Área 04 - Ciências Sociais Aplicadas

Índice

  1. A incorporação da cultura de integridade organizacional na prestação de serviços terceirizados
  2. A inovação em sala de aula
  3. Apoio ao Empreendedorismo Universitário Inovador no Estado de Santa Catarina
  4. Atividades do NAF SBS em 2023
  5. Busca sistemática de literatura: Ecossistema de Inovação e Empreendedorismo
  6. Busca sistemática de literatura: Modelo de Negócio Inovador
  7. CONTRIBUIÇÃO DO PROJETO FOMENTA PARA O EMPREENDEDORISMO FEMININO EM JOINVILLE
  8. CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NO CURSO DE ECONOMIA DA UNIVILLE - EDUCAÇÃO FINANCEIRA
  9. Ecossistemas de inovação do Planalto Norte: Ações inovadoras
  10. Estudo de impacto dos eventos em Joinville no segmento de feiras: o caso da Intermach 2023
  11. Estudo de impacto dos eventos em Joinville no segmento de feiras: o caso da Shot Fair Brasil 2023
  12. Formas de Monetização para inovação
  13. Impactos da pandemia COVID-19 nos setores produtivos de Joinville: análise do primeiro semestre de 2022
  14. Impactos da pandemia COVID-19 nos setores produtivos de Joinville: análise do segundo semestre de 2022
  15. Impactos da pandemia COVID-19 nos setores produtivos de Joinville: análise do segundo semestre de 2023.
  16. Inflação de São Bento do Sul
  17. PIEVASPE – Projeto de extensão voltado para análise socioambital, política e econômica
  18. Tira dúvidas imposto de renda 2023
  19. Viabilidade técnica e econômica da criação de tilápias em sistema intensivo, com utilização de ração natural, assistida por inteligência artificial

Resumos

A incorporação da cultura de integridade organizacional na prestação de serviços terceirizados

  • João Jorge Massaneiro da Silva, Mestrando(a), joaojmassaneiro@gmail.com
  • Kristian Madeira , Dr(a), kristian@unesc.net
  • MARCELO LEANDRO DE BORBA, Dr(a), marcelo.leandro@univille.br

Palavras-chave: Cultura, Integridade, tercerização

A cultura organizacional desempenha um papel fundamental na forma como uma empresa opera e como seus membros se comportam em seu ambiente de trabalho. Ela se desenvolve ao longo do tempo, à medida que os membros do grupo validam padrões de comportamento que consideram eficazes na resolução de problemas. Quando essa cultura é compartilhada com os novos membros, cria-se um conjunto de crenças, valores e normas que orientam o comportamento organizacional. No contexto da cultura organizacional, cada empresa tem sua própria visão e valores, influenciados pelas experiências compartilhadas de seus membros. No entanto, a introdução de novos membros na organização pode ser um desafio, especialmente quando há barreiras para a integração e a disseminação da cultura organizacional. Isso é evidente em empresas de terceirização, onde os funcionários contratados prestam serviços nas instalações dos clientes, muitas vezes distantes da sede da empresa contratante. Essa distância física dificulta a socialização e o compartilhamento da cultura organizacional. Além disso, empresas de terceirização que contratam com o poder público são obrigadas por legislações específicas a promover uma cultura de integridade entre seus funcionários. Isso cria um conjunto de desafios únicos na disseminação dessa cultura, considerando a natureza da terceirização e a falta de proximidade física entre os funcionários e a empresa contratante. O problema de pesquisa que se coloca é: "Quais são os desafios e as melhores práticas para a incorporação da cultura de integridade organizacional na prestação de serviços de terceiros?" Os objetivos deste estudo são: Identificar a cultura de integridade organizacional em empresas de terceirização. Determinar as ferramentas utilizadas por essas empresas para compartilhar a cultura de integridade com seus funcionários que trabalham nas instalações de terceiros. Analisar a incorporação da cultura de integridade organizacional sob a perspectiva da gestão do conhecimento, utilizando o modelo SECI de Nonaka & Takeuchi. Sintetizar os desafios e melhores práticas na incorporação da cultura de integridade organizacional. A justificativa para este estudo é que as empresas que contratam com o poder público precisam cumprir as obrigações relativas à cultura de integridade, e as empresas de terceirização enfrentam desafios particulares nesse contexto. Os resultados da pesquisa podem contribuir para melhorar os programas de integridade das empresas de terceirização e permitir que o setor público desenvolva orientações específicas para esse segmento. Resultados parciais: execução do estudo bibliométrico do tema; qualificação do projeto de dissertação; aprovação no comitê de ética e início da coleta de dados na organização.

Apoio / Parcerias: Este projeto conta com o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC).

A inovação em sala de aula

  • MYLENE WEISS, Graduando, mylene.weiss14@gmail.com
  • SUELI MARIA WEISS RANK, MSc, sueli.maria@univille.br
  • JÉSSICA NAYARA PESCHEL, Graduando, jessica.nayara@univille.br
  • ELIZIANE MEURER BOING, Dr(a), elizianemeurer@univille.br
  • ANDRÉA M. B. TAMANINE, Dr(a), atamanine@yahoo.com.br

Palavras-chave: inovação, digital storytelling, gamificação

A educação desempenha um papel fundamental no desenvolvimento econômico o que confere especial importância às IES na geração de conhecimento e inovação. O atual modelo educacional já não conta com a aceitação integral do público, o que fomenta os debates sobre a inovação na sala de aula, que é um processo que vai muito além do uso da tecnologia. Uma abordagem inovadora na educação reconhece que é necessário envolver os alunos de maneira profunda e significativa. Nesse sentido, o storytelling emerge como uma ferramenta valiosa, pois é a habilidade de narrar de maneira fascinante e absorvente com o objetivo de transmitir conhecimento, compartilhar vivências e estabelecer vínculos entre indivíduos. Atualmente, tornar a educação mais inovadora significa mudar completamente a maneira como as pessoas aprendem, por isso, o objetivo do projeto é fomentar a cultura da inovação aberta por meio da realização de ciclos formativos para geração de ideias inovadoras entre grupos de professores pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação relacionadas às demandas econômicas e sociais da região norte-nordeste de Santa Catarina - este projeto visa estudar sobre fontes de pesquisa para novas ideias que possam apoiar a criação de projetos inovadores. A pesquisa será desenvolvida com base em pesquisa bibliográfica, documental e experimental. A pesquisa bibliográfica engloba a leitura e seleção de referências teóricas já analisadas, e publicadas por meios escritos e eletrônicos, como livros, artigos científicos e páginas de web sites. A pesquisa documental será pautada em documentos públicos que contemplem esse mercado e a experimental por meio da participação em atividades que envolvam a inovação. Na pesquisa realizada algumas práticas foram evidenciadas como possibilidades a serem testadas. Tenório et al. (2021) destacam que a prática de construção de narrativas em ambiente digital, conhecida como digital storytelling, tem o potencial de promover a aprendizagem. Essa abordagem facilita a construção de conhecimento, a interação entre os participantes e a partilha de informações. As histórias criadas, tanto individualmente como em grupo, podem ser compartilhadas com outros colegas através de diversas ferramentas digitais que também podem promover a criação colaborativa de conhecimento tanto para estudantes como para professores. Consoante a essa abordagem inovadora, a pesquisa conduzida por Silva et al.(2018) propôs a integração da gamificação com o storytelling. Como resultado, foram identificadas evidências significativas de que essa estratégia contribuiu de maneira notável para aumentar a satisfação e a motivação dos alunos ao longo do curso.

