Área 04 - Ciências Sociais Aplicadas

Índice

  1. A cidadania e a leitura: uma relação motivada pelo estudo do Direito
  2. AS COMPETÊNCIAS HUMANAS DOS LÍDERES DE EQUIPE DAS EMPRESAS DE JOINVILLE
  3. CIRCUITO EMPREENDEDOR
  4. Desenvolvimento de Banco de Imagens como instrumento de conscientização acerca de questões históricas, estéticas, semióticas e ergonômicas dos ambientes da UNIVILLE
  5. Ecodesign: otimização da técnica de produção de papel reciclado artesanal reforçado com fibra de bananeira visando maior sustentabilidade no processo e produto
  6. Economia Doméstica
  7. Experiência de Educação Semi-Presencial com os Estudantes de Design: Projeto MID 2
  8. Geração de Renda: Grupo Girassol
  9. Melhoria na qualidade do atendimento no comércio de São Bento do Sul
  10. PERCEPÇÃO DA INDÚSTRIA SOBRE OS SEUS PASSIVOS AMBIENTAIS
  11. Uma abordagem híbrida genético-nebulosa para a programação da produção em empresas metalúrgicas

Resumos

A cidadania e a leitura: uma relação motivada pelo estudo do Direito

  • Andréa Maristela Bauer Tamanine, MSc, atamanine@yahoo.com.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Direito, Literatura, Cidadania

O ano de 2007 marcou o quarto ano de execução do projeto de extensão “Direito e Literatura: a criação de um espaço de discussão da cidadania”. Originado em meio à discussão gerada na sala de aula do 1º. ano do curso de Direito da UNIVILLE, em São Bento do Sul, no ano de 2003, trata da garantia de acesso à justiça dada aos brasileiros. A preocupação central que desencadeou a proposta envolveu a complexa relação entre formação de leitores e construção da cidadania, fator que explica a união entre a área do Direito e a Literatura. A proposta teve por objetivo oferecer para alunos de 1.ª série do Ensino Fundamental de escolas públicas, através do recurso da contação de histórias, uma oportunidade de refletir sobre o acesso à justiça em linguagem universal, simples e divertida. O trabalho foi iniciado a partir da leitura e seleção de fábulas que foram discutidas sob a luz dos direitos estabelecidos no caput do artigo 5.º da Constituição Federal Brasileira e algumas garantias fundamentais, como a educação. Para cada história escolhida foram, então, criadas versões adaptadas. Essas versões foram contadas com o uso de diferentes recursos como fantoches, sombras, slides, dramatização etc. As contações são seguidas de atividades como “roda de conversa”, jogos e brincadeiras que visam instigar a reflexão dos próprios alunos quanto ao conteúdo explícito e implícito de cada história. A cada ano, o grupo de trabalho procura renovar tanto as histórias e recursos de contação, quanto as formas de troca e interação com as crianças.Os resultados foram avaliados através da aplicação de questionários aos professores e orientadores educacionais das escolas envolvidas. Procurou-se identificar exemplos – em especial na escola - em que os efeitos do trabalho fossem perceptíveis nas crianças, assim como a partir da observação do grupo durante as aplicações do projeto. Considerou-se, assim, que o trabalho surtiu efeito positivo ao instigar uma visão mais consciente sobre a dinâmica das relações sociais, seja do ponto de vista do grupo ou do indivíduo, baseada no maior conhecimento, respeito e liberdade de escolha quanto às leis e princípios básicos estabelecidos constitucionalmente na democracia brasileira.

Apoio / Parcerias: Prefeitura Municipal de São Bento do Sul, através da Secretaria Municipal de Educação.

