Área 04 - Ciências Sociais Aplicadas

Índice

  1. A INFLUÊNCIA DAS LIDERANÇAS NA FORMAÇÃO DE EQUIPES DE TRABALHO COMPROMETIDAS
  2. A Liderança Autêntica numa Organização Autentizótica – Estudo na Móveis Rudnick S.A.
  3. A produção discursiva da desinformação e seus efeitos no processo de assujeitamento e subjetivação: da circulação à resistência às fake news
  4. Acadêmicos solidários: uma proposta multi e interdisciplinar de apoio a instituições do Terceiro Setor de São Bento do Sul
  5. AÇÕES DE ENDOMARKETING EM UMA UNIVERSIDADE DA REGIÃO DO PLANALTO NORTE DE SANTA CATARINA
  6. APOSENTADORIA E OS SENTIMENTOS QUE ELA REMETE AOS IDOSOS QUE OPTAM POR CONTINUAR TRABALHANDO
  7. Desenvolvimento de cenários culturais e sociais do design de serviços
  8. DESENVOLVIMENTO E RECRUTAMENTO INTERNO: FERRAMENTAS PARA A CONSTRUÇÃO DE CARREIRA
  9. Finanças Pessoais - Administrando as contas da casa XV
  10. Gestão no artesanato local: o caso do grupo musas de Corupá/SC
  11. Integração curricular na administração: abordando o plano de negócio para micro e pequenas empresas
  12. Metodologia Ativa - aprendizagem baseada em jogos
  13. Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal na Univille Campus São Bento do Sul
  14. O IMPACTO DO TREINAMENTO NA ROTATIVIDADE DA EMPRESA X
  15. O “real” como mobilizador do patrimônio cultural

Resumos

A INFLUÊNCIA DAS LIDERANÇAS NA FORMAÇÃO DE EQUIPES DE TRABALHO COMPROMETIDAS

  • Julie Stefany Kolasso, Graduando, julie.kolasso@univille.br
  • Gustavo Felipe de Souza Fernandes, Graduando, fernandes.gusfelipe@gmail.com
  • Taisa Alessandra Stafin, Graduando, taisaalestafin@gmail.com
  • Mário Nenevê, Dr(a), mario.neneve@univille.br
  • Soraya Juliane da Silva, Doutorando(a), sorayajuliane@univille.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, São Bento do Sul, Brasil

Palavras-chave: Gestão de Pessoas, Liderança, Comprometimento

Independente do ramo de atuação, seja no âmbito público ou privado, com ou sem fins lucrativos, as organizações devem constantemente buscar melhorias em seus processos e em sua gestão. Nesse sentido, possuir equipes de trabalho comprometidas, motivadas e que buscam um mesmo propósito é um importante diferencial competitivo que pode garantir eficiência dos processos e maior alcance dos objetivos existentes. Observa-se, contudo, uma tendência na literatura em enfatizar tais análises e reflexões no contexto empresarial, em detrimento a outros tipos de organização de importância equivalente. É o caso, por exemplo, dos órgãos relacionados à Administração Pública, tais como as prefeituras municipais. Perspectivando suprir esta lacuna, o presente estudo foi levado a campo na prefeitura de um município do sudeste paranaense, que possui aproximadamente treze mil habitantes e integra a Região Metropolitana de Curitiba. A pesquisa teve como objetivo geral identificar e analisar a relação entre as lideranças e o comprometimento dos liderados, entender a opinião deles e relacionar as informações obtidas por meio do questionário com a teoria pesquisada. Para tanto, realizou-se um estudo qualitativo, que envolveu a coleta de dados quantificados obtidos por meio da aplicação de um questionário estruturado, ao qual responderam 45 profissionais que atuam na sede do poder executivo municipal. A análise dos dados evidenciou, dentre outros aspectos, a influência positiva que os líderes – representados sobretudo pelos secretários municipais – exercem sobre os liderados, em sua maior parte servidores de carreira. Além disso, os dados analisados à luz da teoria permitiram constatar que os respondentes consideram importantes em seus líderes características como: (i) ser comunicativo e criativo; (ii) ser verdadeiro e transparente; (iii) ser aberto a receber sugestões; e (iv) saber dar e receber feedback. Destes aspectos, o último foi sinalizado como o mais deficitário, sendo incluída como recomendação do estudo a realização de treinamentos para os gestores em relação à prática do feedback. Por fim, os dados indicaram que os participantes se sentem comprometidos em relação aos seus líderes e suas equipes, o que sinaliza uma relação positiva entre as variáveis em estudo. Dessa forma, compreende-se a importância de as organizações investirem em treinamentos e desenvolvimento para seus líderes, com consequências para o bem-estar, engajamento, maior produtividade, bons resultados, motivação e comprometimento de equipes e colaboradores, pois bons líderes não nascem prontos: eles se desenvolvem a partir dos conhecimentos e experiências que adquirem ao longo de sua vida pessoal e profissional.

A Liderança Autêntica numa Organização Autentizótica – Estudo na Móveis Rudnick S.A.