Apoio ao Empreendedorismo Universitário Inovador no Estado de Santa Catarina

  • Eliziane Meurer Boing, Dr(a), elizianemeurer@univille.br
  • Isabela Galkowski , Graduando, isabelagalkowski@gmail.com
  • Sueli Maria Weiss Rank , MSc, sueli.maria@uniivlle.br
  • Andrea Maristela Bauer Tamanini, Dr(a), andrea.bauer@univille.br

Palavras-chave: Empreendedorismo , Inovação, Universitário

Introdução: partindo do objetivo do projeto Ideando que é disseminar na região a cultura da inovação por meio da realização de eventos de capacitação, networking e competições com foco na geração de ideias inovadoras, essa pesquisa oferece a ideia de um Programa de Ensino trienal voltado ao empreendedorismo e à inovação em ambiente preparado para estimular e apoiar a criação e criatividade, ambiente este que possa ser usufruído pela comunidade universitária, em diferentes estágios de sua formação e diferentes papeis no ecossistema, para gerar ideias e soluções inovadoras para o mercado, governo e sociedade civil organizada. Metodologia: A partir da ampliação do escopo do Projeto Ideando, realização e participação em eventos e programas de empreendedorismo e inovação universitários, centros de inovação da região e de todo o estado de Santa Catarina como forma de criar o modelo a ser aplicado na Univille, assim como as pesquisas bibliográficas e experimentais para gerar e dar continuidade ao programa de ensino. Resultados: participação do DIAGNÓSTICO DA CNM – Conselho Nacional de Municípios do Projeto INOVA JUNTOS – Cooperação Urbana Triangular para Inovação e Sustentabilidade no dia 04/10/2022. Além do Apoio a realização do ENIT – Encontros de Negócios, Inovação e Tecnologia nos dias 18, 19 e 20 de outubro de 2022, com a organização e pós-evento na emissão de certificados. O apoio na realização do Startup Weekend, realizado em São Bento do Sul, maior programa global de empreendedorismo para criar uma startup num fim de semana, formando grupos multidisciplinares, que em 54 horas, criar modelos de negócios, validá-los, desenvolver protótipos e apresentar um pitch final para uma banca de jurados. Trabalho realizado na organização; na publicação de mídias; na condução de dinâmicas; no auxílio da estruturação do ambiente do evento; divulgação e distribuição de ingressos. Os resultados fomentam a cultura empreendedora dentro da universidade, trazendo diferentes projetos que rede de networking dos estudantes, visitas técnicas e diversos eventos para microrregião do planalto norte e dentro da universidade. O projeto realizado se mostrou de grande importância para o crescimento do ecossistema de inovação, as conexões criadas fomentam uma rede de networking e apoio entre os envolvidos, trazendo para dentro da universidade novos projetos, palestras e conhecimento em torno da cultura empreendedora e de inovação, os ambientes de inovação integrados às universidades se tornarão cada vez mais estratégias de aplicação destas metodologias, oferecendo aos estudantes diferentes oportunidades de praticar suas ideias.

Apoio / Parcerias: Fomento: FAPESC (FAPESC Nº 39/2021) Parcerias: Associação Empresarial de São Bento do Sul (ACISBS); Fundação de Ensino Tecnologia e Pesquisa (FETEP); Prefeitura Municipal de São Bento do Sul (PMSBS).

Atividades do NAF SBS em 2023

  • Regiane Piontkewicz, Dr(a), r.piontkewicz@univille.br

Palavras-chave: Educação fiscal, Receita Federal do Brasil, Contabilidade

O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) é uma parceria entre a Receita Federal do Brasil e as instituições de ensino superior, cujo objetivo é oferecer serviços contábeis e fiscais gratuitos para pessoas físicas e jurídicas de menor poder aquisitivo. Na UNIVILLE campus São Bento do Sul, a parceria foi realizada em 2019, quando o núcleo iniciou suas atividades, e se estende até hoje. O NAF tem como objetivo auxiliar gratuitamente as pessoas de baixa renda a partir da prestação de serviços e orientações contábeis e tributárias relacionadas aos tributos e obrigações administrados pela Receita Federal do Brasil. No ano de 2023, participaram do projeto a professora coordenadora, acadêmicos de Ciências Contábeis que foram contemplados com bolsas do UNIEDU e os acadêmicos que cursaram os componentes curriculares de Contabilidade Fiscal I e II. As atividades do núcleo em 2023 foram: i. treinamento para todos os acadêmicos do curso sobre a Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física, com um auditor fiscal da Receita Federal (43 acadêmicos e 4 professores); ii. orientação gratuita para as pessoas que procuraram o núcleo, referente inscrição no portal do MEI (Microempreendedor individual), elaboração de declaração anual do MEI, declaração de imposto de renda de pessoa física, regularização previdenciária de obra, dentre outros, totalizando 15 atendimentos; iii. foram realizadas 10 publicações, nas redes sociais do NAF, de cunho informativo e divulgação de notícias para informar a comunidade a respeito de mudanças tributárias, cumprimento de prazos, opções de tributação e demais orientações contábeis e fiscais. Desta forma, o NAF contribuiu com a comunidade, ao prestar serviço de orientação contábil e fiscal gratuito, bem como com os acadêmicos e bolsistas envolvidos com o projeto, proporcionando formação diferenciada.

Apoio / Parcerias: Receita Federal do Brasil

Busca sistemática de literatura: Ecossistema de Inovação e Empreendedorismo

  • Luana de Souza Gallo, Graduando, luanadsgll@gmail.com
  • MARCELO LEANDRO DE BORBA, Dr(a), marcelo.leandro@univille.br