AS COMPETÊNCIAS HUMANAS DOS LÍDERES DE EQUIPE DAS EMPRESAS DE JOINVILLE

  • Silvia Paes Leme da Motta, MSc, silvia.paes@univille.net
  • Márcia de Azevedo Nunes, G, marcia.azevedo.nunes@gmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Competências humanas, líderes de equipe, liderança

Esta pesquisa teve como objetivo identificar os comportamentos necessários para um líder de equipe eficaz, relacionando e descrevendo suas principais competências e habilidades humanas. Inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre o tema abordando conceitos atuais de liderança, estilos de liderança, diferença entre chefia e liderança, inteligência emocional do líder, competências e habilidades .Posteriormente uma pesquisa de campo, realizada em duas etapas, primeiramente com líderes de equipe da Univille e depois com gerentes e representantes de recursos humanos de empresas de Joinville. O principal instrumento utilizado foi um questionário, com perguntas relativas a caracterização do líder ( sexo, idade, escolaridade, tempo de cargo, tamanho da equipe, e treinamentos e cursos de atualização realizados) , uma pergunta aberta sobre as competências mais importantes para o líder da equipe e uma parte final objetiva com 28 competências listadas para serem enumeradas por ordem de importância. A coleta de dados foi feita na Univille manualmente e nas empresas selecionadas realizada a distância via e.mail.. Concluindo, esta pesquisa apresenta como resultado principal à descrição das diferentes competências e habilidades para o exercício da liderança relacionadas por categorias e tabelas com percentuais relativos a importância deste aspecto no desempenho da função. As competências humanas consideradas mais relevantes foram: integridade, inspirar confiança comunicação, poder de decisão, valorizar e oferecer oportunidade de desenvolver pessoas, capacidade de administrar tensões, estar aberto às mudanças, capacidade de aprender, ter autocontrole, e gestão de pessoas.

CIRCUITO EMPREENDEDOR

  • GIANCARLO DÉCIMO GRAZZIOTTIN , Graduando, giancarlo@netvision.com.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: EMPREENDEDORISMO, COMPETÊNCIAS, INOVAÇÃO

A cultura empreendedora tem se disseminado por todo o mundo com extrema rapidez, e as instituições de ensino superior e organizações ligadas aos setores de pesquisa e desenvolvimento apresentam grande participação nesse processo. As literaturas atuais definem empreendedorismo como um processo de renovação pessoal e organizacional, que traz inúmeros benefícios sociais e econômicos. O Circuito Empreendedor visou desenvolver a cultura empreendedora no acadêmico do Curso de Administração, motivando-o e estimulando-o, tanto para que tivesse uma atitude empreendedora na área que escolheu atuar, quanto para abrir o seu próprio negócio. Em 2007, 140 acadêmicos tiveram a oportunidade de desenvolver suas competências empreendedoras por meio de vivências, cursos e assessorias. Como benefícios do projeto podem ser destacados: o encaminhamento dos acadêmicos para a busca da realização pessoal significa agregar valor em sua formação; quanto mais se incentivar o empreendedorismo, maior será a contribuição para o desenvolvimento econômico e sustentabilidade local; a oportunidade de reorientar o ensino brasileiro para a formação de empreendedores e não de empregados. A metodologia adotada partiu da premissa que o aprendizado do empreendedorismo devia levar em consideração que as experiências vivenciadas pelos acadêmicos fariam com que eles desenvolvessem novas atitudes, capacidades de atuar e de resolver problemas. Como pressupostos dos trabalhos entendeu-se que: os acadêmicos eram capazes de definir seus objetivos de crescimento; o processo de ensino – aprendizagem deveria procurar despertar as forças positivas que existia dentro de cada um; o empreendedorismo não era uma ciência, e sim um processo de aprendizagem. Como características do processo de aprendizagem seguiram-se: envolvimento pessoal (aspectos afetivos e cognitivos deveriam ser envolvidos no evento da aprendizagem); auto-iniciação (um senso de descoberta deveria vir de dentro do acadêmico); profundidade (a aprendizagem influi no comportamento, nas atitudes, talvez até na personalidade do acadêmico); avaliação pelo acadêmico (o acadêmico é quem poderia melhor determinar se a experiência estaria atendendo suas necessidades); a essência é o significado (quando a aprendizagem experimental ocorre, seu significado se torna incorporado na experiência total); os “quatro pilares da educação” (aprender a saber, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser). Como base conceitual utilizou-se as características pessoais do empreendedor de McClelland (1969) e as virtudes de apoio e superiores de Cunha (1997). Acredita-se que os mais de 50 Planos de Negócios que estão sendo desenvolvidos nos Trabalhos de Conclusão de Estágio do Curso de Administração da Univille, no corrente ano, já seja uma resposta à iniciativa de 2007.