  • Celiana Hortz Varela, Graduando, celiana.hortz@hotmail.com
  • Celiana Hortz Varela, Graduando, celiana.hortz@hotmail.com
  • Aloysio dos Santos Bahiense Junior, MSc, alobahiense@yahoo.com.br
  • Rafaela Souza, Graduando, rafaelasouzars@outlokk.com.br
  • Amanda Ketlin de Carvalho, Graduando, carvalhoamank@gmail.com
  • Mário Nenevê, MSc, mneneve@uol.com.br
  • Mário Nenevê, Dr(a), mneneve@uol.com.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, São Bento do Sul, Brasil

Palavras-chave: Liderança Autêntica, Organizações Autentizóticas, LiderDOS

O objetivo da pesquisa consistiu em, através de um estudo de caso na empresa Móveis Rudnick S.A., de São Bento do Sul, averiguar a junção das variáveis Liderança Autêntica e Organizações Autentizóticas, nos pressupostos de que: a) na empresa em questão as lideranças podem ser tipificadas como autênticas, conforme preconiza a teoria; b) a organização pode ser enquadrada como “organização autentizótica”, termo advindo de teóricos num sentido de comprometimento dos funcionários com a empresa; c) a existência de resultados positivos em ambas as variáveis. Em termos teóricos estas duas variáveis correm em paralelo conforme defendem autores entre eles Kets de Vries (2001. A liderança autêntica é uma abordagem de liderança que enfatiza a construção da legitimidade de um líder por meio de relações francas e honestas com seus seguidores. O líder age transparentemente e valoriza as contribuições dos seguidores sob fundamentos éticos. Já organizações autentizóticas são aquelas que conseguem ter em seu ambiente pessoas comprometidas, uma vez que colocam a empresa em seu propósito de vida, fazendo do uma extensão da família. A pesquisa de natureza quantitativa, foi efetuada com utilização de questionários com questões validadas teoricamente, sendo 15 questões sobre liderança autêntica e 21 questões sobre o ambiente interno da empresa (clima). Os respondentes foram ao todo, 58, sendo 43 de líderes de equipes, portanto, também liderados, e 15 de funcionários sem qualquer cargo de liderança. Ambos os questionários continham afirmações relacionados às variáveis estudadas, cujas opções foram afirmativas aos respondentes, para serem assinaladas na escala Likert de 1 a 5, sendo 1 a negação total e 5 a concordância total. Em termos de resultado observou-se uma média superior a 3,5 em todos os itens. Considerando que este resultado está mais próximo de 5 é valido afirmar que existe na empresa Rudnick um clima de relacionamento saudável entre líder e liderados, confirmando os pressupostos de que no exercício de suas funções os líderes podem ser classificados como autênticos, de acordo com a preconização teórica e o clima na empresa sendo saudável, a tipifica como uma organização autentizótica.

A produção discursiva da desinformação e seus efeitos no processo de assujeitamento e subjetivação: da circulação à resistência às fake news

  • Eduardo Silva, Dr(a), edu.silva@univille.br
  • Jorge Felipe Henríquez Chamorro, Graduando, Jorfeli24@gmail.com
  • José Isaías Venera, Dr(a), j.i.venera@gmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Fake new, Desinformação, Bolsonaro

A pesquisa se insere nos estudos do campo da comunicação que têm como objeto o fenômeno da desinformação, conhecido como fake news. O objeto empírico para a análise são as lives –transmissões ao vivo de áudio e vídeo – do presidente da república, Jair Bolsonaro (sem partido), realizadas às quintas-feiras. A pesquisa, de natureza qualitativa, tem como objetivo analisar o discurso do presidente da república a partir das suas lives semanais, tendo como recorte o primeiro vídeo (27/02/2020) após o primeiro caso (26/02/2020) de covid-19 no Brasil, até a último trabalho no primeiro semestre (25/06/2020). No centro da análise, as relações do discurso com a desinformação e sua implicação com a necropolítica, conceito desenvolvido pelo filósofo Achille Mbembe. A desinformação refere-se ao uso de técnicas de comunicação para induzir ao erro, fazendo com que a informação falsa se passe, aos olhos dos observadores, por verdadeira. Quando inclui nas técnicas de desinformação a aparência de um conteúdo jornalístico, ela adquire a natureza de uma fake news. A desinformação quando se integra às estratégias de governo, promovendo a precarização da vida e, em muitos casos, a morte, constitui o fenômeno ao qual Mbembe chama de necropolítica. Ao todo foram 15 lives selecionadas e a partir das quais foram transcritas as passagens referentes a pandemia, com objetivo de investigar o que há de desinformação e, também, as ocorrências da expressão fake news, usadas pelo presidente, para deslegitimar o discurso da imprensa sobre seu governo, um uso às avessas do termo. Com a pesquisa, considera-se que o presidente usa a expressão fake news para desqualificar as críticas feitas pela imprensa ao seu governo, ao passo que produz sistematicamente desinformação para minimizar a pandemia.

Acadêmicos solidários: uma proposta multi e interdisciplinar de apoio a instituições do Terceiro Setor de São Bento do Sul

  • Maria Eduarda Sestren, Graduando, sbsduda@gmail.com
  • Carolina Lisboa Heiden, Graduando, carolinalisboaheiden@yahoo.com
  • Eliziane Meurer Boing, Dr(a), liziboing@gmail.com
  • Fabiana Pereira dos Santos, Graduando, fabianapereira@univille.br
  • Soraya Juliane da Silva, Doutorando(a), sorayajuliane@univille.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, São Bento do Sul, Brasil