Palavras-chave: ecosssitema, inovação, empreendedorismo

O objetivo do estudo é conduzir uma busca sistemática de literatura para entender o "estado da arte" da pesquisa sobre ecossistemas de inovação e empreendedorismo, identificando e analisando os principais estudos, conceitos, teorias e práticas que moldam o campo atualmente. A busca sistemática permite uma compreensão abrangente das tendências emergentes, desafios e oportunidades no ecossistema de inovação e empreendedorismo, fornecendo uma base sólida para futuras pesquisas e aplicações práticas. A busca sistemática é um processo rigoroso e estruturado que visa identificar, avaliar e sintetizar todas as evidências disponíveis relacionadas a uma pergunta de pesquisa específica (Khan et al., 2003). Este método é amplamente utilizado em diversas áreas do conhecimento, incluindo ciências sociais, saúde e educação, para fornecer uma compreensão abrangente e atualizada do estado da arte em uma área específica (Petticrew & Roberts, 2006). A busca sistemática se diferencia de outras formas de revisão de literatura, como revisões narrativas e scoping reviews, devido ao seu rigor metodológico e transparência no processo de seleção de estudos (Grant & Booth,2009). A primeira etapa da busca foi a definição da base a ser utilizada, na pesquisa em questão foi utilizada a Web of Science (WoS). A WoS é uma base multidisciplinar, que indexa somente os periódicos mais citados em suas respectivas áreas. É também possui um índice de citações, informando, para cada artigo, os documentos por ele citados e os documentos que o citaram. Possui mais de 9.000 periódicos indexados. Para a busca do tema, isto é, o ecossistema de inovação e empreendedorismo, foram utilizados os termos em inglês: “innovation *AND* entrepreneurship ecosystem”. Para refinamento da pesquisa, o foco foram os artigos científicos indexados nos últimos 2 anos (2022 a agosto de 2023) e os índices SCI-Expanded e SSCI. O campo de pesquisa dentro da base foi o “topic”, que abrange na busca o título, o resumo e as palavras-chave. Como resultados preliminares é possível relatar: 204 publicações foram selecionadas. As citações de artigos alcançaram 486 vezes. Os artigos selecionados foram citados 615 vezes, com um média de 3.01 por item. A próxima etapa da busca sistemática é aprofundar a análise das publicações selecionadas para a geração final do artigo científico da pesquisa.

Apoio / Parcerias: Apoio Fapesc

Busca sistemática de literatura: Modelo de Negócio Inovador

  • Livia Meinert, Graduando, liviameinert@gmail.com
  • Vanessa de Oliveira Collere, Doutorando(a), vanessa.collere@univille.br
  • MARCELO LEANDRO DE BORBA, Dr(a), marcelo.leandro@univille.br

Palavras-chave: Negócio Inovador, empreendedorismo, modelagem de negócio

O propósito deste estudo consiste em realizar uma busca meticulosa na literatura, com o intuito de explorar o cenário atual de pesquisa relacionado a modelos de negócios inovadores. Esse esforço se enquadra dentro do contexto do projeto denominado Laboratório de Prototipagem de Modelo de Negócio Inovador na Universidade Univille. Nossa abordagem visa identificar e analisar minuciosamente os principais estudos, conceitos, teorias e práticas que exercem influência e moldam o estado da arte nessa área de estudo. A abordagem sistemática de pesquisa proporciona uma visão holística das tendências emergentes, dos desafios e das oportunidades no ecossistema de inovação e empreendedorismo, estabelecendo uma base sólida para pesquisas futuras e aplicações práticas.Esse método é caracterizado por sua natureza rigorosa e estruturada, visando a identificação, avaliação e síntese de todas as evidências disponíveis relacionadas a uma pergunta de pesquisa específica, conforme destacado por Khan et al. (2003). Amplamente adotado em diversas áreas do conhecimento, como ciências sociais, saúde e educação, esse processo se consagra como uma ferramenta essencial para oferecer uma compreensão abrangente e atualizada do estado da arte em uma área específica, conforme apontam Petticrew e Roberts (2006). Na etapa inicial da pesquisa, definimos a Web of Science (WoS) como a plataforma base para a coleta de dados. A WoS é uma base de dados multidisciplinar que indexa exclusivamente os periódicos mais influentes em suas respectivas áreas. Além disso, fornece um valioso índice de citações, que rastreia tanto os documentos citados por um artigo quanto os documentos que o citam. Atualmente, a WoS conta com mais de 9.000 periódicos indexados. Para a busca do tema, isto é, o modelo de negócios inovadores, foram utilizados os termos em inglês: “innovative business model”. Para refinamento da pesquisa, o foco foram os artigos científicos indexados nos últimos 5 anos (2019 a agosto de 2023) e os índices SCI-Expanded e SSCI. O campo de pesquisa dentro da base foi o “topic”, que abrange na busca o título, o resumo e as palavras-chave. Como resultado preliminar foram encontradas: 81 publicações / artigos. As citações de artigos alcançaram 731 vezes. Os artigos selecionados foram citados 739 vezes. A próxima etapa da busca sistemática é aprofundar a análise das publicações selecionadas.

Apoio / Parcerias: Apoio Fapesc

CONTRIBUIÇÃO DO PROJETO FOMENTA PARA O EMPREENDEDORISMO FEMININO EM JOINVILLE

  • Edina Acordi, G, edinaacordi@univille.br
  • Giovanna Pettenon, Ensino Médio, giovanna.pettenon@univille.br
  • Gabriella Natalia Correa Kerber, MSc, gabriella.kerber@univille.br
  • Mariana Duprat, Dr(a), mariana.duprat@univille.br

Palavras-chave: empreendedorismo feminino, negócios de alimentação, inclusão social

O empreendedorismo desempenha um papel fundamental na economia brasileira, influenciando diretamente o crescimento, a geração e a distribuição de riquezas no país. Um dos aspectos notáveis do cenário empreendedor brasileiro é a igualdade de gênero. Pesquisas indicam que 55,5 % dos empreendedores nascentes no Brasil eram mulheres, demonstrando seu papel significativo no empreendedorismo brasileiro. Os serviços de alimentação representaram as atividades com os maiores percentuais entre os empreendedores iniciais, e também com maior participação feminina. O projeto integrado de pesquisa e extensão da Univille “Fomenta: encaminhamento profissional na área de alimentos e bebidas”, tem como objetivo criar condições favoráveis para encaminhamento profissional na área de alimentos e bebidas, impulsionando os índices de empregabilidade e empreendedorismo neste setor. Atualmente estão sendo capacitados 16 empreendedores, sendo 75% destas, mulheres. A estas participantes foi aplicado um questionário com o objetivo de identificar o perfil, os índices de vulnerabilidade, as motivações para empreender e suas percepções quanto à contribuição do projeto para o desenvolvimento de seu negócio. A faixa etária das participantes é inferior à apontada pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua de 2021, que analisou a média de idade das empreendedoras brasileiras. Os resultados indicam que a maior parte das participantes eram jovens mães, casadas, sendo 33,3% destas, as chefes da família. Estas mulheres apontaram contar com ajuda de familiares nas empresas, principalmente de filhos e maridos. Como motivação para empreenderem, a principal razão citada foi a necessidade de obterem renda. Grande parte das respondentes disseram ter formalizado a abertura das suas empresas, sendo motivadas para tal nas aulas do projeto. Além disso as participantes perceberam melhora na organização dos processos, na precificação, e em sua capacidade de enxergar novas perspectivas de mercado e de futuro. O empreendedorismo feminino no Brasil é uma força em ascensão que não deve ser subestimada. As mulheres empreendedoras estão desempenhando um papel fundamental na construção de um futuro econômico mais diversificado e inclusivo para o país. À medida que enfrentam os desafios e preconceitos, as mulheres continuam a demonstrar sua capacidade de liderar, inovar e contribuir significativamente para o progresso do Brasil. Os desafios de se empreender são inúmeros, principalmente em se tratando de mulheres de baixa renda, porém, o desenvolvimento do projeto contribuiu para qualificação destas jovens e com suas perspectivas futuras.

CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NO CURSO DE ECONOMIA DA UNIVILLE - EDUCAÇÃO FINANCEIRA

  • Jani Floriano, Dr(a), jani.floriano@univille.br

Palavras-chave: Educação Financeira, Curricularização Extensão, Extensão Universitária

A Educação Financeira é fundamental para política nacional com objetivo de reduzir os indicadores de inadimplência e endividamento. É diante deste cenário que se entende que a componente de aprendizagem Vivências de Extensão Educação Financeira vem contribuir com a formação dos estudantes. Justifica-se por entender que todo cidadão, ao estar inserido em um sistema econômico, necessita de bens e serviços para sua sobrevivência, sendo que o dinheiro é o instrumento de troca na obtenção de tais bens e serviços. Para D’Aquino (2007, p. 35) “o modo como cada um de nós lida com o dinheiro acaba por influenciar, de várias maneiras, a economia do país”. Desde 2010, o governo tem incentivado a educação financeira através da Estratégia Nacional de Educação Financeira – ENEF e o MEC com as novas diretrizes da BNCC. Em SC, o governo tem a meta de ofertar aos alunos a oportunidade de aprender sobre finanças pessoais - incluindo planejamento, orçamento, poupança, investimentos e empréstimos (SED, 2021). Em Joinville, desde 2015, tem um programa de educação financeira nas escolas de rede municipal (NSC, 2018). O objetivo geral é desenvolver competências e habilidades nos estudantes de graduação em relação a Educação Financeira e inserção comunitária. A metodologia utilizada foi: (i) seleção da comunidade; (ii) diagnóstico do perfil; (iii) realização da intervenção com a construção do material, metodologia, abordagem e avaliação; e (iv) autoavaliação e feedback à comunidade. Foram atendidas 3 comunidades: EEB Arnaldo Moreira Douat, EEB Giovani Pasqualini Faraco e curso de Psicologia Univille. Os estudantes tiveram a parte teórica de educação financeira e economia comportamental e, a partir desse conhecimento, construíram uma proposta de intervenção para cada comunidade. Era tarefa dos estudantes pesquisar e selecionar a comunidade que seria atendida, bem como identificar o perfil para selecionar o conteúdo a ser apresentado. Na EEB Arnaldo Moreira Douat, os estudantes confeccionaram uma cartilha sobre investimento. Na EEB Giovani Pasqualini Faraco, os estudantes elaboram uma atividade no modelo pergunta e resposta em que apresentaram estratégias básicas de saúde financeira para em seguida aplicar a atividade na modelagem de game. No curso de Psicologia, aplicaram um questionário e identificaram o interesse em relação ao tema economia comportamental. Foi preparado um seminário para discutir a relação da psicologia com o consumo e educação financeira. Apesar da curricularização ser obrigatória a partir da Resolução 7/2018, ao inserir a unidade curricular no curso, fomenta as ações extensionista e oportuniza aos estudantes forma de aprendizagem.

Apoio / Parcerias: Fundo de apoio Univille Projeto Integrado

Ecossistemas de inovação do Planalto Norte: Ações inovadoras

  • Alessandra Liebl Belli, Graduando, alessandralieblb@gmail.com
  • Sueli Maria Weiss Rank, MSc, sueli.maria@univille.br
  • Eliziane Meurer Boing, Dr(a), elizianemeurer@univille.br
  • Andrea Maristela Bauer Tamanine, Dr(a), andrea.bauer@univille.br

Palavras-chave: Empreendedorismo, Inovação, Ecossistema

Introdução: A partir do objetivo geral do PROJETO IDEANDO, a proposta é avançar, com base nos resultados das estratégias aplicadas, as ações de ativação no município do Planalto Norte de SC assim como auxiliar na sensibilização dos potenciais empreendedores e inovadores nas ações do Centro de Inovação, por meio das mídias sociais e blogue do projeto, produzir materiais para postagens. Inovar é o ato de criar algo, introduzir novidades que envolvem novas soluções ou aprimoramentos que resultam em benefícios tangíveis e intangíveis. A região do Planalto Norte é um cenário promissor para o desenvolvimento de ecossistemas de inovação. Localizada em uma área geográfica diversificada, que abrange vários estados e municípios, essa região tem se destacado nos últimos anos como um polo de criatividade e progresso tecnológico. Objetivo: O Centro de Inovação do Planalto Norte é uma iniciativa estratégica que busca promover a cultura inovadora e empreendedora, que capacita pessoas para negócios e conecta agentes de inovação. Sendo assim, o objetivo é apresentá-lo contribuindo para o avanço do conhecimento acadêmico na área de ecossistemas de inovação, por meio de pesquisas originais e análises críticas e sugerir ações para maximizar o seu impacto na região. Metodologia: O trabalho foi desenvolvido com base em pesquisa bibliográfica e experimental. A pesquisa bibliográfica envolveu a coleta, análise e síntese de informações disponíveis em fontes bibliográficas, como livros, artigos científicos, teses, dissertações e outros documentos impressos ou eletrônicos. Resultados: A maior parte do processo de criação, produção e distribuição desses produtos inclui atividades de serviços, como coleta de informações, pesquisa, comunicação com parceiros, definição de mercado, avaliação financeira e organização da operacionalização. Além disso, a utilização eficaz desses serviços também requer adaptação e busca por novas soluções. Portanto, compreender um ecossistema de inovação está relacionado ao entendimento das características da inovação em serviços, que, por serem intangíveis, têm qualidades distintas das inovações em ativos tangíveis. Sendo assim, para garantir o sucesso na utilização dos insumos ou serviços dos ecossistemas de inovação, é crucial buscar constantemente novas soluções e formas de adaptar esses serviços ao contexto em evolução do ecossistema. Isso implica em uma abordagem dinâmica e flexível para maximizar a eficácia e a relevância desses serviços. Foram desenvolvidos postagens e materiais que auxiliam na divulgação e implantação do Centro de inovação.