Desenvolvimento de Banco de Imagens como instrumento de conscientização acerca de questões históricas, estéticas, semióticas e ergonômicas dos ambientes da UNIVILLE

  • Elenir Carmen Morgenstern, MSc, elenir.m@gmail.com
  • Gleber Pieniz, MSc, design@univille.net
  • João Eduardo Chagas Sobral, MSc, sobral41@gmail.com
  • marli teresinha everling, MSc, meverling@gmail.com
  • Dunia Anjos de Freitas, MSc, design@univille.net

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Imagem, memória, Univille

O projeto IMABAN visou estabelecer uma análise histórica, estética, semiótica e ergonômica, dos ambientes internos e externos da Univille, apoiando-se em registro visual organizado em forma de 'banco de imagens'. Tal intenção apoiou-se no entendimento que o desenvolvimento de registros de qualidade, por meio de tecnologias digitais, acerca da história/memória visual da Univille contribuiria com todos os setores da Univille facilitando a pesquisa histórica, promovendo a visibilidade global instantânea da instituição e possibilitando maior precisão na análise acerca da evolução histórica da Univille. No decorrer do estudo foi estruturado um banco de imagens a partir do qual se estruturam análises semióticas/estéticas e ergonômicas. A organização do banco de imagens envolveu dois momentos: O resgate das imagens arquivadas pelo memorial da UNIVILLE por meio da digitalização e a produção de imagens novas considerando o contexto atual da instituição. Acredita-se que o banco de imagens pode contribuir com, o marketing da instituição, a melhoria estético-visual dos ambientes e a revisão de questões de ergonomia visual e física, no tangente a circulação pelo ambiente físico, sinalização e acessibilidade. Como resultado concreto do projeto, além do banco de imagens, tem-se ainda a realização de uma exposição realizada com a participação das equipes do memorial da UNIVILLE e do projeto IMABAN

Ecodesign: otimização da técnica de produção de papel reciclado artesanal reforçado com fibra de bananeira visando maior sustentabilidade no processo e produto

  • Debora Barauna, G, dbarauna@univille.br
  • Juliana Silveira Anselmo, G, juliana.anselmo@univille.br
  • Fernanda do Nascimento Stafford, Graduando, f.nascimento@univille.br
  • Marcos do Amaral, Graduando, marcos.krisma@yahoo.com.br
  • Eveline Zeferino do Nascimento, Graduando, ezn_mana@yahoo.com.br
  • Ana Paula Testa Pezzin, Dr(a), ana.pezzin@univille.br
  • Denise Abatti Kasper Silva, Dr(a), dabatti@univille.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Papel reciclado artesanal, Ecodesign, Sustentabilidade

A extensão universitária Mulher com Fibra, em andamento desde 2006, vem buscando exemplificar práticas de desenvolvimento sustentável com a aplicação de resíduos de papel de escritório e de subprodutos da bananicultura para o desenvolvimento de produtos e para a geração de trabalho e renda a mulheres rurais. Entretanto, durante todo o período de repasse da técnica junto às mulheres, foram observados diversos fatores que comprometiam requisitos ambientais e de qualidade do processo, bem como de saúde e segurança das pessoas envolvidas. Assim, por meio do conceito de ecodesign e das ferramentas de gestão, este estudo propôs análises sobre a técnica. Uma das frentes do trabalho foi averiguar a quantidade de água utilizada no processo para apontar propostas de diminuição no consumo e realizar análises quantitativas de acidez, alcalinidade, residual de íons cloreto e sólidos totais no efluente gerado. Essas análises revelaram que é possível reduzir em 20% o consumo total de água no processo, a partir da eliminação parcial das fases nos ciclos de lavagem. A segunda análise foi propor aperfeiçoamento tecnológico ao processo, considerando o desenvolvimento de novos equipamentos que pudessem otimizar a técnica. Para tanto, avaliaram-se as condições de uma oficina de reciclagem de papel artesanal em funcionamento e utilizando o critério desperdício, foi possível identificar alguns equipamentos que poderiam ser incluídos no processo sem descaracterizar o fazer artesanal. A partir disso, com o suporte do software Pro/engineer, desenvolveu-se projetos bi e tridimensionais de um varal, portátil e compacto, para secagem de 60 folhas e de uma pia holandesa para triturar as fibras em menor tempo e melhor qualidade. Por fim, a terceira frente do estudo apurou a qualidade do produto obtido em relação ao seu uso em diferentes sistemas de impressão, tais como: serigrafia, jato de tinta e offset. Os critérios estabelecidos para avaliação das impressões foram: nitidez, absorção e facilidade de aderência pelo sistema usado. Sobre folhas brancas e com 20% e 50% de frações mássicas de fibra de bananeira, algumas com aplicação do revestimento de carboximetilcelulose (CMC), os resultados apontaram que os três tipos de impressão podem ser aplicados em papel reciclado artesanal, independentemente da fração mássica de fibra de bananeira. No entanto, destaca-se a serigrafia como o melhor sistema a ser utilizado. Enfatiza-se ainda que, para proporcionar maior segurança na execução do processo, a implementação do uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) às mulheres rurais foi essencial.

