Área 04 - Ciências Sociais Aplicadas
Índice
- A cidadania e a leitura: uma relação motivada pelo estudo do Direito
- AS COMPETÊNCIAS HUMANAS DOS LÍDERES DE EQUIPE DAS EMPRESAS DE JOINVILLE
- CIRCUITO EMPREENDEDOR
- Desenvolvimento de Banco de Imagens como instrumento de conscientização acerca de questões históricas, estéticas, semióticas e ergonômicas dos ambientes da UNIVILLE
- Ecodesign: otimização da técnica de produção de papel reciclado artesanal reforçado com fibra de bananeira visando maior sustentabilidade no processo e produto
- Economia Doméstica
- Experiência de Educação Semi-Presencial com os Estudantes de Design: Projeto MID 2
- Geração de Renda: Grupo Girassol
- Melhoria na qualidade do atendimento no comércio de São Bento do Sul
- PERCEPÇÃO DA INDÚSTRIA SOBRE OS SEUS PASSIVOS AMBIENTAIS
- Uma abordagem híbrida genético-nebulosa para a programação da produção em empresas metalúrgicas
Resumos
A cidadania e a leitura: uma relação motivada pelo estudo do Direito
- Andréa Maristela Bauer Tamanine, MSc, atamanine@yahoo.com.br
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville
Palavras-chave: Direito, Literatura, Cidadania
O ano de 2007 marcou o quarto ano de execução do projeto de extensão “Direito e Literatura: a criação de um espaço de discussão da cidadania”. Originado em meio à discussão gerada na sala de aula do 1º. ano do curso de Direito da UNIVILLE, em São Bento do Sul, no ano de 2003, trata da garantia de acesso à justiça dada aos brasileiros. A preocupação central que desencadeou a proposta envolveu a complexa relação entre formação de leitores e construção da cidadania, fator que explica a união entre a área do Direito e a Literatura. A proposta teve por objetivo oferecer para alunos de 1.ª série do Ensino Fundamental de escolas públicas, através do recurso da contação de histórias, uma oportunidade de refletir sobre o acesso à justiça em linguagem universal, simples e divertida. O trabalho foi iniciado a partir da leitura e seleção de fábulas que foram discutidas sob a luz dos direitos estabelecidos no caput do artigo 5.º da Constituição Federal Brasileira e algumas garantias fundamentais, como a educação. Para cada história escolhida foram, então, criadas versões adaptadas. Essas versões foram contadas com o uso de diferentes recursos como fantoches, sombras, slides, dramatização etc. As contações são seguidas de atividades como “roda de conversa”, jogos e brincadeiras que visam instigar a reflexão dos próprios alunos quanto ao conteúdo explícito e implícito de cada história. A cada ano, o grupo de trabalho procura renovar tanto as histórias e recursos de contação, quanto as formas de troca e interação com as crianças.Os resultados foram avaliados através da aplicação de questionários aos professores e orientadores educacionais das escolas envolvidas. Procurou-se identificar exemplos – em especial na escola - em que os efeitos do trabalho fossem perceptíveis nas crianças, assim como a partir da observação do grupo durante as aplicações do projeto. Considerou-se, assim, que o trabalho surtiu efeito positivo ao instigar uma visão mais consciente sobre a dinâmica das relações sociais, seja do ponto de vista do grupo ou do indivíduo, baseada no maior conhecimento, respeito e liberdade de escolha quanto às leis e princípios básicos estabelecidos constitucionalmente na democracia brasileira.
Apoio / Parcerias: Prefeitura Municipal de São Bento do Sul, através da Secretaria Municipal de Educação.
