Área 01 - Ciências Exatas e Tecnológicas

Índice

  1. A casa enxaimel na paisagem cultural da cidade de Joinville
  2. A criação de um Data Mart da atividade sísmica na região do Japão através da extração, transformação e carga de dados com o Pentaho Data Integration
  3. A relação entre a psicologia e o design na construção dos personagens do jogo Route Raiders
  4. Alvenaria estrutural: uma proposta de integração curricular na Engenharia Civil
  5. Amadurecer e viver: associando saberes na UNIVILLE - 2020
  6. ARTE E DESIGN: FENÔMENOS CRIATIVOS DIGITAIS
  7. Atividades do Programa Matur(a)idade na Univille em tempos de pandemia
  8. Bem vindo ao Show da química
  9. Capacitação dos alunos de graduação em tecnologias emergentes do mercado de Tecnologia da Informação
  10. Caracterização físico-química da fibra do pseudocaule da bananeira: musa sp.
  11. Carisma Ambiental e suas Ligações com o Design / Arte Ambiental
  12. Comitê Cubatão Cachoeira Joinville e sua Relação com o Terceiro Objetivo do Desenvolvimento Sustentável
  13. Cronologia museológica e sua conexão com o contemporâneo
  14. Desenho ambiental
  15. Desenvolvimento de um polímero biodegradável e hidrofóbico a base de amido de banana verde associado a celulose bacteriana (CB) visando aplicação em produtos de rápida descartabilidade
  16. DESENVOLVIMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE BIOMATERIAIS COMPOSTOS DE CELULOSE BACTERIANA E POLISSACARÍDEOS FÚNGICOS
  17. Design de barreira ecológica utilizando impressão 3d
  18. Design sustentável: um olhar sobre os resíduos da construção civil e seu reaproveitamento aplicado em mobiliário urbano
  19. Freeling - Design de Tudo
  20. Freeling Futuro
  21. Nivelamento de Matemática
  22. O projeto ‘Estratégia de Capacitação de Professores para o Uso da Metodologia Design para Poéticas Ambientais’
  23. O projeto ‘Estratégia de Capacitação de Professores para o Uso da Metodologia Design para Poéticas Ambientais’
  24. PRODUÇÃO DE BIOCOMPÓSITOS POR Pleurotus sajor-caju EM PAPEL CARTÃO REVESTIDO COM PET
  25. Projeto de FAEG Adote um Projeto e Projeto GameOn: um estudo de caso sobre a desenvolvimento da identidade visual da CBSoft
  26. Projeto Desol - Ações 2020
  27. Projeto integrado Paralelos Coletivos
  28. Projeto MARATONA: desafio da inovação tecnológica na formação de engenheiros (fase 9)
  29. Projeto Multiplica - Ensinar para aprender
  30. Proposta de método analítico para quantificação de bisfenol-A em amostras aquosas.
  31. Relação de Nitrogênio presente nos rios Cubatão e Cachoeira nos anos de 2015 a 2020
  32. RESULTADOS DO PROJETO DE ENSINO PROJECTOOL
  33. RESULTADOS DO PROJETO DE EXTENSÃO BRINEQUO 2020
  34. Revisão sobre os métodos de processamento de resíduos de elastômeros
  35. Veículos híbridos e sustentabilidade: novos horizontes

Resumos

A casa enxaimel na paisagem cultural da cidade de Joinville

  • Bruna Elaine Pries, Graduando, bruna.pries@gmail.com
  • Mariluci Neis Carelli, Dr(a), mariluci.carelli@gmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Paisagem Cultural, Casa Enxaimel, Preservação

O estudo sobre as edificações enxaimel, traz discussões relacionadas à sua importância como patrimônio cultural, em virtude do seu vínculo com a história e o processo de imigração germânica da cidade de Joinville, sua inserção na cidade representa identificação e percepção de um significado cultural. Este estudo permitiu reconhecer as casas enxaimel no meio urbano da cidade de Joinville e estudar seu processo construtivo, com o propósito de entender a arquitetura como reflexo de necessidades sociais e práticas culturais. Os procedimentos metodológicos abrangeram buscas de informações no Arquivo Histórico de Joinville, publicações do Iphan e em Bibliografias, como Güinter Weimer, e realização de acervo fotográfico a fim de entender a inserção da edificação enxaimel na paisagem da cidade de Joinville e em seu meio urbano, seu estado de conservação. Foram estudados os seguintes tópicos: Casas Enxaimel, localização e inserção na paisagem cultural, método construtivo, estado de conservação, preservação e restauro. Foram localizadas 12 edificações enxaimel na área urbana da cidade de Joinville, dentre elas realizado o ensaio fotográfico de 5 edificações. Quanto ao perfil de uso, é diversificado; pode-se apontar o uso residencial, esta passou de geração a geração familiar, clínica, pequeno comércio (brechó e café), centro administrativo utilizado como sede de parlamento e uma edificação em processo de restauração, passando juntamente por uma modificação de paisagem, a construção de um prédio ao lado da edificação tombada. Com as visitas em campo, podemos identificar a inserção das edificações no meio urbano, que em sua maioria, estão localizadas em zona predominantemente residencial, com edificações relativamente baixas e imóveis verticalizados pontuais.