Apoio / Parcerias: Instituto Consulado da Mulher de Joinville; Fundação Municipal de Desenvolvimento Rural 25 de Julho

Economia Doméstica

  • Jani Floriano, MSc, jani.floriano@unville.net

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Economia, Família, Orçamento

O projeto Economia Doméstica é um trabalho que vem sendo executado junto à comunidade de Joinville/SC, e tem por objetivo conciliar a educação teórica dos alunos da UNIVILLE com a prática nas comunidades, apresentando instrumentos de Economia Doméstica e sua utilização. Destaca-se que cabe a universidade o papel relevante, pois sua função está na área de educação não apenas formal, mas também integrando os alunos a comunidade, criando um ambiente de aprendizado contínuo e extraclasse. O projeto desenvolve esta integração com a comunidade, auxiliando na educação de ambos, conscientização sobre a importância da boa administração dos recursos no intuito de possibilitar a otimização dos recursos financeiros e evitar desperdício. A abordagem do tema é através de palestras/oficinas apresentando os benefícios que as famílias podem obter com o orçamento doméstico. Por trabalhar diretamente nas comunidades, o projeto pode ser replicado facilmente, tanto referente às disponibilidades dos alunos e das comunidades, quanto igualmente na questão de custos. O projeto desempenha o caráter sócio-educacional, oportunizando a todo o acesso as informações a cerca do tema.

Apoio / Parcerias: Centro de Educação de Jovens e Adultos – CEJA Diretora Adjunta Profa Maristela Kuhl Rua Alexandre Schlemm, 110 – Bucarein – Joinville/SC ceja05@sed.sc.gov.br Centro de Educação Infantil – Juazez Machado Diretora Maria Hedir Corrêa Rua Armazém, 265 – Petrópolis – Joinville/SC Sociedade Beneficente Amigos para Sempre Sr. Marcelino Alchieri Rua Orestes Guimarães – América – Joinville/SC Escola Estadual Básica Plácido Olimpio de Oliveira Diretora Profa Ana Lúcia I. Hamedt Rua Dom Bosco, 68 – Bom Retiro – Joinville/SC

Experiência de Educação Semi-Presencial com os Estudantes de Design: Projeto MID 2

  • Elenir Carmen Morgenstern, MSc, elenir.m@gmail.com
  • Marli Teresinha Everling, MSc, meverling@gmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Educação semi-presencial, concepções intersubjetivas de conhecimento, Design instrucional