AS COMPETÊNCIAS HUMANAS DOS LÍDERES DE EQUIPE DAS EMPRESAS DE JOINVILLE
- Silvia Paes Leme da Motta, MSc, silvia.paes@univille.net
- Márcia de Azevedo Nunes, G, marcia.azevedo.nunes@gmail.com
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville
Palavras-chave: Competências humanas, líderes de equipe, liderança
CIRCUITO EMPREENDEDOR
- GIANCARLO DÉCIMO GRAZZIOTTIN , Graduando, giancarlo@netvision.com.br
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville
Palavras-chave: EMPREENDEDORISMO, COMPETÊNCIAS, INOVAÇÃO
Desenvolvimento de Banco de Imagens como instrumento de conscientização acerca de questões históricas, estéticas, semióticas e ergonômicas dos ambientes da UNIVILLE
- Elenir Carmen Morgenstern, MSc, elenir.m@gmail.com
- Gleber Pieniz, MSc, design@univille.net
- João Eduardo Chagas Sobral, MSc, sobral41@gmail.com
- marli teresinha everling, MSc, meverling@gmail.com
- Dunia Anjos de Freitas, MSc, design@univille.net
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville
Palavras-chave: Imagem, memória, Univille
Ecodesign: otimização da técnica de produção de papel reciclado artesanal reforçado com fibra de bananeira visando maior sustentabilidade no processo e produto
- Debora Barauna, G, dbarauna@univille.br
- Juliana Silveira Anselmo, G, juliana.anselmo@univille.br
- Fernanda do Nascimento Stafford, Graduando, f.nascimento@univille.br
- Marcos do Amaral, Graduando, marcos.krisma@yahoo.com.br
- Eveline Zeferino do Nascimento, Graduando, ezn_mana@yahoo.com.br
- Ana Paula Testa Pezzin, Dr(a), ana.pezzin@univille.br
- Denise Abatti Kasper Silva, Dr(a), dabatti@univille.br
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville
Palavras-chave: Papel reciclado artesanal, Ecodesign, Sustentabilidade
A extensão universitária Mulher com Fibra, em andamento desde 2006, vem buscando exemplificar práticas de desenvolvimento sustentável com a aplicação de resíduos de papel de escritório e de subprodutos da bananicultura para o desenvolvimento de produtos e para a geração de trabalho e renda a mulheres rurais. Entretanto, durante todo o período de repasse da técnica junto às mulheres, foram observados diversos fatores que comprometiam requisitos ambientais e de qualidade do processo, bem como de saúde e segurança das pessoas envolvidas. Assim, por meio do conceito de ecodesign e das ferramentas de gestão, este estudo propôs análises sobre a técnica. Uma das frentes do trabalho foi averiguar a quantidade de água utilizada no processo para apontar propostas de diminuição no consumo e realizar análises quantitativas de acidez, alcalinidade, residual de íons cloreto e sólidos totais no efluente gerado. Essas análises revelaram que é possível reduzir em 20% o consumo total de água no processo, a partir da eliminação parcial das fases nos ciclos de lavagem. A segunda análise foi propor aperfeiçoamento tecnológico ao processo, considerando o desenvolvimento de novos equipamentos que pudessem otimizar a técnica. Para tanto, avaliaram-se as condições de uma oficina de reciclagem de papel artesanal em funcionamento e utilizando o critério desperdício, foi possível identificar alguns equipamentos que poderiam ser incluídos no processo sem descaracterizar o fazer artesanal. A partir disso, com o suporte do software Pro/engineer, desenvolveu-se projetos bi e tridimensionais de um varal, portátil e compacto, para secagem de 60 folhas e de uma pia holandesa para triturar as fibras em menor tempo e melhor qualidade. Por fim, a terceira frente do estudo apurou a qualidade do produto obtido em relação ao seu uso em diferentes sistemas de impressão, tais como: serigrafia, jato de tinta e offset. Os critérios estabelecidos para avaliação das impressões foram: nitidez, absorção e facilidade de aderência pelo sistema usado. Sobre folhas brancas e com 20% e 50% de frações mássicas de fibra de bananeira, algumas com aplicação do revestimento de carboximetilcelulose (CMC), os resultados apontaram que os três tipos de impressão podem ser aplicados em papel reciclado artesanal, independentemente da fração mássica de fibra de bananeira. No entanto, destaca-se a serigrafia como o melhor sistema a ser utilizado. Enfatiza-se ainda que, para proporcionar maior segurança na execução do processo, a implementação do uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) às mulheres rurais foi essencial.
Apoio / Parcerias: Instituto Consulado da Mulher de Joinville; Fundação Municipal de Desenvolvimento Rural 25 de Julho
Economia Doméstica
- Jani Floriano, MSc, jani.floriano@unville.net
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville
Palavras-chave: Economia, Família, Orçamento
O projeto Economia Doméstica é um trabalho que vem sendo executado junto à comunidade de Joinville/SC, e tem por objetivo conciliar a educação teórica dos alunos da UNIVILLE com a prática nas comunidades, apresentando instrumentos de Economia Doméstica e sua utilização. Destaca-se que cabe a universidade o papel relevante, pois sua função está na área de educação não apenas formal, mas também integrando os alunos a comunidade, criando um ambiente de aprendizado contínuo e extraclasse. O projeto desenvolve esta integração com a comunidade, auxiliando na educação de ambos, conscientização sobre a importância da boa administração dos recursos no intuito de possibilitar a otimização dos recursos financeiros e evitar desperdício. A abordagem do tema é através de palestras/oficinas apresentando os benefícios que as famílias podem obter com o orçamento doméstico. Por trabalhar diretamente nas comunidades, o projeto pode ser replicado facilmente, tanto referente às disponibilidades dos alunos e das comunidades, quanto igualmente na questão de custos. O projeto desempenha o caráter sócio-educacional, oportunizando a todo o acesso as informações a cerca do tema.
