Área 04 - Ciências Sociais Aplicadas

Índice

  1. A atuação dos profissionais docentes da UNIVILLE como contexto para a investigação do engajamento pessoal com o trabalho
  2. Adm univille jr
  3. Desenvolvendo Competências Interpessoais
  4. Economia da Cultura: fazendo da economia uma aliada da cultura para o desenvolvimento econômico da microrregião de São Bento do Sul/SC
  5. Evidenciação contábil de informações relacionadas a custos de saneamento básico à luz da Lei 11.445/2007
  6. Metodologias ativas no ensino superior: concepções, práticas e objetos de ensino-aprendizagem.
  7. PROJETO DE EMPREENDEDORISMO UNIVILLE-SEBRAE – PEUS
  8. Valor percebido no curso, percepção da reputação profissional e identificação com a profissão

Resumos

A atuação dos profissionais docentes da UNIVILLE como contexto para a investigação do engajamento pessoal com o trabalho

  • Raquel Niespodzinski, Graduando, raquelniespodzinski.rn@gmail.com
  • Samantha Tomanine, Graduando, tomanine.sa@gmail.com
  • Soraya Juliane da Silva, MSc, soraya.juliane@yahoo.com.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, São Bento do Sul, Brasil

Palavras-chave: Engajamento pessoal, Significado do Trabalho, Docência

A pesquisa aqui relatada objetiva analisar a forma pela qual o significado do trabalho influencia as dimensões física, cognitiva e emocional do engajamento dos profissionais docentes da Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE, com vistas a instrumentalizar a instituição para atuar assertivamente em suas práticas de gestão de pessoas. Dentre outros aspectos, o estudo promove a expansão da emergente literatura relativa ao engajamento, ampliando o conhecimento acerca dos antecedentes de tal fenômeno e complementando trabalhos anteriores ao contemplar a tridimensionalidade e o caráter situacional do construto. A motivação da pesquisa derivou da escassez de estudos tanto sobre engajamento quanto sobre o significado do trabalho que envolvam profissionais atuantes no âmbito da educação, um contexto laboral tão importante quanto desafiador. Metodologicamente, a pesquisa se configura como exploratória e explicativa, com abordagem quantitativa e coleta de dados primários por meio de survey, com tratamento e análise subsidiados pelo pacote estatístico SPSS. A população do estudo é composta pelos profissionais docentes atuantes na UNIVILLE, perfazendo um total aproximado de 660 indivíduos. Extraíram-se os indicadores para avaliação do engajamento de Rich, Lepine e Crawford (2010), com escala composta por dezoito itens, ao passo que para avaliar o significado do trabalho, optou-se pelos três indicadores propostos por Spreitzer (1995). Após a aprovação do projeto junto ao Comitê de Ética em Pesquisa, o estudo teve prosseguimento com a realização de pesquisa bibliográfica visando aprofundar referenciais teóricos sobre significado do trabalho e engajamento, em sua perspectiva tridimensional. Embora cumpra destacar que o estudo não está concluído, uma vez que ainda está em curso a coleta de dados que efetivamente culminará no cumprimento do objetivo geral, a própria validação do instrumento de coleta de dados junto a profissionais docentes da IES em análise proporcionou resultados efetivos à pesquisa na medida em que: (i) constatou-se que a dimensão física do engajamento possui nuances específicas no que se refere à atuação docente, de modo que sua análise será coerente apenas se devidamente contextualizada – corroborando-se assim o aspecto situacional do construto em voga; e (ii) em virtude das particularidades identificadas, compreendeu-se que os indicadores para avaliação do engajamento de Rich, Lepine e Crawford (2010), na forma como originalmente propostos pelos autores, são insuficientes para a adequada compreensão do fenômeno – ou seja, o caráter circunstancial não se aplica apenas às análises dos fenômenos, mas também à forma de mensurá-los.