Estudo de impacto dos eventos em Joinville no segmento de feiras: o caso da Intermach 2023

  • Eric Vinicius Zerwes, Graduando, eric.zerwes@gmail.com
  • Beatriz Roseno Cardoso, Graduando, cardosorbeatriz@gmail.com
  • Caroline Padilha de Souza, Graduando, carolpqs1117@gmail.com
  • Kamila Pereira Olivio, Graduando, kamilapereiraolivio27@gmail.com
  • Leandro Soares da Silva, Graduando, lleandro@univille.br
  • Jani Floriano, Dr(a), jani.floriano@gmail.com
  • Yoná da Silva Dalonso, Dr(a), yona.dalonso@univille.br

Palavras-chave: Evento, Impactos, Joinville

Este estudo apresenta uma reflexão sobre a forma como o segmento de turismo de negócios e eventos vem se constituindo como um importante agente para o desenvolvimento socioeconômico nos destinos turísticos. Por meio de uma pesquisa de caráter quantitativa, com a aplicação de um questionário aos participantes da Feira Intermach, ocorrida na cidade de Joinville no ano de 2023, apresentam-se os principais achados da pesquisa. Como resultados, tem-se a maioria das respondentes homens (80%), com escolaridade de especialização (3.3%) seguido de graduados (30,8). A maioria dos entrevistados tem a situação profissional como funcionários celetistas (44.6%). Também se identificou que 72.3% já tinham visitado cidade de Joinville no contexto de eventos passados e o meio de hospedagem mais utilizado foi o hotel (81.5%). A média de pernoites foi de 2.7 dias e a maioria viajou com amigos (61.5%). Quando questionados em relação ao principal motivo de permanência na cidade, 50% respondeu que foi a negócios. Ao serem analisados os dados sobre os gastos da viagem, a maioria (53.8%) foi organizado pela empresa em que trabalha e teve como gasto médio entre R$ 301,00 a R$ 500,00 (27.7%) seguido de R$ 101,00 a R$ 300,00 (20%). Outro dado importante para ajudar na decisão referente a divulgação dos eventos é o meio pelo qual os participantes souberam do evento, neste item 53.8% ficou sabendo do evento pela internet. Em relação à avaliação da cidade, serviço de transporte por aplicativo, limpeza e segurança pública e a receptividade dos residentes de Joinville foram os aspectos com a maiores médias, sendo 4.5, numa escala de 1 à 5. E, finalmente, no que se refere à imagem, 30.8% dos respondentes que já visitaram a cidade em momentos anteriores afirmaram que a imagem da cidade melhorou, seguido de 53.8% responderam que permaneceu a mesma positivamente e 96.9% dos entrevistados indicariam Joinville para outras pessoas. Por meio do desenvolvimento desta pesquisa, foi possível observar que, para que haja o desenvolvimento do turismo de negócios e eventos, não basta somente existir a disponibilidade de espaços para sua realização e uma rede de serviços, como os meios de hospedagem, transportes, serviço de restauração, e demais atividades que direta ou indiretamente suportem a atividade turística.

Apoio / Parcerias: Este projeto conta com o Apoio do Fundo de Apoio a Pesquisa da Univille e com a parceria do Joinville e Região Convention & Visitors Bureau

Estudo de impacto dos eventos em Joinville no segmento de feiras: o caso da Shot Fair Brasil 2023

  • Maitê Deretti Rodrigues, Graduando, maitederetti09@gmail.com
  • Thaiara da Silva Gon, Graduando, thaiarasilvagon@gmail.com
  • Thauane de Sá de Oliveira, Graduando, thau.oliveira33@gmail.com
  • Vitória Brustolin Hoffmann, Graduando, vitoriab_hoffmann@hotmail.com
  • Gabriela Yamamoto, Mestrando(a), gabriela.yamamoto@univille.br
  • Jani Floriano, Dr(a), jani.floriano@gmail.com
  • Yoná da Silva Dalonso, Dr(a), yona.dalonso@univille.br

Palavras-chave: Eventos, Impactos, Joinville

Para uma maior percepção e desenvolvimento de estratégias de mercados dirigidas, o estudo e aplicação de pesquisas em destinos receptores de eventos tornam-se ferramentas fundamentais para o real dimensionamento dos impactos socioeconômicos da atividade turística nas comunidades locais. Assim, em 2023 foi desenvolvido o estudo dos impactos socioeconômicos da atividade de eventos na cidade de Joinville, bem como a imagem do destino por meio da aplicação na pesquisa na feira Shot Fair Brasil. Importante destacar que este estudo é realizado pela Univille em parceria com o Joinville e Região Convention & Visitors Bureau e apoio do Fundo de Apoio a Pesquisa da Univille. Os dados de perfil dos participantes pesquisados apontam para os seguintes resultados: o gênero ficou distribuído em 79% homens, sendo a faixa etária dos entrevistados entre 26 e 55 anos (81%); o nível de formação escolar dos entrevistados foi 83% com ensino superior completo; 81% dos entrevistados identificaram a renda média superior de R$ 6.061,00 e 14,6%. Quanto aos dados sobre a viagem indicam que, do total de entrevistados, 64%% já haviam visitado a cidade. O meio de transporte mais utilizado para chegar à cidade foi o carro (65%); o meio de hospedagem mais utilizado foi o hotel (77%); a média de pernoites no total da viagem a Joinville foi de 3,3 dias; o gasto médio diário do turista foi de R$ 655,00. Nesse gasto, incluem-se despesas com hospedagem, alimentos e bebidas, compras e presente e outros gastos; 70,5% organizaram a própria viagem, sendo que 64.1% souberam do evento por meio da internet. Em relação a avaliação do evento, 77% consideraram o evento melhor em relação aos similares que já tinha participado. Quanto a percepção em relação à Joinville, os destaques foram para os itens melhores avaliados (ótimo e bom), com 76% para a segurança pública, 76% para a limpeza pública, 74% para os restaurantes e 72% para a receptividade. Os dados obtidos por esta pesquisa foram socializados junto aos promotores da Shot Fair Brasil, bem como ao Conselho Municipal de Turismo com a intenção de auxiliar na tomadas de decisões em relação a melhora do evento e da imagem de Joinville, bem como na disponibilização de dados que possam contribuir para o estabelecimento de estratégias de promoção de Joinville, contribuindo para a consolidação do destino como um importante centro receptor de eventos.

Apoio / Parcerias: Este estudo é realizado pela Univille em parceria com o Joinville e Região Convention & Visitors Bureau e com o apoio do Fundo de Apoio a Pesquisa da Univille

Formas de Monetização para inovação

  • Maria Paula de Andrade Valentim, Graduando, mariapaula8750@gmail.com
  • Eliziane Meurer Boing, Dr(a), elizianemeurer@univille.br
  • Sueli Maria Weiss Rank, MSc, sueli.maria@univille.br
  • Andrea Maristela Bauer Tamanini, Ensino Médio, andrea.bauer@univille.br