O projeto MID está em seu terceiro ano de desenvolvimento e seu principal objetivo refere-se à investigação, a nível prático e teórico, e desenvolvimento de material virtual de apoio às práticas de educação a distância (desenvolvidas no curso de Design da Univille em caráter semi-presencial, utilizando-se os 20 por cento da carga horária respaldados pela legislação nacional vigente). Para isso em 2006 e 2007 foram realizadas investigações para fundamentar a aproximação de professores e alunos do curso de design da Univille de atividades semi-presenciais com o apoio de Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) disponibilizadas pelo Ambiente Virtual (AVA) da Univille. Como resultado desta etapa delineou-se o perfil dos alunos e professores do curso de Design da Univille e produziu-se conteúdo de orientação a preparação de material didático de apoio a atividades semi-presenciais do curso que está sendo disponibilizando por meio de midias virtuais e impressas. O desenvolvimento deste material apoiou-se nas teorias de design instrucional e nas concepções intersubjetivas do conhecimento. Acredita-se que estes resultados contribuirão para a abordagem de conteúdos sintonizados com o perfil cognitivo e com os valores de expressão verbal e visual dos estudantes de Design. O desenvolvimento do projeto tem respaldo nas seguintes situações: pelo interesse do departamento de Design em capacitar seu corpo docente, para práticas de Educação a Distância; pela intenção da Univille em implantar um modelo de reorganização do espaço presencial de aprendizagem, adequado às mídias tecnológicas; pela carência de material de apoio as práticas pedagógicas a distância; pela necessidade de atualização da Univille, e por conseguinte do curso de Design, no tangente às possibilidades tecnológica contemporâneas aplicadas à educação.

Geração de Renda: Grupo Girassol

  • Elenir Morgenstern, MSc, elenir.m@gmail.com
  • Marli Everling, MSc, meverling2@gmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: serigrafia, mulheres, geração de renda

O Projeto de Extensão “Geração de Renda: Grupo Girassol” tem por objetivo principal proporcionar às integrantes do grupo Girassol, constituído de 20 mulheres, cadastradas na Secretaria do Bem Estar Social, acesso a conhecimentos técnicos e estéticos em serigrafia, aplicados ao desenvolvimento de produtos. O grupo é constituído por mulheres de famílias com ganho até meio salário mínimo per capita, entre 18 e 59 anos, sem qualificação profissional e com baixa escolaridade. O projeto (que constitui parceria entre a Univille e a Secretaria do Bem estar Social) investe na qualificação profissional permanente das artesãs, objetivando inserção social das integrantes (pela geração de ocupações produtivas e de renda). A metodologia aplicada neste projeto engloba: oficinas de desenvolvimento da capacidade expressiva (promovendo práticas de estímulo a criatividade e confiança nos próprios meios de expressão); oficinas de ampliação de saberes históricos, técnicos e estéticos relativos à serigrafia (englobando práticas no laboratório de gravuras, visualização de imagens e visitas a serigrafias profissionais); oficinas de serigrafia como ferramenta para o desenvolvimento de produtos (por meio do uso de materiais, instrumentos e equipamentos adequados aos processos serigráficos); oficinas de design gráfico (com foco na valorização da imagem dos produtos criados e no desenvolvimento de embalagens para os mesmos); oficinas de administração (voltadas ao marketing do produto). O projeto está em seu 2º ano de desenvolvimento. Os resultados alcançados, com a primeira turma, foram motivadores, podendo ser destacados: confecção de bolsas(desenvolvidas com refugos de malha, provenientes de empresa regional que considera questões sócio-ambientais); customização de peças de vestuário (produzidas com utilização de roupas, arrecadadas por uma campanha realizada pelos estagiários, na própria Universidade); impressão em toalhas de copa e camisetas (com material adquirido pelo projeto). O grupo de 2007 participou na Semana da Comunidade na Univille com exposição e venda de seus produtos. Na segunda etapa do projeto (2008), objetiva-se mobilização para constituição de uma cooperativa que organize a produção e viabilize sua comercialização.

Melhoria na qualidade do atendimento no comércio de São Bento do Sul

  • SUELI MARIA WEISS RANK , MSc, suelirank@brturbo.com.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Atendimento , Comércio, Qualidade