Palavras-chave: Empreendedorismo Social, Voluntariado, Terceiro Setor

Este trabalho se insere no campo do Empreendedorismo Social, caracterizado por iniciativas da sociedade civil que intencionam solucionar problemas sociais em relação aos quais tanto o Estado quanto o Mercado demonstram incapacidade ou inadequação de atendimento. O empreendedorismo social pode ser compreendido como um processo que cria soluções inovadoras para problemas sociais imediatos, mobilizando ideias, competências, recursos e arranjos sociais necessários à geração de transformações sociais sustentáveis. A existência de empreendedores sociais, entretanto, não é fruto do acaso; sua formação está vinculada aos espaços e contextos de aprendizagem, à trajetória de liderança social e à motivação para o empreendedorismo social – uma conjuntura na qual a educação formal desempenha um papel imprescindível. É fundamental que as Instituições de Ensino promovam a “Socialização Empreendedora” dos cursos universitários, a partir de ações didáticas capazes de integrar espaços e contextos formais e não formais, além de possibilitar o desenvolvimento da liderança profissional e do senso coletivo, por meio de atividades práticas de intervenção social (ITELVINO et al, 2018). Mais do que teorizar sobre o assunto, a formação de empreendedores sociais requer vivência, e a aplicação efetiva de conhecimentos, habilidades e atitudes em prol das causas sociais. Assim, este trabalho objetivou promover o empreendedorismo social junto aos acadêmicos da Univille, campus São Bento do Sul, por meio de ações de apoio a instituições do Terceiro Setor do município, com base em uma proposta multi e interdisciplinar. Para tanto, contou-se com a parceria da Associação Protetora de Animais (APA) do município. Trata-se de uma organização cujo trabalho envolve ações de educação e conscientização acerca dos direitos dos animais, mutirões de castração e atendimentos clínicos, resgate de animais debilitados, promoção de eventos de adoção, campanhas de conscientização e incentivo à adoção, arrecadação de ração e medicamentos aos animais atendidos, etc. Dentre as metas do projeto consta o desenvolvimento de um calendário para o ano de 2021, envolvendo os animais atendidos pela APA, que represente simultaneamente (i) um mecanismo de sensibilização da comunidade local em relação à causa; e (ii) por meio de sua comercialização, uma fonte recursos financeiros necessários à instituição. O cumprimento desta meta demandou esforços multidisciplinares, trabalho intenso por parte da equipe do projeto e ampla mobilização da comunidade local e acadêmica. Ao final, foram impressas mil unidades do calendário, e compreende-se que o projeto, em grande medida, contribuiu para uma formação acadêmica mais humanizada, gerando profissionais mais comprometidos com a sociedade em que atuam.

Apoio / Parcerias: Associação Protetora de Animais de São Bento do Sul

AÇÕES DE ENDOMARKETING EM UMA UNIVERSIDADE DA REGIÃO DO PLANALTO NORTE DE SANTA CATARINA

  • DAIANA HITTEL, Graduando, daianahittel@gmail.com
  • ANA PAULA HUETTL, Graduando, anapaula.huettl@gmail.com
  • SUELI MARIA WEISS RANK, MSc, suelirank@gmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, São Bento do Sul, Brasil

Palavras-chave: Endomarketing, Marketing interno, Comunicação

Sabendo que o endomarketing é uma ferramenta muito utilizada para desenvolver o marketing interno dentro de uma empresa/organização, torna-se conveniente o uso da mesma diante dos problemas encontrados na Universidade do Planalto Norte Catarinense, principalmente ligados à comunicação e integração. Dessa forma se viu necessário primeiramente buscar referenciais teóricos com autores renomados a fim de entender melhor como se processa todo o desenvolvimento do endomarketing para então pensar em ações de Endomarketing para se obter melhorias nesse quesito, o que foi o objetivo deste trabalho e para tal foi elaborado um questionário baseado na Pesquisa de Clima Organizacional da própria instituição realizada em 2017 para diagnosticar os problemas reais enfrentados pela instituição, para isso foram feitas entrevistas com grupos de foco realizadas tanto com os colaboradores quanto com os professores da mesma. Esta entrevista foi de grande serventia para agregar valor ao desenvolvimento do trabalho como um todo, além de possibilitar que tivéssemos uma visão ainda mais atualizada dos problemas os quais já tinham sido apresentados pela pesquisa de clima organizacional anteriormente. Com o diagnóstico feito e coletadas as informações de programas de endomarketing já existentes em outras empresas e instituições estruturou-se então as ações de endomarketing para a universidade, tendo em vista trazer as sugestões de melhorias em relação à integração, comunicação e o relacionamento entre os colaboradores, com o intuito de tornar esses processos dentro da instituição mais eficientes e eficazes. As sugestões de ações englobam ações como Uni que Transforma, a qual tem a ideia de promover a universidade tanto para colaboradores e professores, ou seja, o marketing interno em si, quanto a divulgação externa da equipe a qual faz esta Universidade do Planalto norte ser o que é. E por fim tendo sido apresentado o plano de ações ao diretor da Universidade, como sugestão para possível aplicação das ações de endomarketing na instituição concluiu-se todos os objetivos do trabalho de conclusão de estágio.