Palavras-chave: Empreendedorismo, Inovação, Monetização

Introdução: A partir do objetivo geral do PROJETO IDEANDO: possibilitar a identificação de qual é a forma de monetização mais utilizada nos dias de hoje, de que modo essa situação está mudando a sociedade e como o mundo digital influencia o meio natural. Mostrando entre os grupos de professores pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação relacionadas às demandas econômicas e sociais da região norte-nordeste de Santa Catarina – esta pesquisa visa descobrir o que atrai os usuários a consumir tanto em plataformas onlines e redes sociais, e de que maneira essas plataformas usam o dinheiro adquirido para fazer mais lucro e atrair cada vez mais pessoas. A inovação é um fator fundamental para o desenvolvimento econômico e social de um país. Ela impulsiona o surgimento de novas tecnologias, produtos e serviços, gerando empregos e aumentando a competitividade das empresas. No entanto, muitas vezes, os projetos de inovação enfrentam dificuldades para sair do papel, seja por falta de recursos financeiros, falta de conhecimento técnico ou falta de acesso a infraestrutura e tecnologia. Por isso, é importante contar com fontes de apoio que possam fornecer os recursos e suporte necessários para o desenvolvimento desses projetos. Objetivo: explicar como essas instituições se mantém sem ter lucros e taxas de cobrança. Incentivando a criação de projetos que estimulem o ecossistema de inovação e assim proporcionar espaços de mentoria, acesso a infraestrutura e tecnologia deste modo permitindo que empreendedores e pesquisadores transformem suas ideias em realidade. Metodologia: A pesquisa foi desenvolvida com base em pesquisa bibliográfica, documental e experimental. A pesquisa bibliográfica engloba a leitura e seleção de referências teóricas já analisadas, e publicadas por meios escritos e eletrônicos, como livros, artigos científicos e páginas de web sites. Resultados e discussões são que as fontes de apoio a projetos de inovação são essenciais para impulsionar o desenvolvimento de novas ideias e tecnologias. Elas fornecem recursos financeiros, mentoria e acesso a infraestrutura e tecnologia, contribuindo para o sucesso desses projetos, sem cobrar nada do público que os utilizam. Por isso, é necessário que haja políticas públicas e iniciativas privadas que busquem democratizar o acesso a essas fontes de apoio, garantindo que todos os empreendedores tenham oportunidades iguais de desenvolver seus projetos de inovação. Para as mídias sociais e plataformas online o incentivo ao consumo ocorre através de likes, compartilhamentos e interação.

Impactos da pandemia COVID-19 nos setores produtivos de Joinville: análise do primeiro semestre de 2022

  • Gabrielle Rezende Camargo, Graduando, rezendecamargo2004@gmail.com
  • Elisabeth Wisbeck, Dr(a), elisabeth.wisbeck@univille.br
  • Mariane Bonatti Chaves, Dr(a), mariane.bonatti@univille.br
  • Marcelo Leandro Borba, Dr(a), marcelo.leandro@univille.br
  • Jani Floriano, Dr(a), jani.floriano@univille.br
  • Alessandra Cassol, Dr(a), alessandracassol@ufrrj.br
  • Yoná da Silva Dalonso, Dr(a), yona.dalonso@univille.br

Palavras-chave: COVID-19, Impactos, Joinville

A crise desencadeada pelas medidas de isolamento social para conter a propagação do Covid-19, teve um impacto significativo nas atividades econômicas globais, e seus efeitos continuam a ser sentidos. Esta crise está causando uma influência direta na dinâmica econômica de vários setores, levando a uma considerável redução nas receitas. Joinville, uma cidade com o maior Produto Interno Bruto (PIB) de Santa Catarina e a terceira mais economicamente desenvolvida no Sul do Brasil, também está enfrentando desafios econômicos devido à diminuição das atividades locais. O propósito deste projeto consistiu em conduzir uma análise dos efeitos da COVID-19 nos setores produtivos de Joinville, utilizando uma pesquisa realizada junto às empresas afiliadas às organizações representativas locais. O objetivo era obter uma compreensão minuciosa das ramificações da pandemia sobre as atividades econômicas da região. Para a análise qualitativa, foi aplicado no primeiro semestre de 2022, um questionário estruturado utilizando uma escala de Likert de até cinco níveis, permitindo, assim, a avaliação da relação dos participantes com as afirmações apresentadas. Destaca-se que a maioria das empresas respondentes pertence ao setor terciário (88,2%), ou seja, aquelas envolvidas em atividades relacionadas à prestação de serviços e ao comércio. Ao serem indagados sobre se a empresa tinha natureza familiar, 70,6% confirmaram essa característica sendo cerca de 65% dos respondentes os próprios proprietários ou sócio-gerente. Em relação ao tamanho da empresa 41,2% eram pequenas empresas, 29,4% microempresas, 17,6% empresas de médio porte e 21,8% outros. A maioria das empresas respondentes (88%) está no mercado há mais de 10 anos, sendo consideradas empresas consolidadas. A pesquisa mostrou, que em 2022, ainda 29,4% das empresas estavam funcionando com mudanças, por conta da pandemia e em relação ao desempenho da empresa 64,5% mantiveram o portfólio de produtos/serviços e 23,5% tiveram que ampliar o portfólio de produtos/serviços. Percentuais menores de empresas tiveram que diminuir produtos/serviços (5,9%) ou adequar seu portfólio (17,6%). Nenhuma dela migrou para outro segmento. Quanto ao quadro de funcionários registrou-se 11,8% de demissões contra 5,8% de contratações. Quando questionadas sobre a necessidade de crédito, a pesquisa mostrou que a maior parte das empresas (64,7%) não precisou adquirir crédito. Daquelas que necessitaram de crédito, o mesmo percentual (11,8%) de empresas solicitaram e tiveram seu crédito aprovado, solicitaram e não tiveram o crédito aprovado ou diretamente não solicitaram. Estes resultados apontam para uma recuperação das empresas no ano 2022, final da pandemia.

Apoio / Parcerias: Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC).

Impactos da pandemia COVID-19 nos setores produtivos de Joinville: análise do segundo semestre de 2022

  • Amanda Floriani Monteiro, Graduando, amandaflomon@hotmail.com
  • Bruna Guckert, Graduando, brunaguckert29@gmail.com
  • Elisabeth Wisbeck, Dr(a), elisabeth.wisbeck@univille.br
  • Mariane Bonatti Chaves, Dr(a), mariane.bonatti@univille.br
  • Marcelo Leandro de Borba, Dr(a), marcelo.leandro@univille.br
  • Jani Floriano, Dr(a), jani.floriano@gmail.com
  • Yoná da Silva Dalonso, Dr(a), yona.dalonso@univille.br