Adm univille jr

  • João Alceu Ramos Beltrão, Graduando, joao.beltrao@univille.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Consultoria, Empreendedorismo, Inovação

O projeto tem como objetivo preparar os acadêmicos para o mercado de trabalho através da realização de atividades que visam ampliar a visão prática da administração com a capacitação em técnicas de consultoria e diagnóstico organizacional. Também visa desenvolver as características do comportamento empreendedor, bem como a percepção da importância da inovação aplicada as organizações já em operação, mas sobretudo na geração de novos empreendimentos. São realizados cursos e palestras sobre consultoria, diagnóstico, modelos, planos de negócios, marketing, finanças, recursos humanos e operações abertos principalmente aos alunos da administração, economia, contabilidade, comércio exterior, publicidade e propaganda, e também aos demais alunos de diversos cursos da Univille e de outras IES, empresários incubados no Inovaparq, gestores e demais interessados da comunidade. São feitas participações em eventos como a Semana da Comunidade, Semana da Administração e Pitch Connection. Os alunos de todos os cursos da Univille são convidados a participar de eventos de gestão, inovação e empreendedorismo: Concurso Nacional Desafio Universitário Empreendedor Sebrae; Concurso Estadual Universitário de Negócios Inovadores Sebrae/SC; Concurso Santander Universidades; Concurso Empreendedorismo Sustentável Isae/FGV; Concurso Belmiro Siqueira e Guerreiro Ramos do CFA, entre outros, conquistando-se diversas premiações de destaque para alunos, professores e para a Univille. São realizados projetos e atendimentos aos alunos, aos incubados do Inovaparq e a empresários da comunidade em consultorias de gestão e de análise da inovação, melhoria e criação de novos negócios. São feitas ações sociais e palestras junto a escolas públicas com o projeto "cresci e agora". São realizadas parcerias e aproximação com instituições externas: Sebrae, Ajorpemi, Acij e outras Universidades.

Desenvolvendo Competências Interpessoais

  • Liandra Pereira, Dr(a), liandra.pereira@hotmail.com
  • Sueli Maria Weiss Rank, MSc, suelirank@gmail.com
  • Jessica Tischner, Graduando, jessicatischner702@gmail.com
  • Camila de Fátima Heiden Zeplin, Graduando, heidencamila@outlook.com
  • Jean Carlo Zeplin, Graduando, jeanzeplin@hotmail.com
  • Edina Elisangela Zellmer Fietz Treml, MSc, edina.f@hotmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, São Bento do Sul, Brasil

Palavras-chave: TEAL - Treinamento Experencial ao Ar Livre, Competências Interpessoais, Aprendizagem Organizacional

A metodologia vivencial de treinamento, também conhecida como TEAL – Treinamento Experencial ao Ar Livre, permite o desenvolvimento de habilidades e competências comportamentais com um índice de aproveitamento superior às metodologias convencionais, caracterizando-se como um método dinâmico, com atividades que oportunizam vivenciar situações análogas ao cotidiano das empresas, para medir e verificar possíveis estratégias, mudanças ou resultados. Essa metodologia configura-se como um treinamento utilizado por empresas no desenvolvimento de competências comportamentais, desencadeando o aprendizado por meio de atividades ao ar livre, vivências por meio de games corporativos e discussões em grupo. No curso de administração, além de formar um profissional competente tecnicamente, o perfil profissiográfico expresso no projeto pedagógico enfatiza o desenvolvimento de habilidades e atitudes, como trabalho em equipe, relacionamento interpessoal, flexibilidade, visão sistêmica, criatividade, dentre outras que precisam ser desenvolvidas durante o curso para que o profissional tenha sucesso. É justamente nessas habilidades e atitudes que o projeto se fundamenta, tendo como objetivo desenvolver competências interpessoais nos gestores de organizações com e sem fins lucrativos do Planalto Norte Catarinense, a fim de melhorar o desempenho e fortalecer lideranças das mesmas. O público alvo são os gestores e líderes de empresas nucleadas da ACISBS – Associação Comercial e Industrial de São Bento do Sul. Inicialmente, foi realizada uma enquete com as empresas participantes com objetivo de diagnosticar as competências a serem trabalhadas com maior ênfase no TEAL, a partir das necessidades por elas identificadas. Os resultados apontaram para as seguintes competências: comunicação, liderança, foco e planejamento, trabalho em equipe, gerenciamento de conflitos, superação de desafios, relacionamento interpessoal, motivação e persuasão, que nortearam o planejamento das atividades a serem realizadas no treinamento. Foram realizados 3 treinamentos experenciais ao ar livre, atendendo 99 pessoas. Como resultados, podem ser destacados, conforme relatado pelos participantes, o conhecimento de si próprio, a melhor compreensão dos outros e a melhor convivência em grupo, que favorecem a obtenção de resultados positivos para as empresas. Em relação ao projeto, a avaliação atingiu a nota de 4,8 (escala de 1 a 5), sendo que todos os participantes recomendariam o treinamento para outras pessoas.