Apoio / Parcerias: Aprovado!

A criação de um Data Mart da atividade sísmica na região do Japão através da extração, transformação e carga de dados com o Pentaho Data Integration

  • Igor Francisco Fortes, Graduando, eng.igor.fortes@gmail.com
  • Leanderson Andre, MSc, leandersonandre@univille.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: data mart, terremotos, dados sismicos

O artigo descreve os resultados obtidos durante um trabalho realizado no curso de Bacharelado em Engenharia de Software, com o tema Data Mart para dados sísmicos. O objetivo foi processar e preparar os dados sísmicos fornecidos pela Japan Meteorological Agency para serem utilizados em processos de Data Mining. Esse processo envolveu a criação de um Data Mart através do processo de extração, transformação e carga de dados utilizando a ferramente Pentaho Data Integration. Visando uma base histórica suficiente para um processo de Data Mining, os dados foram extraídos no intervalo de janeiro do ano 2000 até dezembro do ano 2017. O modelo foi estrutura segundo a proposta de Kimball, em 2002. Após a criação do modelo e carga dos dados, podemos observar a melhora que tivemos no tempo necessário para realizar a captura dos dados requisitadas. Além disso, nota-se que a complexidade para a construção da query diminuiu consideravelmente, fazendo assim, que o processo de codificação da instrução ao banco de dados fosse menos custosa. Existem diversas ferramentas que se beneficiam dos dados estruturados em um modelo dimensional pois geralmente, os processos de Data Mining são clientes do Data WareHouse e Data Mart.

A relação entre a psicologia e o design na construção dos personagens do jogo Route Raiders

  • Gabriela Corbani Ribeiro, Graduando, gabriela.corbani@hotmail.com.br
  • Maria Eduarda Cardoso, Graduando, mariia.caardoso@gmail.com
  • José Francisco P. Xavier, MSc, chicolam@gmail.com
  • viviane Cris Mendes Xavier, Ensino Médio, viviancrislam@gmail.com
  • MARLI TERESINHA EVERLING, Dr(a), marli.everling@gmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Personagens , Design, Perfil Psicológico

A presente pesquisa envolve os temas da psicologia e do design para a construção de personagens do jogo Route Raiders. A equipe é composta por acadêmicas do 3º ano do curso de psicologia noturno da Univille sob a supervisão dos coordenadores do Projeto de Extensão 'Desenho Ambiental’ e diretores do 'Instituto Caranguejo de Educação Ambiental' e do Projeto de Pesquisa Científica e Tecnológica 'Ethos - Design e Relações de Uso' (Programa de Pós-Graduação e Design da Univille). O objetivo é desenvolver personagens utilizando teorias psicológicas para o jogo Route Raiders. Utilizou-se, ainda, (1) A teoria dos Cinco Grandes Fatores da psicologia de Gordon Allport (Teoria Big Five) para desenvolver os personagens; (2) Entendeu a diversidade e as características da personalidade através dos personagens; (3) Compreendeu o papel da psicologia e do design na construção de personagens; e (4) Identificou-se as histórias e costumes de cada cidade na criação dos personagens. A metodologia está pautada na pesquisa de ordem qualitativa do tipo bibliográfica, por meio da qual busca-se entender as histórias e costumes de cada ponto turístico no qual os personagens estão inseridos, além de descrever os aspectos físicos e psicológicos de personagens para o jogo. Os principais temas envolvidos na busca dos dados da pesquisa foram: A teoria Big Five e o Manual Diagnóstico dos Transtornos Mentais (DSM V). Estes fundamentos, aliados a artigos da área da psicologia e do design, contribuíram para a construção das características das personagens no contexto do design. Neste estudo foi utilizado o instrumento de fichas com critérios específicos compartilhadas via Google Drive com os Alunos do curso de design e orientadores para a elaboração das artes dos personagens. Os principais resultados alcançados foi a elaboração de 165 personagens para o jogo Route Raiders sendo 15 personagens para cada cidade, que são: Joinville, Itapoá, Vila da Glória, São Francisco do Sul, Araquari, Balneário Camboriú, Barra do Sul, Campo Alegre, Florianópolis, Garuva e no Paraná Curitiba. Para a construção das características dos personagens ainda foram estudados os costumes, crenças, e histórias de cada cidade em plataformas virtuais para desenvolver o perfil, criando características psicológicas e físicas destes personagens além de falas sobre diferentes regiões. Conclui-se por meio deste estudo que foi possível obter um maior conhecimento acerca de pontos turísticos de diferentes cidades, e um entendimento aprofundado no processo de criação de diferentes personagens, levando em conta as particularidades de cada local.