Palavras-chave: Pandemia COVID-19, setor produtivo, Joinville

As atividades relacionadas ao setor da economia global foram significativamente afetadas pela crise, pois a política de isolamento resultante das medidas de contenção ao contágio pelo Covid-19 afeta frontalmente a dinâmica econômica de determinados setores, restando quase nenhuma possibilidade de receita. Como muitas atividades da economia local joinvilense são geradoras de empregos em diferentes faixas de renda, seu enxugamento traz consequências significativas a economia de Santa Catarina, considerando que Joinville possui o maior PIB do estado é a terceira cidade mais rica da região Sul do país (IBGE). Com o objetivo de identificar, de forma mais precisa, os impactos da pandemia nos setores produtivos de Joinville, a Universidade da Região de Joinville, desenvolveu uma pesquisa entre os períodos de 2022 e 2023 com os empreendedores da cidade de Joinville vinculado as entidades representativas de Joinville. Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados obtidos na terceira fase do projeto, ao qual compreendeu a participação de 22 empresas. Como resultados, destaca-se que a maioria das empresas respondentes pertence ao setor terciário (86,4%), em especial empresas vinculadas ao segmento de comércio e de prestação de serviços, das quais 54,5% se classificam como empresas de Pequeno Porte (EPP), sendo 54,5% caracterizada como empresa familiar, onde 63,3% dos respondentes ocupam a função de sócio proprietário ou sócio administrador. A maior parte das empresas participantes da pesquisa estão no mercado a mais de 20 anos, demonstrando uma solidez de atuação profissional. Em relação aos impactos da COVID, a pesquisa demonstrou que 27,3% das empresas estão funcionando com mudanças em função da pandemia, onde 45,5% delas ampliaram o portfólio de produtos/serviços. Em relação ao resultado faturamento/receita do seu negócio no segundo semestre de 2022, 86,4% tiveram uma redução entre 41% e 50%, demonstrando que, mesmo passado o período mais crítico da pandemia, os reflexos nos resultados dos negócios ainda eram percebidos. Entretanto, quando ao quadro de funcionários, se observou uma leva retomada, com um aumento de 27,3% no número de novas contratações. Apesar do maior número de empresas não ter necessitado de acesso a crédito (68,2%), 13,6% que tiveram necessidade, tiveram o seu pedido de crédito aprovado. O estudo nesta fase da pesquisa comprovou a gradativa retomada dos negócios das empresas pesquisadas.

Apoio / Parcerias: Este projeto conta com o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC).

Impactos da pandemia COVID-19 nos setores produtivos de Joinville: análise do segundo semestre de 2023.

  • Ana Luisa Casagrande, Graduando, analulucasagrande@gmail.com
  • Maria Julia Doin Vieira, Graduando, mariaj@univille.br
  • Alessandra Cassol, Dr(a), alessandracassol@ufrrj.br
  • Mariane Bonatti Chaves, Dr(a), mariane.bonatti@univille.br
  • Elisabeth Wisbeck, Dr(a), elisabeth.wisbeck@univille.br
  • Marcelo Leandro de Borba, Dr(a), marcelo.leandro@univille.br
  • Yoná da Silva Dalonso, Dr(a), yona.dalonso@univille.br

Palavras-chave: Pandemia COVID-19, setor produtivo, Joinville

A cidade de Joinville, localizada na região norte do estado brasileiro de Santa Catarina, possui população aproximada de 600.000 habitantes, sendo considerada a mais populosa do Estado. No que se refere ao desenvolvimento econômico da cidade, referente ao “ranking” dos municípios com maior Produto Interno Bruto do Brasil, Joinville figura entre as 100 maiores economias do país, ocupando a terceira posição entre as cidades da região Sul, superada apenas pelas cidades de Curitiba e Porto Alegre. Contudo, é sabido que a pandemia decorrente do COVID-19 impactou significativamente a economia de muitas cidades no Brasil e no mundo. Atualmente, o choque econômico decorrente da pandemia no país ainda está sendo medido, e sendo os impactos medidos ainda inconsistentes, as políticas governamentais oscilam e os reflexos dos efeitos da pandemia nos setores produtivos ainda são objeto de estudos e análises não somente nas cidades brasileiras, mas ao redor do mundo todo. Especificamente, com relação a cidade de Joinville, não foram identificados ainda estudos específicos relacionados a este tema. Sendo assim, este projeto tem como finalidade avaliar os impactos da COVID-19 nos setores produtivos da cidade de Joinville, por meio da aplicação de uma pesquisa de abordagem mista (quali-quantitativa) junto às empresas associadas a entidades representativas da cidade (Associação Empresarial de Joinville – ACIJ; Câmara de Dirigentes Lojistas de Joinville – CDL Joinville; Associação de Joinville e Região de Pequenas, Micro e Médias Empresas – AJORPEME e ACOMAC). Para análise qualitativa utilizou-se entrevistas semiestruturadas, para análise quantitativa utilizou-se questionário dividido em dois blocos, o primeiro com a finalidade de conhecer as características do negócio, como perfil de atuação e tamanho, e o segundo contendo perguntas referentes aos impactos da COVID-19 nos negócios. A aplicação da pesquisa foi realizada em 4 fases, que compreenderam os primeiros e segundos semestres de 2022 e 2023. Os dados coletados neste período foram tabulados e tratados estatisticamente. Os resultados da fase 4 (segundo semestre de 2023), a qual contempla os objetivos deste resumo, encontram-se em fase de coleta e discussão, isto é, em andamento. Ao final da discussão dos dados obtidos em todas as 4 fases do projeto de pesquisa pretende-se fornecer informações aos gestores públicos e privados sobre os principais impactos econômicos observados; avançar nas discussões teóricas sobre os impactos da pandemia na economia local e promover a integração entre grupos de pesquisa, organizações, Universidades e setor produtivo de modo a oportunizar a transferência de conhecimento.

Apoio / Parcerias: Este projeto conta com o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC).

Inflação de São Bento do Sul

  • Adalberto Matias Beppler, MSc, ambeppler@univille.edu.br
  • Luana Peixoto da Luz, Graduando, luanapeixotodaluz@gmail.com
  • Luana Drosczaka Dallo, Graduando, luadrosczaka@gmail.com

Palavras-chave: Inflação, Índice, Empresas

É um Projeto Institcuional de Extensão coordenado pelo professor Adalberto Matias Beppler e um estagiário bolsista, Luana Peixoto do Luz do segundo semestre de Arquitetura e Urbanismo, uma estagiária bolsista do artigo 171, Luana Drosczaka Dallo do quinto ano de Arquitetura e Urbanismo. O cálculo dos índices de variação geral de preços é pesquisado mês a mês e inclui mais de duzentos produtos em diversos lugares com o objetivo de medir a inflação do município de São Bento do Sul. São índices como: cesta básica, cesta Galeazzi, cesta de 23 produtos, cesta Procon, preços de supermercados, índice de preços ao consumidor (IPC) e índice de Variação geral de preços (Ivgp) que são calculados mensalmente e repassados para a sociedade são-bentense. Este levantamento de preços já vem sendo realizado desde novembro de 1999 aqui no município e é um dos índices mais utilizados pela comunidade local. Este ano, , foi um ano diferente, após sairmos da pandemia aproveitamos para atualizar alguns produtos que não constavam mais nas prateleiras dos mercados bem como alguns estabelecimentos. Este fato fez com que nossos índices ficassem um pouco alterados nos primeiros meses do ano, porém, já estamos com a nova planilha atualizada e os dados mais confiantes. A divulgação que era feita de forma física, por gráficos expostos nos corredores da Universidade hoje fazemos de forma virtual para a imprensa escrita e falada de São Bento do Sul e região. Aos acadêmicos, é atualizado mensalmente o quadro com os índices na Universidade. Abrimos uma página no Instagran para divulgar os índices através de gráficos elaborados mês a mês facilitando a compreensão. Com essas ações, nós podemos dizer que alcançamos bons resultados com grande repercussão dos acessos na Internet e o uso pelas empresas em geral também aumentou. A expectativa é de que alcancemos 100% da população são-bentense.