Apoio / Parcerias: Centro de Educação de Jovens e Adultos – CEJA Diretora Adjunta Profa Maristela Kuhl Rua Alexandre Schlemm, 110 – Bucarein – Joinville/SC ceja05@sed.sc.gov.br Centro de Educação Infantil – Juazez Machado Diretora Maria Hedir Corrêa Rua Armazém, 265 – Petrópolis – Joinville/SC Sociedade Beneficente Amigos para Sempre Sr. Marcelino Alchieri Rua Orestes Guimarães – América – Joinville/SC Escola Estadual Básica Plácido Olimpio de Oliveira Diretora Profa Ana Lúcia I. Hamedt Rua Dom Bosco, 68 – Bom Retiro – Joinville/SC
Experiência de Educação Semi-Presencial com os Estudantes de Design: Projeto MID 2
- Elenir Carmen Morgenstern, MSc, elenir.m@gmail.com
- Marli Teresinha Everling, MSc, meverling@gmail.com
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville
Palavras-chave: Educação semi-presencial, concepções intersubjetivas de conhecimento, Design instrucional
Geração de Renda: Grupo Girassol
- Elenir Morgenstern, MSc, elenir.m@gmail.com
- Marli Everling, MSc, meverling2@gmail.com
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville
Palavras-chave: serigrafia, mulheres, geração de renda
O Projeto de Extensão “Geração de Renda: Grupo Girassol” tem por objetivo principal proporcionar às integrantes do grupo Girassol, constituído de 20 mulheres, cadastradas na Secretaria do Bem Estar Social, acesso a conhecimentos técnicos e estéticos em serigrafia, aplicados ao desenvolvimento de produtos. O grupo é constituído por mulheres de famílias com ganho até meio salário mínimo per capita, entre 18 e 59 anos, sem qualificação profissional e com baixa escolaridade. O projeto (que constitui parceria entre a Univille e a Secretaria do Bem estar Social) investe na qualificação profissional permanente das artesãs, objetivando inserção social das integrantes (pela geração de ocupações produtivas e de renda). A metodologia aplicada neste projeto engloba: oficinas de desenvolvimento da capacidade expressiva (promovendo práticas de estímulo a criatividade e confiança nos próprios meios de expressão); oficinas de ampliação de saberes históricos, técnicos e estéticos relativos à serigrafia (englobando práticas no laboratório de gravuras, visualização de imagens e visitas a serigrafias profissionais); oficinas de serigrafia como ferramenta para o desenvolvimento de produtos (por meio do uso de materiais, instrumentos e equipamentos adequados aos processos serigráficos); oficinas de design gráfico (com foco na valorização da imagem dos produtos criados e no desenvolvimento de embalagens para os mesmos); oficinas de administração (voltadas ao marketing do produto). O projeto está em seu 2º ano de desenvolvimento. Os resultados alcançados, com a primeira turma, foram motivadores, podendo ser destacados: confecção de bolsas(desenvolvidas com refugos de malha, provenientes de empresa regional que considera questões sócio-ambientais); customização de peças de vestuário (produzidas com utilização de roupas, arrecadadas por uma campanha realizada pelos estagiários, na própria Universidade); impressão em toalhas de copa e camisetas (com material adquirido pelo projeto). O grupo de 2007 participou na Semana da Comunidade na Univille com exposição e venda de seus produtos. Na segunda etapa do projeto (2008), objetiva-se mobilização para constituição de uma cooperativa que organize a produção e viabilize sua comercialização.
Melhoria na qualidade do atendimento no comércio de São Bento do Sul
- SUELI MARIA WEISS RANK , MSc, suelirank@brturbo.com.br
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville
Palavras-chave: Atendimento , Comércio, Qualidade
Apoio / Parcerias: Câmara de Dirigentes Lojistas de São Bento do Sul Sindicato do Comércio de São Bento do Sul
PERCEPÇÃO DA INDÚSTRIA SOBRE OS SEUS PASSIVOS AMBIENTAIS
- Mariluci Neis Carelli, Dr(a), mariluci@univille.net
- Andreia Talita dos Santos, Graduando, andreia.thalita@gmail.com
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville
Palavras-chave: GESTÃO AMBIENTAL, AMBIENTE, PASSIVOS AMBIENTAIS
Uma abordagem híbrida genético-nebulosa para a programação da produção em empresas metalúrgicas
- Raul Landmann, Dr(a), raul.landmann@univille.net
- Evandro Bittencourt, Dr(a), ebitt@univille.edu.br
- Edson Wilson Torrens, MSc, edson.wilson@univille.net
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville
Palavras-chave: Programação da produção, Setor de fundição, Sistemas híbridos
Este trabalho apresenta a continuidade das pesquisas desenvolvidas pelos autores para a programação da produção em empresas metalúrgicas do setor de fundição, para o problema da programação conjunta da moldagem e da fusão. Já foram desenvolvidas soluções utilizando a Lógica Fuzzy e o Algoritmo Genético, e como se percebeu que havia ainda potencial para a melhoria dos resultados, foi criado um modelo híbrido combinando estas duas técnicas. São apresentados os principais conceitos adotados no modelo híbrido, os critérios e os resultados obtidos com a utilização de uma ferramenta desenvolvida