Apoio / Parcerias: Uniedu - Governo do Estado Instituto Caranguejo de Educação Ambiental Projeto EThos - Design e Relações de Uso (PPGDesign/Univille) Projeto de Extensão Desenho Ambiental Universidade da Região de Joinville.

Alvenaria estrutural: uma proposta de integração curricular na Engenharia Civil

  • Gabriela Grimm, Ensino Médio, gabigrimmgg63@gmail.com
  • Jane Mery Richter Voigt, Dr(a), jane.mery@univille.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Alvenaria Estrutural, Métodos Construtivos, Práticas Curriculares

A alvenaria é um conceito da construção civil que designa o conjunto de pedras, tijolos ou blocos que reunidos formam paredes, muros ou alicerces de uma edificação. É um sistema construtivo que utiliza peças industrializadas de dimensões e peso que as fazem manuseáveis e ligadas por argamassa. Essas peças podem ser moldadas em cerâmica, concreto ou sílico-calcário. Considerando esta temática, o objetivo desta pesquisa é identificar as potencialidades dos estudos sobre a alvenaria estrutural para a integração curricular do curso de Engenharia Civil, coletando informações relacionadas ao método construtivo denominado alvenaria estrutural e sua relação com o currículo do curso de Engenharia Civil. A coleta de dados foi realizada através de buscas em bancos de dados de teses, dissertações, trabalhos de conclusão de curso e no Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Civil, disponível no site de uma universidade de Santa Catarina. As etapas da pesquisa foram: a) buscas em sites para melhor entendimento do assunto; c) análise dos documentos; d) análise dos dados para relacionar o tema com o currículo da Engenharia Civil. As pesquisas indicam que a alvenaria estrutural tem tido grande avanço no mercado construtivo pois, quando bem executada dentro das restrições, se torna um método ágil, limpo sem desperdício de material e econômico. Esse método construtivo tem apresentado um crescimento nas áreas de execução de edifícios com até quatro pavimentos. Uma vantagem é que deixa a obra cerca de 20% mais econômica, valor muito significativo para as construtoras que procuram cada vez mais a economia, pois não necessita de formas para pilares, por exemplo e tem uma maior velocidade na execução da obra (CAMPOS, 2019). Ao relacionar o tema com o currículo da Engenharia Civil, observou-se nas ementas disponibilizadas no projeto do curso da universidade, que a alvenaria estrutural é citada apenas uma vez. Quanto às práticas curriculares observou-se no projeto curricular do curso que os estudantes têm mais contato com esse tema quando ocorrem visitas técnicas instruídas pelos professores. Todavia, no decorrer do curso, mesmo que tenha possibilidade de envolver diversos componentes curriculares, a alvenaria estrutural é pouco estudada. Diante dos resultados, reiteramos o pensamento de Leite (2012) sobre a importância do diálogo entre as diferentes áreas que compõem o currículo, nesse caso da Engenharia Civil. Diante dos resultados, sugere-se aprofundar mais esse tema em práticas curriculares que envolvam visitas técnicas, atividades teóricas em sala de aula e projetos interdisciplinares.

Apoio / Parcerias: Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (UNIEDU)

Amadurecer e viver: associando saberes na UNIVILLE - 2020

  • Suellen de Paula, Graduando, elenir.m@gmail.com
  • Rita Lorenzi , MSc, rita.lorenzi@gmail.com
  • Valdirene Grubber, MSc, valgruber@hotmail.com
  • Elenir Carmen Morgenstern, Dr(a), ele.stern18@gmail.com
  • Victor Aguiar, Dr(a), ele.stern18@gmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: DESIGN DE MODA, EMPREGO E RENDA, MULHERES ARTESÃS