APOSENTADORIA E OS SENTIMENTOS QUE ELA REMETE AOS IDOSOS QUE OPTAM POR CONTINUAR TRABALHANDO

  • Daiana Hittel, Graduando, daiana.hittel@univille.br
  • Mário Nenevê, Dr(a), mario.neneve@univille.br
  • Ana Paula Huettl, Graduando, ana.huettl@univille.br
  • Shirley dos Santos Nanias, Graduando, shirleynanias@univille.br
  • Luana Sauer, Graduando, luana.sauer@univille.br
  • Barbara Habeck, Graduando, barbara.habeck@univille.br
  • Soraya Juliane da Silva, Doutorando(a), sorayajuliane@univille.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, São Bento do Sul, Brasil

Palavras-chave: Sentido do Trabalho, Aposentadoria, Carreira

O objetivo deste estudo consistiu em verificar empiricamente os motivos pelos quais os aposentados das cidades de São Bento do Sul, Mafra e Rio Negrinho, continuam ativos no mercado de trabalho. Discutem-se os sentimentos e fatores motivacionais dos idosos, a importância da preparação para a fase de aposentadoria e a necessidade de continuarem participando de todos os âmbitos da vida social. Foi realizada uma pesquisa quantitativa através da plataforma Google Forms, que viabilizou a verificação dos principais motivadores e sentimentos que levaram os aposentados a continuarem ativos profissionalmente. Os dados coletados evidenciaram que o retorno ou permanência no mercado de trabalho é influenciado principalmente por fatores de natureza financeira, reforçando uma visão econômica relacionada ao trabalho. Além disso, três fatores apareceram em proporção significativamente inferior às questões pecuniárias, quais sejam: a necessidade de se manterem informados e atualizados; o desejo de se sentirem produtivos; e a preocupação em não reter o aprendizado que possuem, representada pela necessidade de repassar aos mais jovens sua experiência. A preponderância de motivadores de ordem financeira, na pesquisa, pode ser compreendida a partir de elementos como: (a) cargo exercido antes e depois da aposentadoria, pois se percebeu que os respondentes atuam em funções operacionais que em geral não asseguram uma remuneração de aposentadoria que se possa considerar confortável ou suficiente; (b) baixos níveis de escolaridade, com predominância de ensino médio e fundamental. Numa perspectiva geral, a pesquisa contribui ao campo de estudos relacionados aos significados atribuídos ao trabalho, constatando-se que muito embora as questões financeiras exerçam papel relevante neste cenário, o ato de trabalhar abarca questões que transcendem tal perspectiva, incluindo sentimentos de felicidade, realização e satisfação pessoal. Ainda que a literatura seja fortemente influenciada por uma visão econômica, que enfatiza sobremaneira o trabalho em sua versão de emprego – e, por conseguinte, sua faceta alienante –, a importância única de aspectos pecuniários como fatores incitadores das atividades de trabalho se revela insuficiente para o entendimento pleno do fenômeno em questão. Para além disso, no entanto, este estudo levanta a necessidade de um olhar mais atento a questões como o planejamento para a aposentadoria e a existência de políticas públicas que, somados, promovam dignidade às pessoas e lhes permitam continuar trabalhando após a aposentadoria por opção, e não pela continuada necessidade de prover subsistência a si mesmos e suas famílias.

Desenvolvimento de cenários culturais e sociais do design de serviços

  • thais dreveck, G, thaisdreveck@gmail.com
  • ELENIR CARMEN MORGENSTERN, Dr(a), ele.stern18@gmail.com
  • VICTOR RAFAEL LAURENCIANO AGUIAR, Dr(a), contato@ograndevendedor.com

Universidade da Região de Joinville , UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Design de serviços, Cenários, Livro

O projeto de pesquisa sobre design de serviços e relações com clientes representa a continuação da série de livros "Cenários culturais e sociais do Design", organizado por Victor Aguiar e Elenir Morgenstern, que busca unir artigos e pesquisas de alunos de Mestrado da Univille com tema. Stickdorn (2020) define o design de serviço como uma "abordagem centrada no ser humano, colaborativa, interdisciplinar, iterativa, que utiliza pesquisa, prototipação e um conjunto de atividades e ferramentas de visualização de fácil entendimento para criar e orquestrar experiências que atendam às necessidades do negócio, do usuário e dos stakeholders do serviço". Com o avanço do mercado, podemos perceber a necessidade do design de serviços seguindo o atual momento que estamos vivendo: A era do Marketing de Relacionamento (AGUIAR, 2014). Assim, abre-se um leque de oportunidades de utilizar o design de serviços no relacionamento com os clientes. Como objetivo geral, serão compreendidos os conceitos de design de serviços aplicados ao relacionamento com os clientes e os cenários culturais e especificamente, será compreendido o que é design de serviços, quais são seus principais tópicos, o que cada artigo estuda e como categorizá-los conforme a contextualização. A metodologia a ser aplicada é o Design Thinking, que segundo Ambrose & Harris (2011), "e um processo iterativo, e o design thinking, o modo como o design e pensado, esta presente em cada etapa da jornada que comec'a com o briefing do cliente e termina com o trabalho pronto". Esta metodologia é estruturada através de seis etapas principais: pensamento, pesquisa, geração de ideias, refinamento, prototipagem e implementação (AMBROSE & HARRIS, 2011). Através de todo esse trajeto, buscamos, como principais resultados, chegar a um alinhamento entre o design de serviços e o relacionamento com o consumidor, entendendo sua relação e sua aplicação prática no mercado e por fim unir o conhecimento adquirido pelos mestrandos em um único lugar que possa ser utilizado como fonte de pesquisa. Sendo assim, o projeto final termina com a publicação do próximo livro da série de livros "Cenários culturais e sociais do Design", que apresenta esta união das diferentes análises de mercado.