Para atender, satisfazer e superar as expectativas dos clientes, é imprescindível oferecer uma proposta de valor para os clientes. É essencial relaciornar-se com o cliente; descobrir suas expectativas e necessidades, antes mesmo de ele as identificar e prover a organização com motivação, integração e produtividade. Devido a dificuldade das pequenas empresas de oferecer valor aos seus clientes, e o comércio de São Bento do sul, é composto, na sua maioria por pequenas empresas é que se optou por diagnosticar o nível de qualidade do atendimento do comércio de São Bento do Sul e propor uma sistemática para otimização e melhoria desse atendimento, aumentando assim as vendas e a satisfação dos clientes e comerciantes. O projeto contempla a realização de pesquisa quantitativa de marketing, tabulação, tratamento estatístico e análise dos dados para obter embasamento para propor um plano de ação que possibilite a capacitação dos comerciantes da cidade nos pontos a serem otimizados. A realização desse plano de ação, juntamente com o comércio que, por se focado e coerente com a realidade local, busca um nível otimizado de resultados. Devido a necessidade, levantada pelos parceiros da realização de um censo ao invés de uma amostra por não existirem dados concretos e fidedignos sobre o comércio o projeto se extendeu. Até o momento foram pesquisados 150 estabelecimentos comerciais, 130 funcionários e 50 consumidores finais. Os resultados são interessantes pois mostram que as empresas fornecem uma média de 12 horas anuais de treinamento, o que consideram baixo. Os comerciantes alegam falta de recursos e horário incompatível com a sua atividade como dificuldades para aumentar o treinamento. Tanto comerciantes quanto funcionários acenaram positivamente para treinamentos na área de atendimento. Sobre a satisfação dos clientes existe uma divergência: os comerciantes e funcionários acreditam que os clientes estão satisfeitos com o atendimento, mas o mesmo não é corroborado com a mesma ênfase pelos consumidores finais. Essa diverência merece ser melhor compreendida, bem como outras questões levantadas na pesquisa. Percebemos até aqui que as informações levantadas serão de grande utilidade para proporcionar uma oferta de valor para os clientes por parte do Comércio de São Bento do Sul.

Apoio / Parcerias: Câmara de Dirigentes Lojistas de São Bento do Sul Sindicato do Comércio de São Bento do Sul

PERCEPÇÃO DA INDÚSTRIA SOBRE OS SEUS PASSIVOS AMBIENTAIS

  • Mariluci Neis Carelli, Dr(a), mariluci@univille.net
  • Andreia Talita dos Santos, Graduando, andreia.thalita@gmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: GESTÃO AMBIENTAL, AMBIENTE, PASSIVOS AMBIENTAIS

Nos diversos ramos da indústria existe a geração de passivos ambientais, desde a aquisição da matéria prima, o processo produtivo, até seu produto final já adquirido pelo consumidor. Estes passivos são de inteira responsabilidade da indústria geradora, são impactos causados ao meio ambiente e que podem afetar solo, água e ar de forma irrecuperável. Esta pesquisa tem por objetivo a análise da percepção das indústrias, nos principais ramos industriais da região da baía da Babitonga, com relação aos seus impactos, riscos e passivos ambientais. Os resultados apontam que a maior parte das indústrias possui controle de suas atividades poluidoras apenas para cumprir a legislação, e não pela conscientização de que hoje é necessário que as indústrias tomem iniciativas para que seus impactos ao meio ambiente sejam o menor possível e que haja a preservação de ecossistemas como a exuberante baía da Babitonga.

Uma abordagem híbrida genético-nebulosa para a programação da produção em empresas metalúrgicas

  • Raul Landmann, Dr(a), raul.landmann@univille.net
  • Evandro Bittencourt, Dr(a), ebitt@univille.edu.br
  • Edson Wilson Torrens, MSc, edson.wilson@univille.net

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Programação da produção, Setor de fundição, Sistemas híbridos

Este trabalho apresenta a continuidade das pesquisas desenvolvidas pelos autores para a programação da produção em empresas metalúrgicas do setor de fundição, para o problema da programação conjunta da moldagem e da fusão. Já foram desenvolvidas soluções utilizando a Lógica Fuzzy e o Algoritmo Genético, e como se percebeu que havia ainda potencial para a melhoria dos resultados, foi criado um modelo híbrido combinando estas duas técnicas. São apresentados os principais conceitos adotados no modelo híbrido, os critérios e os resultados obtidos com a utilização de uma ferramenta desenvolvida em linguagem VBA no Microsoft Excel. O modelo híbrido revelou a vantagem de permitir uma solução melhor que a obtida com a Lógica Fuzzy, porém com tempo de processamento de dados significativamente inferior ao requerido pelo Algoritmo Genético, que demonstrou o melhor resultado no que se refere à função objetivo. Ficou evidente a vantagem de utilizar uma ou outra metodologia, dependendo das circunstâncias do ambiente operacional da fundição.