O resumo apresenta os principais resultados das atividades do projeto de extensao intitulado “AmaViva amadurecer e viver: associando saberes da Univille” durante o ano de 2020. O objetivo principal do Projeto AmaViva aplicado em 2020, foi congregar artesas, remanescentes dos projetos que capacitam para o trabalho e renda desenvolvidos pela Extensao Universitaria da Univille, com vistas a promoc'ao do empreendedorismo e da formac'ao profissional continuada. Em virtude de um isolamento social, consequente da pandemia que impossibilitou as atividades presenciais, o Projeto AmaViva precisou adaptar-se as condic'oes possiveis e toda a metodologia foi transposta para um formato virtual. A metodologia englobou, discussao entre professores e lideres dos subgrupos, para verificar alternativas e possibilidades de produc'ao de conteudo e veiculac'ao para as integrantes dos subgrupos. Em seguida, foi desenvolvido um cronograma das atividades propostas e cada professor desenvolveu um material correspondente as oficinas do Projeto, sendo eles em formato de videos e apresentac'oes. Os materiais foram veiculados via Instagram, Facebook, YouTube e por meio dos grupos de What’sApp. No total foram desenvolvidos 4 videos tutoriais, tambem foram desenvolvidas apresentac'oes de conteudos com base nas metas do Projeto AmaViva, tendo o alcance das integrantes por meio das midias citadas. Tambem foram realizados atendimentos a demandas especificas da comunidade externa. Os principais resultados referiram-se ao desenvolvimento de dois e-books, o primeiro tendo como referencia a atual apostila (impressa) do Projeto SempreViva e o segundo abordou o tema relac'oes de uso. No ano de 2020 tambem foi colocado em pratica, os pontos de contato desenvolvidos em pesquisa anterior, resultando em uma comunicac'ao mais eficiente do Projeto com o publico de interesse. Com a virtualizac'ao das atividades e a variedade de materiais desenvolvidos possibilitou a criac'ao de um banco de materiais virtuais para aplicac'oes futuras no Projeto AmaViva. No inicio da pandemia, algumas integrantes dos subgrupos produziram 1.200 mascaras de tecidos para que os funcionarios e professores da Univille pudessem utilizar no retorno das suas atividades. Tambem foram produzidas 600 mascaras de tecido para serem doadas ao Hospital Bethesda, no Distrito de Pirabeiraba. Os materiais foram entregues as costureiras que produziram os produtos em casa. O Projeto AmaViva tambem desenvolveu uma colec'ao e prototipos de uma linha de acessorios, utilizando uniformes descartados pela empresa BMW. Os prototipos foram apresentados para a diretoria da empresa na sede em Munique, na Alemanha.

Apoio / Parcerias: Secretaria de Assistência Social de Joinville.

ARTE E DESIGN: FENÔMENOS CRIATIVOS DIGITAIS

  • MARIANA GRETTER, Graduando, marianagretter19@gmail.com
  • ELENIR MORGENSTERN, Dr(a), ele.stern18@gmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: ARTE E DESIGN, FENOMENOS CRIATIVOS DIGITAIS, CONTEMPORANEIDADE

Considerando-se as atuais possibilidades de produção e veiculação de processos e produtos artísticos, pelas mídias digitais, a investigação indagou “Como definir/conceituar esse fenômeno criativo que se desdobra por meio da mídias tecnológicas digitais?” A pesquisa apresentada objetivou mapear os principais fenômenos criativos que estão presentes em mídias digitais, para a partir deste levantamento, conceituá-los e verificar sua pertinência ou filiação a algum ‘’Movimento Artístico’’ da Arte Contemporânea. O recorte de pesquisa engloba a arte visual digital, compartilhada principalmente pelas mídias tecnológicas Instagram e Youtube. A metodologia utilizada incluiu uma pesquisa prática de coleta de imagens, acessando as mídias supracitadas e incorpora o levantamento de dados relativos a quantidades e localidades de postagens. A arte contemporânea, bem como seus princípios de Hibridismo, Pluralismo e Apropriação, são elevados ao extremo com a mídia digital servindo de suporte para estes fenômenos criativos. É notável a importância do conhecimento destes fenômenos pois fazem parte de nossa cultura atual, refletindo os temas que estamos vivenciando e criando um patrimônio criativo acessível por todos que estão conectados a rede. O principal resultado da pesquisa refere-se a um relatório referindo os principais fenômenos criativos que ocorrem por meio de mídias digitais, contendo sua definição e principais características em consonância com a arte contemporânea. Em termos conclusivos, entendeu-se que, antes da era da internet, artistas críticos determinavam o valor da arte. Hoje em dia, porém, o Instagram está sendo usado para descobrir, promover e criticar arte. Com a nova plataforma (que compõe-se primariamente de redes sociais) indivíduos podem iniciar trends artísticas sem nenhuma necessidade de distinção acadêmica e/ou de natureza elitizada, sendo esses sustentados apenas pela validação das massas por meio de métodos unicamente proporcionados pela internet, como por exemplo: compartilhamentos, curtidas, inscrições, etc.