DESENVOLVIMENTO E RECRUTAMENTO INTERNO: FERRAMENTAS PARA A CONSTRUÇÃO DE CARREIRA

  • Márcia Maria Maidanchen, Graduando, marciamaidanchen.mm@gmail.com
  • Analiria de Almeida Fagundes, Graduando, analiria.fagundes@univille.br
  • Janice Batista de Souza, Graduando, janicesouza@univille.br
  • Nataniel Firmo de Camargo, Graduando, nataniel.camargo@univille.br
  • Mário Nenevê, Dr(a), mario.neneve@univille.br
  • Soraya Juliane da Silva, MSc, sorayajuliane@univille.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, São Bento do Sul, Brasil

Palavras-chave: Gestão de Pessoas, Recrutamento Interno, Carreira

A competitividade organizacional está relacionada, em grande medida, à capacidade que as empresas possuem de alcançar a excelência em todos os seus setores e processos. No que se refere à gestão de pessoas, por exemplo, o mercado aspira por organizações comprometidas com seus colaboradores, de forma tal que isso se reflita em suas políticas e ações. Neste contexto, duas atividades são bastante importantes: (1) o investimento no desenvolvimento humano, por promover colaboradores melhor preparados; (2) e as iniciativas de recrutamento interno, que viabilizam aos profissionais a construção de suas carreiras. Assim, o objetivo desta pesquisa consistiu em analisar os reflexos da realização do recrutamento interno para a construção de carreira dos colaboradores de uma indústria de grande porte do Planalto Norte Catarinense. O estudo se classifica como exploratório, com dados quantificados obtidos por meio de um questionário, estruturado em escala Likert, aplicado a 50 pessoas. Os participantes foram selecionado tendo como critérios serem ocupantes de cargos de gerência e supervisão, que tenham participado de recrutamento interno na empresa. Com a pesquisa, observou-se que para os respondentes há transparência nas ações e recrutamento interno promovidas pela empresa, e estas são de fácil acesso a qualquer colaborador. Além disso, os participantes reconhecem a existência de um senso de justiça para os critérios de seleção, visto que, segundo eles, é muito importante o processo ser justo para que haja o interesse dos colaboradores em concorrer às vagas internas oferecidas pela empresa. Apesar disso, identificou-se que uma parte dos respondentes acredita haver favorecimento de alguma forma quando os reais motivos da escolha de um colaborador não são divulgados pela empresa. No que diz respeito aos fatores de sucesso do processo de recrutamento interno aplicado na organização pesquisada, os respondentes citaram que foram “oportunidade de desenvolvimento profissional” e “perspectiva de desenvolver novas habilidades e competências”. Também de acordo com os dados, o Recrutamento Interno pode aumentar a permanência do colaborador na organização. A pesquisa evidenciou que a utilização do Recrutamento Interno é muito importante para o desenvolvimento dos colaboradores e, com base no público pesquisado, constatou-se que todos iniciaram sua ascensão na carreira profissional através do Recrutamento Interno. Portanto, a utilização do Recrutamento Interno aliado a outras formas de desenvolvimento profissional como treinamento, cursos e palestras auxiliam muito os colaboradores na construção de carreiras promissoras dentro da organização. Estabelece-se, assim, uma relação efetiva de parceria, na qual empresas e profissionais são mutuamente favorecidos.

Finanças Pessoais - Administrando as contas da casa XV

  • Jani Floriano, Dr(a), jani.floriano@gmail.com
  • Bianca Cristine Heinz, Graduando, bianca.heinz99@gmail.com
  • Ester Bazzanela, Graduando, ester.bz@hotmail.com
  • Katiane Florindo, Graduando, katiflorindo@gmail.com

Palavras-chave: Finanças pessoais, orçamento, economia

O projeto de extensão Finanças Pessoais – Administrando as contas da casa está em seu 15º ano consecutivo e é um trabalho que vem sendo executado junto à comunidade de Joinville/SC, desde 2005. O objetivo é conciliar a educação teórica dos alunos de graduação da UNIVILLE com a prática nas comunidades, apresentando instrumentos de Finanças Pessoais e sua utilização no dia-a-dia com o intuito de possibilitar a otimização dos recursos financeiros e evitar, na medida do possível, desperdício. Para atender a esse objetivo, o projeto oferece cursos, oficinas e palestras de aperfeiçoamento apresentando conceitos de Finanças Pessoais e orçamento familiar com aplicação prática, além de compartilhar dicas e atitudes do dia-a-dia que possam orientar e disciplinar quanto aos gastos familiares. Destaca-se que cabe a universidade o papel relevante, pois sua função está na área de educação não apenas formal, mas também integrando os alunos a comunidade, criando um ambiente de aprendizado contínuo e extraclasse. O projeto desenvolve a integração com a comunidade, auxiliando na educação de ambos, conscientização sobre a importância da boa administração dos recursos no intuito de possibilitar a otimização dos recursos financeiros e evitar desperdício. A metodologia proposta é através da abordagem do tema com palestras, cursos e oficinas, em que se apresenta os benefícios que as famílias podem obter com o orçamento familiar. No ano de 2020, por conta da situação da pandemia, as atividades in loco ficaram comprometidas, pois não foi possível ir até às comunidades. No entanto, nem por isso o projeto deixou de atuar e, para isso, foram utilizadas as tecnologias de comunicação para disseminar os conceitos, dicas e orientações sobre Finanças Pessoais. Até outubro/2020, as redes sociais do projeto tinham 1.030 seguidores e um alcance de 3.399 usuários do facebook. Para que isso fosse possível, o projeto contou com a participação de 2 bolsistas que recebem bolsas de extensão, uma bolsista voluntária e 28 bolsistas do UniEdu. A fonte de recursos financeiros provém do FAEX - Fundo de Apoio às Atividades de Extensão e Assuntos Comunitários da UNIVILLE. O projeto desempenha o caráter sócio-educacional, oportunizando a todo o acesso as informações a cerca do tema.

