Área 04 - Ciências Sociais Aplicadas

Índice

  1. Impactos socioeconômicos que os eventos provocam em Joinville – SC e na imagem do destino.
  2. A contribuição dos métodos quantitativos para a análise estratégica de custos
  3. Coaching em grupos: uma perspectiva para fortalecer o autoconhecimento e as escolhas profissionais dos alunos do ensino médio
  4. Demandas e perspectivas para atualização do Curso de Administração da UNIVILLE: um estudo sob a ótica de alunos concluintes e egressos.
  5. Estudo dos impactos dos eventos para a cidade de Joinville – SC.
  6. Os Impactos socioeconômicos do Congresso de Ortopedia e Traumatologia em Joinville.

Resumos

Impactos socioeconômicos que os eventos provocam em Joinville – SC e na imagem do destino.

  • Paula Costi, Graduando, paularegina15@gmail.com
  • Yoná da Silva Dalonso, Dr(a), yona.dalonso@univille.br
  • Elaine Borges Scalabrini , MSc, elaine.scalabrini@univille.br
  • Yoná da Silva Dalonso, Dr(a), yona.dalonso@univille.br

Palavras-chave: turismo, eventos e negócios, Joinville

Em estudo feito pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo e pela Universidade de Oxford o Brasil tem a maior previsão de crescimento do turismo: em 2024 devem ser gerados R$ 700 milhões do PIB, além de empregos para 10,6 milhões de pessoas (EMBRATUR, 2014; MINISTÉRIO DO TURISMO, 2014). Neste cenário de crescimento, o turismo de negócios e eventos merece destaque por poder beneficiar uma cidade nos aspectos econômicos e socioculturais, além de ser uma maneira de manter o funcionamento dos equipamentos turísticos em períodos de baixa estação. Joinville tem se consolidado no segmento de turismo de negócios e eventos, criando mais espaços de qualidade. Entretanto, para a captação dos eventos, é importante explicitar que o município não tem uma imagem turística consolidada e não foi identificado estudos que revelem a opinião dos visitantes quanto à imagem de Joinville, tampouco a mensuração dos impactos. Para o estudo proposto que teve como objetivo avaliar os impactos socioeconômicos dos eventos e a percepção dos participantes destes em relação à imagem do destino, propôs-se uma pesquisa de abordagem mista: para a qualitativa foram aplicadas entrevistas com atores diretamente envolvidos com a captação e organização dos eventos, uma análise de documentos relacionados ao turismo e eventos em Joinville e uma avaliação diagnóstica dos atrativos e equipamentos do município. Para a quantitativa foram aplicados questionários para identificar os impactos socioeconômicos gerados pelos eventos, bem como o perfil dos participantes do evento realizado. A amostra a ser coletada foi calculada para cada evento com base no número previsto de participantes, mantendo a margem de erro em 4% e nível de confiança de 95%. Este relato atenta-se especificamente ao maior Festival de Dança do Mundo, realizado durante o mês de julho em Joinville. Durante o evento foram entrevistados 393 participantes; destes 70% pernoitaram em Joinville para participar do evento. Também, 76% dos participantes eram mulheres entre 16 e 20 anos. A maioria (51%) já tinha viajado à Joinville antes. Em relação à imagem de Joinville os resultados foram positivos com 54% de respostas com melhora após a viagem e 31% manteve positiva. 98% das pessoas têm intenção de retornar e indicariam Joinville. Ressalta-se que estes resultados são preliminares e que outros dados ainda estão sendo analisados para as devidas conclusões do estudo.