Apoio / Parcerias: ACISBS - Associação Comercial e Industrial de São Bento do Sul

Economia da Cultura: fazendo da economia uma aliada da cultura para o desenvolvimento econômico da microrregião de São Bento do Sul/SC

  • Eliziane Meurer Boing, MSc, liziboing@gmail.com
  • Mariani do Prado, Graduando, mariani.prado96@gmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, São Bento do Sul, Brasil

Palavras-chave: economia da cultura, desenvolvimento econômico, economia

O objetivo da presente pesquisa é “identificar a importância da Economia da Cultura para o desenvolvimento econômico da microrregião de São Bento do Sul”. A chamada “economia da cultura” trata da expressão simbólica da cultura de uma sociedade: são os chamados produtos culturais, materializados na forma de bens, serviços e manifestações culturais (REIS, 2008). Nessa abordagem, as ferramentas da economia são utilizadas com o fim de avaliar a importância econômica da cultura, desta forma defende-se a importância desse tipo de atividade, por sua capacidade de geração de empregos e renda, pelos seus efeitos multiplicadores sobre outros setores da economia e, ainda, pela sua relação com a formação de capital humano, fator determinante do posicionamento de um país/região em uma economia competitiva. Assim, um “ambiente cultural” rico e diversificado pode ser entendido como um insumo ao desenvolvimento regional e suas relações com a economia das localidades. Seguindo esse movimento, sugere-se o estudo da microrregião de São Bento do Sul, que contempla as cidades de São Bento do Sul, Rio Negrinho e Campo Alegre, cidades que apresentam características únicas no sentido do setor cultural, com destaque para suas festas tradicionais e que movimentam a economia em determinados meses do ano, além de envolver diversas facetas do dia a dia dos cidadãos. O que remete ao conceito de Economia da Cultura, esse projeto ainda auxilia na contribuição da ampliação dos estudos atuais em economia da cultura. Sabe-se das dificuldades de mensuração de dados desse setor, por sua grande abrangência e diversidade. O trabalho está organizado de forma a apresentar uma breve definição e delimitação do que se entende por Economia da Cultura e também como esse conceito pode ser utilizado para o desenvolvimento econômico da microrregião de São Bento do Sul. A metodologia adotada para essa pesquisa será realizada por meio de pesquisa bibliográfica descritiva, analisando as mais diversas teorias sobre os assuntos abordados, aprofundando o entendimento teórico e linhas de abordagens, separando as diversas formas de comunicação e buscando contextualizar com os impactos destes no setor cultural. Assim como também será abordado a pesquisa em documentos, websites e nos órgãos públicos (secretárias da cultura ou do desenvolvimento econômico) para identificar os setores culturas da microrregião de São Bento do Sul. A abordagem de pesquisa quantitativa será por meio de questionário aplicados com representantes dos órgãos públicos dispostos a participar, utilizando, como técnica de coleta de dados, a aplicação direta.

Evidenciação contábil de informações relacionadas a custos de saneamento básico à luz da Lei 11.445/2007

  • Regiane Piontkewicz, MSc, rpiontkewicz@gmail.com
  • Olga Chapieski, Graduando, chapieskisbs@gmail.com
  • Andressa Martindal Taisquen, Graduando, andressataisquen123@gmail.com

Palavras-chave: Meio ambiente, Custos, Evidenciação contábil

A preocupação com a conservação do meio ambiente é tema de interesse dos mais variados setores da sociedade, pois o aumento populacional nas cidades, a escassez e o crescente consumo de bens materiais têm contribuído para uma maior geração de resíduos urbanos e consumo de recursos naturais. Assim, em 2007 foi publicada a Lei 11.445, que trata das diretrizes nacionais para o saneamento básico. Dentre outras atribuições, a referida Lei, em seu parágrafo único do artigo 18, remete responsabilidade ao sistema contábil para se adequar a apropriar e distribuir custos dos serviços prestados em conformidade com as diretrizes estabelecidas. Com base nesta premissa, esta pesquisa tem o objetivo de identificar se as demonstrações contábeis das empresas do segmento de Água e Saneamento da BM&FBOVESPA estão apresentando informações em conformidade com a Lei 11.445/2007. Para atingir o objetivo proposto, foram analisadas as demonstrações contábeis de seis empresas, nos últimos 3 anos (2014, 2015 e 2016), coletadas no site da BM&FBOVESPA e divulgadas publicamente no site das próprias empresas. Os resultados preliminares identificam que: todas as empresas possuem estrutura patrimonial semelhante, com um expressivo valor em ativos intangíveis devido aos investimentos relevantes na infraestrutura de concessões; as demonstrações contábeis tradicionais e obrigatórias têm como referência o custo como base de valor, de acordo com os princípios contábeis, portanto, não consideram outros custos (ambientais e sociais) alocados; as informações de custos ambientais e sociais são divulgados em relatórios suplementares às demonstrações contábeis (balanço social, relatório de sustentabilidade, relatórios de gestão e da administração). Assim, aponta-se para uma adequação parcial dos sistemas contábeis das referidas empresas para a alocação e divulgação dos custos integrais relacionados ao saneamento básico.