Gestão no artesanato local: o caso do grupo musas de Corupá/SC

  • Taynara Tavares Nunes, Graduando, taynara.nunes@univille.br
  • Danilo Correa Silva, Dr(a), danilo.correa@univille.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Gestão do conhecimento, Artesanato, Inovação

A Associação dos Bananicultores de Corupá/SC (Asbanco) é uma associação dos produtores que apoia a produção e a comercialização da banana da região. Essa entidade também incentiva inúmeras atividades, dentre as quais está o artesanato produzido pela “Associação Musas de Corupá”, ou simplesmente “Musas”. Esse grupo é composto por mulheres das famílias de bananicultores da Asbanco e que utilizam como matéria-prima a fibra do pseudocaule da bananeira. Recentemente, alguns projetos de pesquisa foram desenvolvidos por pesquisadores da Univille em conjunto com essas mulheres, sempre procurando agregar valor aos artefatos produzidos e, com isso, melhorar as condições dessas atividades. Em particular, um projeto desenvolveu um processo de tingimento simples e eficaz à base de corantes têxteis, o qual permite uma maior gama de aplicações desse material. Porém, o que se percebe é que há uma dificuldade em gerir todas essas atividades e conhecimentos a elas repassados, seja por falta de documentação, seja por características das faixas etárias das gerações de mulheres envolvidas. Assim, o objetivo geral dessa pesquisa é promover processos de gestão no grupo de artesanato local Musas de Corupá/SC, particularmente na adoção de um processo de tingimento das fibras utilizadas nos trabalhos das artesãs. Como objetivos específicos pode-se destacar: analisar a viabilidade da adoção da técnica de tingimento das fibras; levantar fornecedores e parceiros na aplicação dos processos; realizar a gestão do conhecimento do processo. Esse projeto tem abordagem qualitativa, com objetivos que o enquadram como pesquisa exploratória. Já quanto aos procedimentos trata-se de pesquisa bibliográfica, contando com levantamentos sistemáticos em fontes bibliográficas especializadas para a caracterização e discussão do objeto de estudo. Também é prevista uma fase em campo, a qual foi postergada em função da pandemia do SARS-Cov-2. O levantamento realizado permitiu concluir que dificilmente será viável que as artesãs comprem os pigmentos, devido ao baixo volume de utilização. Porém, podem ser estabelecidas parcerias com empresas da região que já utilizam esses insumos para viabilizar sua aquisição. Além disso, para registro do processo está sendo elaborada uma cartilha, a qual permitirá que as mulheres do grupo possam ter acesso fácil e rápido aos detalhes da formulação e procedimentos para obter os materiais. Por fim, entende-se que a gestão de materiais e de conhecimento é necessária tanto para grandes empreendimentos quanto para pequenos grupos de artesãs.

Integração curricular na administração: abordando o plano de negócio para micro e pequenas empresas

  • Caroline da Silva Prudêncio, Graduando, carolinedasilvaprudencio@gmail.com
  • JANE MERY RICHTER VOIGT, Ensino Médio, jane.mery@univille.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Integração Curricular, Plano de negócios, Administração

Este trabalho tem como objetivo analisar a integração curricular no curso de administração, a partir do estudo da implementação do plano de negócio em uma pequena empresa. O estudo está sendo realizado em uma Auto Center de Joinville-SC. Inicialmente foi feito um “pré-diagnóstico” por meio de uma entrevista com o dono da loja, para que assim possa ser feito o diagnóstico das necessidades da empresa e as dificuldades encontradas pelo pequeno empreendedor. Neste momento observa-se que em todas as áreas da empresa como por exemplo no marketing e nas operações, existem pontos a serem implantados ferramentas da administração. Nota-se que o empreendedor se tornou empreendedor por necessidade, sendo assim a empresa não possui missão, visão e valores e organograma; não conta com um planejamento formal, então necessita de uma informatização das informações para que nada se perca e tenha uma boa administração. No marketing também se observa a necessidade de manter o conteúdo das redes sociais mais ativo, desenvolver um cronograma para estar sempre em contato com o cliente. Então diante desse pré-diagnostico foi elaborado uma Matriz de SWOT (ferramenta útil para analisar os pontos fortes e fracos (dentro da empresa), e as oportunidades e ameaças (fatores externos que afetam a empresa), de forma simples e objetiva). Na prática realizada nos fatores internos; os pontos fortes é a boa localização, bom preço e o bom atendimento; os pontos fracos são a falta de padronização nos processos, estrutura organizacional, falta de organização e controle de estoque e a divulgação. Nos fatores externos temos como oportunidades, os incentivos governamentais (por conta da Covid 19), novas tecnologias disponíveis, ampliação de crédito dos seus potenciais clientes (auxílio emergencial). Identificamos como ameaças, novos e maiores concorrentes, mudança de leis e tributos, mudanças cambiais impactantes. A partir do desenvolvimento da Análise SWOT, verificamos quais ações a organização pode realizar para aproveitar seus pontos fortes e oportunidades, melhorar seus pontos fracos e minimizar as possíveis ameaças. Com essa ferramenta temos o diagnóstico que é onde designamos de qual forma fazemos o ajuste dos pontos elencados. Após determinar as áreas que a empresa pode melhorar, foi elaborado um plano de melhorias, utilizando a ferramenta 5W2H, onde designamos os processos e pessoas para execução das melhorias propostas como criação cronograma para alimentar as redes sociais, organograma, montar planejamento formal e desenvolver treinamentos para os funcionários.