Apoio / Parcerias: Joinville e Região Convention & Visitors Bureau

A contribuição dos métodos quantitativos para a análise estratégica de custos

  • Regiane Piontkewicz, MSc, rpiontkewicz@gmail.com
  • Tainara Kwitschal, Graduando, tainara.kwitschal@gmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, São Bento do Sul, Brasil

Palavras-chave: Contabilidade de custos, Métodos quantitativos, estatística

O uso de métodos quantitativos possibilita a solução de uma grande variedade de problemas, nas mais diversas áreas, incluindo a contabilidade de custos, a qual tem desafiado contadores e analistas que buscam soluções para apurações e previsões. Diante deste cenário, a presente pesquisa tem o objetivo principal de identificar como as técnicas estatísticas podem contribuir com a análise estratégica de custos. Para tanto, foi adotada como estratégia a pesquisa bibliográfica. Os dados foram coletados nos anais das últimas cinco edições do Congresso Brasileiro de Custos (2011, 2012, 2013, 2014 e 2015), mais especificamente da temática “Métodos quantitativos aplicados à gestão de custos”, totalizando 73 artigos analisados. As técnicas estatísticas usadas nos artigos foram categorizadas em: Descritiva, Regressão e Correlação, Análise Multivariada e Inferência estatística. Observa-se uma crescente publicação de artigos nessa temática com o passar dos anos. Apesar de a estatística descritiva ser a técnica mais empregada, as técnicas mais complexas têm aparecido cada vez mais nos trabalhos científicos. A complexidade e diversidade do uso da Análise multivariada, Inferências estatísticas e Regressão e correlação tem estado cada vez mais presente, demonstrando que as técnicas estatísticas podem contribuir com o aperfeiçoamento dos modelos da contabilidade de custos (absorção, variável, ABC, UEP, dentre outros), o que permite concluir que os estudos interdisciplinares devem ser estimulados nos cursos de ciências contábeis. Desta maneira, será possível esta ciência suprir a necessidade das empresas, que precisam de uma contabilidade de custos com informações assertivas para tomarem decisões e se manterem no mercado.

Coaching em grupos: uma perspectiva para fortalecer o autoconhecimento e as escolhas profissionais dos alunos do ensino médio

  • Liandra Pereira, Dr(a), liandra.pereira@hotmail.com
  • Karine Neidert, Graduando, kneiderdt@gmail.com
  • Sueli Maria Weiss Rank, MSc, suelirank@gmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, São Bento do Sul, Brasil

Palavras-chave: Coaching, Escolhas Profissionais, Compartilhamento de Experiências

O conceito de Coaching tem assumido nos últimos anos abrangência em diferentes setores, embora sua relevância maior ainda se dirija ao âmbito empresarial e esportivo. Constitui-se numa metodologia para potencializar a conquista de grandes resultados pessoais e profissionais, pois oferece as ferramentas, modelos e técnicas que permitem com que as pessoas se conectem com seus objetivos, gerando ações e resultados específicos. Estimulando habilidades pessoais antes inoperantes para a superação de obstáculos para o alcance de objetivos, explorando o máximo do potencial criativo, intelectual e emocional das pessoas. Essas premissas e concepções podem ser ampliadas e além do programa individual de Coaching, no seu formato tradicional, existe o programa direcionado a grupos de Coaching, o qual mesmo resguardando metodologia semelhante se organiza considerando a interação e o partilhamento de experiências. Tendo por referência a importância do papel desempenhado pelo grupo o Coaching em Grupo combina sessões de Coaching e a dinâmica de sessões em grupo, permitindo que os participantes entendam que não são os únicos que têm problemas, gerando compromisso coletivo de transformação de performance e estímulo extra para alavancar os seus resultados. Nesta metodologia se estabelece um processo de desenvolvimento que estimula aprendizagem coletiva através deste espaço de reflexão: a reflexão em grupo acelera o processo de desenvolvimento individual e aquele participante que individualmente dá o primeiro salto, também contribui para a evolução do grupo. Assim, este projeto de extensão oferece um programa de Coaching em grupos visando à construção e o aperfeiçoamento do perfil pessoal e profissional dos alunos vinculados ao 3º ano do ensino médio da rede pública por meio do desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes, buscando subsidiá-los e instrumentalizá-los para inserção no mercado de trabalho. A intenção é associar as contribuições que a metodologia do Coaching pode oferecer aos alunos do 3º ano de ensino médio às necessidades e desafios inerentes a esta fase, envolvendo a complexidade de eventos específicos da adolescência e a dificuldade de eleger um campo de atuação profissional, inserir-se no mercado de trabalho e definir o início da vida acadêmica.
O projeto de extensão em desenvolvimento contempla 41 alunos e pretende auxiliar no desenvolvimento e realização dos participantes em suas trajetórias pessoais e profissionais, possibilitando que os alunos possam utilizar, numa escala muito maior, seus recursos pessoais, sua capacidade de criar, resolver problemas e produzir resultados com muito mais qualidade e maior rapidez.

