desses anos tem cumprido seu objetivo: divulgar e socializar os resultados obtidos por meio da participação direta e efetiva dos alunos de graduação em projetos e trabalhos de pesquisa. Mas tão importante e necessário, quanto a socialização dos resultados, está o processo de formação de aluno.

 

Ao realizar um trabalho de Iniciação Científica além da apropriação do conhecimento científico, o aluno se depara com situações onde é necessária a tomada de decisões, a busca por alternativas, o cumprimento de metas e prazos, a organização de idéias, a construção de textos, entre outros... Situações estas que contribuem para aspectos além do aspecto técnico: estimulam a iniciativa e criatividade dando mais segurança e influenciando no seu comportamento, na sua atitude.

 

Este ano, o seminário inovou: levou algumas apresentações para sala de aula. Dessa forma, houve uma maior integração entre os alunos, apresentador e professor orientador, que tem a oportunidade de continuar as discussões com a turma, abordando o tema em questão. O ambiente mais familiar da sala de aula permite uma participação mais efetiva dos expectadores que se sentem motivados a fazerem seus questionamentos.

 

Assim, a Univille, com a realização deste evento, concretiza o ideal da proposta universitária, ampliando o ensino para além das relações professor-aluno, mostrando que a pesquisa é uma ferramenta valiosa na construção do conhecimento.

 

 

 

Profa. Dra. Andréa Schneider

Chefe da Área de Pesquisa - Univille