Metodologia Ativa - aprendizagem baseada em jogos

  • Sarah Francine Schreiner, MSc, sarahschreiner@univille.br
  • SARAH FRANCINE SCHREINER, MSc, sarahschreiner@univille.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, São Bento do Sul, Brasil

Palavras-chave: Gamificação, Protagonismo estudantil, metodologias ativas

A temática que envolve a comunicação oral na prática forense, e a construção argumentativa objetivando o convencimento do órgão julgador dentro da estrutura processual, contém aportes teóricos significativos, respaldados na legislação, que dá conta do processo como meio para obtenção de um direito, e especifica a ampla defesa e o contraditório como mecanismos de fortalecimento da democracia. A compreensão da construção argumentativa no processo, e as formas de comunicação processual, que tem o formato escrito, mas encontram na comunicação oralizada importante significado para a retórica, como se vê na oportunidade de apresentação de alegações finais orais em audiência, na própria instrução processual realizada em audiência, e no discurso do júri. Daí que, para desenvolver a comunicação oral na prática forense, as propostas de ensino-aprendizagem são desenvolvidas, na disciplina de Linguagem Jurídica II, no Curso de Direito da Univille campus São Bento do Sul, por metodologias ativas, como a aprendizagem baseada em resolução de problemas, e a sala de aula invertida, além da aprendizagem através de jogos. Há maior participação ativa dos acadêmicos, e no resultado da qualidade da aprendizagem, quando da aplicação da metodologia de ensino-aprendizagem através de jogos – gamificação -, oportunizando ao acadêmico ser protagonista de seu aprendizado, construindo seu conhecimento de forma criativa, sob o aporte teórico necessário ao desenvolvimento da temática abordada pela disciplina. Assim, objetivando desenvolver a temática da retórica na comunicação forense, focada na estrutura oralizada desta comunicação, tomou-se por base legal o exercício da argumentação oralmente no juizado especial cível, com desenvolvimento de casos práticos – aprendizagem baseada em problemas na primeira fase da atividade - sendo construídas petição inicial, contestação, e um protótipo de sentença, neste momento, com base nas problematizações. A partir daí, em uma segunda fase, construiu-se um jogo de RPG (role playing game), que culminou em uma audiência simulada (foram seis audiências realizadas na turma do período noturno, e três na turma do matutino), na qual cada acadêmico desempenhou um papel, podendo ser juiz, advogado do autor, advogado do réu, autor, réu, testemunha, peritos. A realização da audiência simulada ocorreu de forma virtualizada, devido às circunstâncias deste ano de 2020, e embora desafiador, teve como resultado a excelência no desenvolvimento e aprendizagem da temática abordada. A participação, de forma virtual, atingiu 100% de presença on line e ao vivo dos alunos matriculados na disciplina, com resultados qualitativos igualmente excelentes em termos de criatividade, aprendizagem, e de trabalho em grupo.

Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal na Univille Campus São Bento do Sul

  • Regiane Piontkewicz, , rpiontkewicz@gmail.com
  • Edina Elisangela Zellmer Fietz, Doutorando(a), edina.f@hotmail.com
  • Neilor Ruckl, MSc, neilor.ruckl@univille.br
  • Vanessa Neves Oliveira , Graduando, vanessaneves9@gmail.com

Palavras-chave: Educação fiscal, Receita Federal, tributos federais

O projeto de extensão NAFSBS - Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal na Univille Campus São Bento do Sul é uma parceria entre a Univille e a Receita Federal do Brasil (RFB). O termo de acordo entre as instituições foi assinado em 2019, quando iniciaram suas atividades. Em 2020, o objetivo do projeto foi promover a continuidade e ampliação das atividades do NAFSBS para dar suporte contábil e fiscal a pessoas físicas e jurídicas de baixa renda e treinamento diferenciado aos acadêmicos do curso de Ciências Contábeis, valorizando e promovendo o conhecimento fiscal por meio da prática. Em 2020, foram envolvidos no projeto 3 professores, 1 bolsista do projeto, 6 outros bolsistas e 21 acadêmicos do segundo ano do curso de Ciências Contábeis. Os envolvidos no projeto realizaram os seguintes cursos na plataforma CuboZ, disponibilizada pela RFB: Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF), Declaração do Imposto Territorial Rural (DITR), Microempreendedor Individual (MEI), cadastro e regularização do CPF, dentre outros. A partir dos cursos, simulações foram realizadas, como o preenchimento da DIRPF e DITR, a partir de situações reais. Os acadêmicos de Ciências Contábeis também realizaram a criação colaborativa de um manual para abertura e manutenção do MEI, que será utilizado pelo NAF e divulgado a interessados. Devido a pandemia, os atendimentos realizados à comunidade foram virtuais e concentraram-se em: preenchimento e entrega da DITR; orientação com relação a abertura do MEI; orientação e regularização de empresa do SIMPLES Nacional com pendências perante a RFB, por meio da entrega de declarações. Foram criadas as Redes Sociais do NAF no Instagram e Facebook, onde o foco foi divulgar informações relativas a questões tributárias, conforme a sazonalidade da entrega de Declarações e com o objetivo de orientar a comunidade com relação às obrigações. Além disso, foi realizada uma palestra com um especialista sobre o SIMPLES Nacional aos acadêmicos de Ciências Contábeis e bolsistas do projeto, por meio da plataforma virtual Teams. A principal limitação do projeto em 2020 foi a queda na demanda de atendimentos prevista, devido a pandemia. Por isso, o NAFSBS concentrou-se em treinamentos e divulgação de informações à comunidade. Desta forma, considera-se relevante a manutenção e ampliação das suas atividades, para benefício dos acadêmicos, que tem oportunidade de vivenciar a prática profissional, da comunidade, com os serviços oferecidos e da própria universidade.