Apoio / Parcerias: Projeto financiado pelo Fundo de Apoio à Extensão da UNIVILLE.

Demandas e perspectivas para atualização do Curso de Administração da UNIVILLE: um estudo sob a ótica de alunos concluintes e egressos.

  • Liandra Pereira, Dr(a), liandra.pereira@hotmail.com
  • Alessandro Milde, Graduando, alessandromilde@gmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, São Bento do Sul, Brasil

Palavras-chave: Curso de Administração, Demandas e perspectivas, Atualização curricular

O Curso de Administração assume pronunciado aspecto prático, enquadrado na área de Ciências Sociais Aplicadas é considerado um curso tradicional no país, contribuindo para a formação de profissionais atuantes em diferentes áreas de gestão nas empresas. Mas diante do contexto educacional atual, do perfil imediatista e diferenciado dos acadêmicos, das transformações tecnológicas e da competitividade do mercado educacional brasileiro fica enfatizada a relevância da gestão acadêmica do curso investir em qualidade e diferenciais, visando a satisfação dos seus ‘clientes’. Este cenário exige uma mudança de postura da gestão do curso e de seu colegiado frente ao desafio e necessidade de superar dificuldades relacionadas a metodologias inovadoras, currículo flexível e que promova formação integral para atender às necessidades do mercado de trabalho, projetando o curso em destaque no cenário educacional, por meio de estratégias de captação e fixação de seus alunos, zelando por sua viabilidade/sustentabilidade financeira. Considerando esses pressupostos, que se aplicam também ao Curso de Administração da UNIVILLE, a presente pesquisa, assume o objetivo de identificar fatores estratégicos com vistas a instrumentalizar atualização/reestruturação curricular do Curso de Administração da UNIVILLE em convergência com demandas do mercado e tendências do cenário educacional. A pesquisa em desenvolvimento caracteriza-se como exploratória e de cunho qualitativo. Os parâmetros balizadores que norteiam a pesquisa são convergentes ao estabelecido pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do MEC e às competências consideradas fundantes ao perfil profissiográfico do bacharel em Administração. Paralelo a este processo foi desenvolvida pesquisa bibliográfica e documental para buscar as referências de boas práticas nas vinte primeiras universidades com melhor desempenho no último ENADE – Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, abrangendo sites e documentos de divulgação dessas instituições. Além disso estão em processo de aplicação questionários-surveys aos alunos concluintes e egressos do Curso de Administração para identificação de referenciais sobre a formação recebida no curso, competências desenvolvidas e influência no seu desempenho profissional na percepção desses alunos. As informações obtidas por parte dos egressos apontam que na sua perspectiva os conhecimentos menos utilizados no mercado de trabalho são por eles menos valorizados; indicando em contrapartida defasagens em disciplinas consideradas importantes na matriz curricular do curso. As principais carências apontadas pelos acadêmicos concluintes referem-se às práticas pedagógicas tradicionais, a necessidade de investir em inovações e flexibilização curricular.

Apoio / Parcerias: Projeto Financiado pelo FAP da UNIVILLE.

Estudo dos impactos dos eventos para a cidade de Joinville – SC.