Metodologias ativas no ensino superior: concepções, práticas e objetos de ensino-aprendizagem.

  • Liandra Pereira, Dr(a), liandra.pereira@hotmail.com
  • Édina Elisangela Fietz Treml , MSc, edina.f@hotmail.com
  • WYLLYAN FAGUNDES, Graduando, wyllyan.fagundes@univille.br
  • JEAN RAFAEL FERREIRA, Graduando, jean.ferreira@condor.ind.br
  • CRISTIANE FERREIRA DE SOUZA, Graduando, cris.sbs90@gmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, São Bento do Sul, Brasil

Palavras-chave: Metodologias Ativas, Processo ensino-aprendizagem, Objetos de ensino

Os desafios no âmbito do ensino têm se ampliado muito, solicitando às universidades e aos professores repensar modelos pedagógicos, superando a mera transmissão, calcada na concepção tradicional de educação. Ultrapassar esse modelo abarca um movimento complexo, pois implica em revisar epistemologias e apropriar novas concepções. Nesse processo, acredita-se que é importante fortalecer ações que contemplem a gradativa implantação do ensino blended a partir de práticas já adotadas pelos professores. Assim, a inovação pedagógica, expressamente focada na concepção de metodologias ativas de aprendizagem, direcionada aos professores atuantes no ensino superior envolve sobremaneira repensar o significado de ensinar e aprender, da profissão e da universidade; fornecendo elementos para gradativamente atribuir novos sentidos à docência. Nessa direção, esse projeto visa mapear e analisar as concepções e práticas pedagógicas envolvendo metodologias ativas nos cursos de graduação da UNIVILLE campus São Bento do Sul, na percepção de docentes, de modo a oferecer referenciais que contribuam para a melhoria na qualidade do ensino e elementos para subsidiar a gestão pedagógica visando a implementar inovações sustentadas nas metodologias ativas. As iniciativas identificadas na pesquisa em curso sinalizam um movimento embrionário de um número ainda restrito de professores no sentido de se apropriar de metodologias ativas e adotá-las em suas práticas pedagógicas, mas em contrapartida há experiências sustentadas e agregadoras em desenvolvimento. Se constatou a manifestação de um número expressivo de professores que revelam interesse em investir em práticas de metodologias ativas, reconhecendo sua contribuição para a qualidade das aulas e o desempenho dos alunos. Os professores afirmam também, que os principais limitadores para sua adesão às metodologias ativas são: necessidade de ampliar a oferta de cursos de profissionalização e atualização sobre as metodologias ativas para instrumentalizá-los, a falta de oportunidades sistemáticas e contínuas para estabelecer trocas de experiências entre pares de profissão, dificuldades desses professores em avaliar o aluno e as exigências e adaptações de planejamento que demanda essa concepção de ensino. Mencionam ainda que na sua percepção, os principais benefícios gerados pela adoção das metodologias ativas abarcam a geração de maior engajamento dos alunos e a configuração de uma aprendizagem mais significativa com ampliação da participação dos alunos. Compreende-se que após consolidados os referenciais obtidos poderão ser compartilhados e favorecer encaminhamentos para um processo ensino-aprendizagem mais significativo e crítico, subsidiando o planejamento de ações e reflexão entre os professores, desdobrando em intervenções mais assertivas no campo da aprendizagem dos alunos e desenvolvimento profissional de seus professores.

Apoio / Parcerias: Fundo de Apoio à Pesquisa da UNIVILLE.