O IMPACTO DO TREINAMENTO NA ROTATIVIDADE DA EMPRESA X

  • Thayse de Lima Pires Pereira , Graduando, thayse.pereira@univille.br
  • Mário Nenevê, Dr(a), mario.neneve@univille.br
  • Elaine Aparecida Pscheidt, Graduando, elaine.pscheidt@univille.br
  • Luana Mattos da Costa , Graduando, luana.mattos@univille.br
  • Samantha Mayra da Costa , Graduando, samantha.costa@univille.br
  • Soraya Juliane da Silva, Doutorando(a), sorayajuliane@univille.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, São Bento do Sul, Brasil

Palavras-chave: Gestão de Pessoas, Treinamento, Rotatividade

Questões relacionadas à gestão de pessoas são cada vez mais relevantes para o alcance dos objetivos organizacionais, não sendo exagero afirmar que o capital humano é um dos principais fatores de vantagem competitiva às empresas. Neste contexto, muitas são as variáveis a serem consideradas na busca pela melhoria contínua dos processos e resultados, e o uso de indicadores se torna fundamental. Um dos mais comumente empregados é o índice de rotatividade ou turnover, que envolve o fluxo de desligamentos e admissões de pessoas numa organização. Quando este índice está desequilibrado, há consequências práticas à organização, sobretudo se o turnover for excessivamente alto, acarretando no descontentamento e insegurança de colaboradores, e em altos custos para a empresa, com rescisões, multas, novos recrutamentos e admissões, e consequentemente tempo gasto com integração e treinamentos. Compreendendo a importância de monitorar a rotatividade, também faz-se necessário considerar que, como qualquer indicador, ela é um sintoma que sinaliza a necessidade de intervenções em outros elementos, de origem interna ou externa. Uma das variáveis que pode interferir para o turnover se refere ao treinamento proporcionado pela organização a seus colaboradores, conjecturando-se que a relação entre investimento em treinamento e rotatividade é inversamente proporcional – ou seja, quanto mais uma empresa investe na capacitação de seus colaboradores, menor é seu índice de turnover. Assim, o presente estudo objetivou investigar a relação entre treinamento e rotatividade em uma empresa do planalto norte catarinense. O estudo de caso envolveu a coleta de dados por meio da aplicação de um questionário junto aos colaboradores do setor produtivo da empresa. O instrumento de pesquisa foi composto por trinta e seis questões objetivas, estruturadas em escala Likert de concordância, e a análise qualitativa destes dados permitiu constatar que, na perspectiva dos profissionais, a rotatividade na empresa é alta e prejudica o desempenho das atividades. Além disso, os colaboradores não reconhecem como suficientes o volume de treinamentos e os investimentos feitos pela organização neste âmbito. Para além desta constatação, que indica existir uma relação entre as variáveis em estudo, os dados também sinalizaram que a insatisfação quanto aos benefícios disponibilizados pela empresa e o próprio contexto do mercado de trabalho, afetado pela pandemia da Covid-19, exercem influência para a rotatividade. Assim, ainda que se estabeleça uma relação entre turnover e treinamento, o estudo evidencia que a rotatividade é um indicador complexo, influenciado por múltiplos fatores e que demanda uma gestão organizacional holística e abrangente.

O “real” como mobilizador do patrimônio cultural

  • José Isaías Venera, Dr(a), j.i.venera@gmail.com
  • Silvio Simão de Matos, Dr(a), silvio.simon@univille.br
  • Jorge Felipe Henríquez Chamorro, Graduando, Jorfeli24@gmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Patrimônio Cultural, Psicanálise, Real

A pesquisa aponta para uma articulação entre a noção de real que vem da psicanálise, desenvolvida por Jacques Lacan, com o campo do patrimônio cultural. O real é um conceito que se refere ao que pela linhagem sempre nos espaça, mas ao mesmo tempo é o que causa desejo. Nos termos de Lacan, o real “é o que não cessa de se escrever” (1985). Para fazer essa relação, a primeira etapa da pesquisa, já desenvolvida, foi dedicada a buscar autores importante para o campo do patrimônio que escrevem sobre os valores ou sentidos dos processos de patrimonialização. Foram fichados textos de autores como: Ulpiano Toledo Bezerra de Meneses; Regina Abreu; Jorge Felipe Henríquez; Dominique Poulot e Françoise Choay. Para Ulpiano Meneses (2012), o patrimônio cultual “se se tratar de carga simbólica e de vínculos subjetivos, como o sentimento de pertença ou identidade, o domínio e dos valores afetivos.” O ponto central deste estudo é que há algo que causa desejo de preservar o patrimônio cultural, como mostra Ulpiano, ao qual articulamos com o conceito de real.