  • Laiane Saran, Graduando, lay.saran@gmail.com
  • Yoná da Silva Dalonso, Dr(a), yona.dalonso@univille.br

Palavras-chave: Joinville, Turismo de negócios e eventos, Impactos do turismo

O presente estudo tem como objetivo estudar os impactos socioeconômicos dos eventos na cidade de Joinville. Ressalta-se a realização de importantes eventos no município de Joinville, podendo-se destacar os artístico-culturais como o Festival de Dança e a Festa das Flores, eventos com foco em negócios como a Feira de Metalurgia e a Feira de Plástico - INTERPLAST e Congressos. A análise aqui apresentada relaciona-se a pesquisa realizada no II Congresso Catarinense de Endocrinologia e Metabologia no dia 07/09/2016, no Centro de Convenções e Exposições de Joinville. Este estudo realizado propõe-se uma pesquisa com abordagem mista (qualitativa e quantitativa). Através desta pesquisa foram identificados indicadores que possibilitam analisar os impactes deste evento para o destino. Grande parte dos participantes do congresso era local e 49,1% dos participantes pernoitaram em Joinville, tendo maior porcentagem de residentes em Blumenau, Florianópolis e Itajaí e outras cidades da região. Neste congresso seu publico predominante foi as mulheres (78,8% da amostra). A maior parte dos participantes eram profissionais liberais, estudantes e funcionário CLT. Em relação ao gasto médio por dia 44,8% dos entrevistados tiveram até R$100,00 de gasto por dia, enquanto 33,5% teve um gasto médio de R$100,00 a R$300,00 por dia. Em relação à imagem de Joinville, houve uma percepção positiva. Os fatores que mais influenciam a vinda das pessoas a Joinville o lazer que representou 45,2%, em seguida Negócios/Eventos com 35,5% e a visita de amigos e parentes representando 16,01%, em relação a Negócios/Eventos é um fator bem relevante por influenciar as pessoas a virem a cidade. Conclui-se que desta maneira, as pesquisas e estudos relacionados ao setor de turismo de eventos é importante para que se analisem os cenários atuais e as possibilidades futuras desta atividade nos destinos turísticos, ajudando a prever e antecipar os impactos e direcionar as políticas do setor. É importante salientar que a pesquisa está em andamento e que ha mais indicadores a serem analisados.

Os Impactos socioeconômicos do Congresso de Ortopedia e Traumatologia em Joinville.

  • Rafael Eduardo dos Santos, Graduando, rafael.contato2011@gmail.com
  • Yoná da Silva Dalonso , Dr(a), yona.dalonso@univille.br
  • Elaine Borges Scalabrini , MSc, elaine.scalabrini@univille.br
  • Yoná da Silva Dalonso, Dr(a), yona.dalonso@univille.br

Palavras-chave: Congresso, Turismo de negócios e eventos, Impactos socioeconômicos

O turismo vem crescendo a cada dia e diversos são os segmentos praticados pelos diversos destinos. Joinville destaca-se no segmento de turismo de negócios e eventos e por esta razão, esta pesquisa tem como objetivo avaliar os impactos socioeconômicos dos eventos na cidade de Joinville, especificamente em relação ao Congresso de Ortopedia e Traumatologia realizado no período de 26/08/2016 a 27/08/2016. A pesquisa, de caráter quantitativo, teve como amostra 28 médicos participantes do evento, sendo que 39,3% dos participantes pernoitaram no município de Joinville – SC. Assim, percebe-se que a maioria dos participantes ficaram só um dia no evento. Neste evento a maior presença foi de homens representando 90,9% da amostra, com faixa etária dentre 23 a 52 anos. A maior parte do público era profissionais liberais representando 50%, estudantes 20% e funcionário CLT, funcionários públicos e empresários apresentando 10% cada. A maioria do público participante (36,4%) declarou um gasto médio por dia de até R$300,00. No congresso a imagem em relação a Joinville foi positiva, tendo como principais motivos para voltar a Joinville Negócios/Eventos com 50% e em seguida Lazer com 20%, atividades pessoais 20% e Visita de amigos e parentes 10%. Os dados ainda não são conclusivos, entretanto, percebe-se a importância desta pesquisa para a análise de cenários e as possibilidades futuras no destino Joinville, ajudando a minimizar os impactes negativos e direcionar as políticas do setor. É importante salientar que a pesquisa ainda está em andamento e que há outros indicadores sendo analisados.

Apoio / Parcerias: Joinville e Região Convention & Visitors Bureau