PROJETO DE EMPREENDEDORISMO UNIVILLE-SEBRAE – PEUS

  • Natalie de Borba, Graduando, posso@univille.br
  • Marcelo Leandro de Borba, Dr(a), marcelo.leandro@univille.br
  • Gesiany Bahia, Graduando, posso@univille.br
  • Vanessa de Oliveira Collere, MSc, vanessa.collere@univille.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Empreendedorismo, Educação empreendedora, Inovação

O PEUS foi realizado pelo PEE/POSSO, com o apoio financeiro e institucional do SEBRAE e com o objetivo de: Ampliar fortalecer cultura de empreendedorismo no ambiente acadêmico da Univille, em complemento às ações já desenvolvidas pela instituição. Desde o início das atividades o projeto envolveu 5039 alunos em atividades como o lançamento do projeto, seminários de empreendedorismo, palestras e workshops. Para os professores foram realizadas capacitações de ferramentas como o Bota pra Fazer, Negócio Certo Universitário, Desafio Universitário Empreendedor e Concurso Estadual de Planos de Negócio, além de oficinas de Modelos de Negócio e Design Thinking envolvendo 135 professores. Um resultado importante do projeto foi a publicação do livro CONVERSANDO SOBRE EMPREENDEDORISMO, desenvolvido por 17 professores da instituição e que além do conteúdo didático em empreendedorismo, traz exemplos de empreendedores egressos da Univille. Trata-se da primeira obra escrita por um conjunto de professores da instituição e foi muito bem recebida pela comunidade de empreendedorismo.

Apoio / Parcerias: SEBRAE

Valor percebido no curso, percepção da reputação profissional e identificação com a profissão

  • Liandra Pereira, Dr(a), liandra.pereira@hotmail.com
  • ALESSANDRO MILDE, Graduando, alessandro.milde@univille.br
  • LARISSA ISABEL DIAS, Graduando, larissa.sbs@bol.com.br
  • ANA PAULA ABILINO, Graduando, ana.abilino@univille.net

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, São Bento do Sul, Brasil

Palavras-chave: Percepção de valor, Reputação profissional, Identificação com a profissão

Os cursos de graduação exercem papel de relevância no cenário social e econômico das regiões em que estão instalados, contribuindo para a formação de profissionais atuantes em diferentes áreas profissionais. Mas diante do contexto educacional atual, do perfil imediatista e diferenciado dos acadêmicos, das transformações tecnológicas e da competitividade do mercado educacional brasileiro fica enfatizada a relevância da gestão acadêmica dos cursos investir em qualidade e diferenciais, visando a satisfação dos seus ‘clientes’. Este cenário exige uma mudança de postura da gestão do curso e de seu colegiado frente ao desafio e necessidade de superar dificuldades relacionadas à complexa rede de fatores que convergem ao atendimento das necessidades do mercado de trabalho, projetando os cursos em destaque no cenário educacional, por meio de estratégias de captação e fixação de seus alunos, zelando por sua viabilidade/sustentabilidade financeira. Considerando esses pressupostos, que se aplicam também aos diferentes cursos de graduação em funcionamento na UNIVILLE campus São Bento do Sul, é que se desenvolve a presente de pesquisa, com o objetivo de analisar a percepção de valor dos estudantes no serviço de formação recebido, o nível de identificação destes com a profissão e sua percepção de prestígio/reputação na profissão; oferecendo referenciais com vistas a instrumentalizar a gestão dos referidos cursos. A pesquisa em curso caracteriza-se como de cunho qualitativo e exploratório. Tendo por referência parâmetros sustentados nos construtos teóricos pesquisados, foram aplicados questionários-surveys aos alunos concluintes desses cursos de graduação: com relação à reputação do curso frequentado, 82% o recomendaria favoravelmente e 63% entende que o atendeu suas expectativas, enquanto para 15% as expectativas foram superadas. No atinente ao desempenho profissional, 31% afirma ter assumido maiores responsabilidades laborais a partir do curso frequentado, 18% compreende ter assumido maior visibilidade profissional e 17% expressa ter mais competências desenvolvidas para resolver problemas. Na percepção dos pesquisados fica evidenciada para maioria a identificação com a profissão e o campo de atuação. As informações levantadas serão ofertadas ao colegiado dos cursos envolvidos na pesquisa, favorecendo melhorias no planejamento mais adequado da formação acadêmica e desenvolvimento de ações que poderão gerar maior fixação dos alunos, motivação em relação ao curso e a profissão.

Apoio / Parcerias: Fundo de Apoio à Pesquisa - FAP UNIVILLE.