Apresentação

O Seminário de Iniciação Científica da Univille em duas edições tem o objetivo de divulgar e socializar os resultados obtidos por meio da participação direta e efetiva dos alunos de graduação em projetos e trabalhos de pesquisa.

Em sua 14º edição, o seminário contou com 85 apresentações orais a 135 painéis expostos por grande área do saber, totalizando 220 trabalhos, além da realização do mini-curso "Biologia Molecular: Aplicações na Saúde e Meio Ambiente", ministrado pelo Prof. Dr Alexandre Ribeiro Bello da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Nos últimos três anos, o evento aconcete integrado à Semana Nacional de Ciência  Tecnologia. Neste ano o tema principal proposto para a semana nacional e para a palestra de abertura do SIC foi "Ciência no Brasil". A palestra de abertura contou com a colaboração do Prof. Dr. Alexandre Ribeiro Bello e intitulou-se: Processos de Biotecnologia e Pesquisas de Uso Duplo.

Esses Anais do 14º Seminário de Iniciação Científica contém resumos distribuídos nas grandes áreas do conhecimento: Ciências Agrárias, Exatas e da Terra e Engenharias; Ciências Biológicas e da Saúde; Ciências Humanas e Lingüísticas, Letras e Artes e Ciências Sociais Aplicadas.


Profa. MSc. Tatiana da Cunha Gomes Leitzke
Suporte Técnico Científico da Área de Pesquisa