PIEVASPE – Projeto de extensão voltado para análise socioambital, política e econômica

  • Anemarie Dalchau, MSc, a.dalchau@univille.br
  • Eliane Maria Martins, Dr(a), eliane.maria@univille.br

Palavras-chave: Inflação, Indicadores, Observatório Regional

O PIEVASPE, contempla dois subprojetos: o IVGP – Índice de Variação Geral de Preços, com 109 bolsistas que pesquisam os preços, com o objetivo de mensurar 535 tipos de produtos, em estabelecimentos comerciais e mais de 3.000 tipos de marcas, em 9 supermercados e 31 outros estabelecimentos comerciais em Joinville. As pesquisas são realizadas de 01 a 18 de cada mês e os dados são analisados e disponibilizados no mês subsequente. De janeiro a junho de 2023, Joinville apresentou uma inflação de 2,64% e em 12 meses, 3,30%. Como resultado e conscientização é ministrado curso sobre formação de preços, além de informativo sobre inflação e cenário econômico. Outro subprojeto do PIEVASPE é o observatório econômico regional, com 29 bolsistas e trabalha com informações sobre a empregabilidade, balança comercial, taxa de câmbio, SELIC e natalidade e mortalidade infantil, dos 9 municípios que compõe a região metropolitana de Joinville. Entre os meses de maio a julho de 2023, ocorreu uma queda na geração de emprego. O público feminino lidera as contratações na região e o grau de instrução mais buscado nas contrações é o de ensino médio. Finalizando, os projetos contribuem com as discussões sobre a Agenda 2030 da ONU, nos aspectos sociais e econômicos dos ODS: 2, 4, 8, 12 e 17, para o IVGP e 4 e 8 para o Observatório, onde as pesquisas evidenciam a execução de metas neles estabelecidas, corroborando assim com o Movimento ODS nas 4 dimensões: Ambiental, Social, Econômica e Institucional. Desta forma, também se encontra em consonância no cumprimento das metas estabelecidas quanto ao fornecimento de bolsas de estudos, dado ao grande número de bolsistas envolvidos.

Apoio / Parcerias: - CORECON SC - Comitê ODS

Tira dúvidas imposto de renda 2023

  • Daniel Tomé da Silva Filho, Graduando, danieltome@univille.br
  • Mario Cesar Ramos, Dr(a), ramos.mariocesar@gmail.com

Palavras-chave: IRPF, NAF, Auxilio

No dia 06/05/2023 sábado das 8:00 até 12:00 os alunos do terceiro semestre do curso de ciências contábeis integrantes da matriz curricular NAF lecionada pelo Professor Mario Cesar de Ramos, bem como bolsista e voluntários do projeto NAF compareceram a Univille com objetivo de atender de forma gratuita a comunidade no que diz respeito as informações pertinentes do imposto de renda pessoa física - IRPF, de acordo com o software da Receita Federal do Brasil – RFB, neste período houve uma procura de 45 pessoas com dúvidas diversas relacionadas ao preenchimento da declaração do Imposto de Renda 2023, ou seja, obtivemos um resultado de 45 pessoas atendidas durante a ação do NAF. Esta ação foi divulgada por meio do programa Ver Mais da NDTV no dia 04/05/2023 disponível no link . Para realizar a atividade os alunos se dividiram em 7 grupos, cada um responsável por se especializar em uma das perguntas frequentes disponíveis no site da RFB pelo link . Caso os alunos tivessem dificuldades durante qualquer um dos seus atendimentos existiam professores presentes para auxiliarem em temas complexos ou fora do escopo de estudo. Além do impacto social para a comunidade, esta atividade também foi muito importante para desenvolver o conhecimento dos acadêmicos a respeito do ajuste de imposto de renda de pessoa física. Pois durante as aulas os alunos prepararam materiais sobre todos os temas abrangidos para apresentação de seminários. Com isto foi possível adquirir conhecimento a respeito dos temas de seus colegas e assim o processo de ensino aprendizagem nessa temática ficou mais completo.

Viabilidade técnica e econômica da criação de tilápias em sistema intensivo, com utilização de ração natural, assistida por inteligência artificial

  • Décio Marcelino, Mestrando(a), decio@octopusia.com.br
  • Merisandra Côrtes de Mattos Garcia, Dr(a), mem@unesc.net
  • MARCELO LEANDRO DE BORBA, Dr(a), marcelo.leandro@univille.br

Palavras-chave: criação peixes, ração natural, inteligência artificial

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU): sistemas alimentares mais saudáveis, inclusivos, sustentáveis e com equidade, podem ser catalisadores da realização de todos os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Hoje há oito bilhões de habitantes no planeta, com previsão de 10 bilhões até 2050. Centenas de milhões de pessoas passam fome; três bilhões não conseguem arcar financeiramente com uma dieta saudável, e 462 milhões estão abaixo do peso. O objetivo deste trabalho é demonstrar a viabilidade técnica e econômica da criação intensiva de tilápias com uso exclusivo de ração natural. Os objetivos específicos incluem: a seleção de animais ou plantas que possam ser utilizados como componentes da ração natural para tilápias; o desenvolvimento do cultivo dos componentes selecionados da ração natural; a aplicação de modelo de aprendizagem de máquina para a regulação dinâmica da ração natural; a implementação, em um ambiente de teste, do sistema proposto; e a realização de análise comparativa dos custos. A utilização exclusiva de ração natural no cultivo da tilápia permitiria o aumento significativo do lucro quando a finalidade for comercial, o alongamento do prazo de criação sem o aumento proporcional do custo da ração e a escalabilidade do sistema. Também permitiria viabilizar a criação de subsistência por famílias pobres, garantindo sua fonte de proteína e eventual comercialização do excedente. Mostra-se como uma alternativa de uso de terras não agricultáveis e de geração de proteína animal, sem gerar poluição ambiental. Também é uma alternativa de aproveitamento dos resíduos orgânicos como matéria-prima para cultivo de alguns alimentos naturais componentes da ração, gerando adubo orgânico como subproduto. O método empregado e a ração natural desenvolvida nesta pesquisa talvez possam ser aplicados a outros tipos de criações, após as adaptações necessárias. Tanto o cultivo dos alimentos naturais componentes da ração como o cultivo das tilápias, exigem pouco tempo de dedicação diária e tem um investimento e um custo financeiro muito baixos. Poderiam ser empreendidos por pessoas idosas, famílias de baixa renda, portadores de deficiências que não podem se afastar de casa para trabalhar ou pessoas que desejam ou precisam complementar sua renda. Até a presente data, utilizando-se de bibliometria e de uma revisão sistemática da literatura com a metodologia PRISMA, a partir das bases Scopus, Web of Science e Core Search, foram identificados os alimentos naturais que comporão a ração natural dinâmica.

Apoio / Parcerias: Apoio Fapesc