Atividades do Programa Matur(a)idade na Univille em tempos de pandemia

  • Karla Pfeiffer Moreira, MSc, karlapfeiffer@gmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Idosos , Atividades virtuais , Pandemia

O Programa Matur(a)idade na Univille promove atividades direcionadas aos idosos da Comunidade Externa há mais de 15 anos, tendo como objetivo organizar e estruturar atividades voltadas para a terceira idade, essas atividades tem como objetivo específico: Promover atividade educativas delineadas a partir da pesquisa das expectativas deste público; Sistematizar ações de valorização da terceira-idade; Promover a consciência corporal nas atividades de ginástica; Contribuir com a melhoria da qualidade de vida; Estimular a prática consciente e participativa da cidadania; Promover a auto-estima e estimular atitudes físicas, emocionais e socialmente saudáveis; Promover integração entre vários departamentos da Univille por meio de um programa multidisciplinar. Os encontros, anteriormente a pandemia do Covid-19 aconteciam todas as quartas-feiras das 14h às 17h, mas em 2020 tivemos que virtualizar todas as atividades, justamente pelo fato do nosso público ser o grupo de risco. Um dos desafios foi definir uma plataforma virtual para disponibilizar os conteúdos planejados. Sabe-se que muitos integrantes do grupo tem dificuldades no uso do computador ou não tem computador em casa, não possuem habilidades e conhecimento no uso de softwares ou vídeo-chamadas, alguns não possuem contas em redes sociais ou e-mail, desta forma, pensou-se em definir algo que pudesse contemplar a maioria dos idosos de forma remota, a solução foi fazer uso do aplicativo WhatsApp. Todos os integrantes possuem celular e certa familiaridade com o aplicativo. O segundo desafio foi gerenciar os conteúdos e os bolsistas do programa. Criou-se então três frentes de trabalhos para auxiliar a coordenação do Programa, foram elas: (a) ligação para os idosos; nessa atividade os bolsistas tinham a responsabilidade de ligar para cada membro do grupo, acolhê-los e questioná-los se estavam bem, se estavam tendo assistência de alguém nesse período de isolamento, se estavam enfrentando dificuldades e também coletar informações e sugestões de atividades que gostariam de receber do Programa. (b) busca de conteúdo; em que os bolsistas pesquisavam na internet assuntos relevantes e de diversas temáticas para disponibilizar aos idosos e (c) material gráfico; equipe que criou cartões digitais em datas comemorativas, editaram vídeos e geraram tutoriais para explicar o uso de alguma ferramenta virtual. Desta forma encontramos uma maneira de inserí-los cada vez mais no universo digital, mantermos contato durante esse período de isolamento, darmos continuidade na programação e atividades do programa e aproxima-los virtualmente dos colegas e de outras pessoas que também tivessem vínculo com o idoso.

Bem vindo ao Show da química

  • Marcia Luciane Lange Silveira, Dr(a), marcia.luciane@univille.br
  • Ana Paula Testa Pezzin , Dr(a), anapezzin@yahoo.com.br
  • Giannini Pasiznick Apati, Dr(a), giannini.apati@univille.br
  • Jamile Rosa Rampinelli , Dr(a), jamile.r@univille.br
  • Millena da Silva Montagnolli, Dr(a), millena.silva@univille.br
  • Roy Ristow Wippel Schulenburg , Dr(a), roy.schulenburg@univille.br

Universidade da Região de Joinville , UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Química, Vida cotidiana, Experimento

A educação neste momento está permeada pelo desenvolvimento acelerado das tecnologias de comunicação e de conteúdos. Entretanto, o conteúdo sem a devida compreensão não promove o aprendizado significativo. É necessário criar condições para mobilizar os estudantes a desenvolverem suas reflexões e construir seu conhecimento, em especial na área de química. Nesta área os estudantes do ensino médio têm demonstrando grandes dificuldades, pois não percebem o significado ou a validade do que estudam. Quando os conteúdos não são contextualizados adequadamente, estes se tornam distantes, assépticos e difíceis, acabando por não despertar o interesse e a motivação dos alunos. Assim, novas propostas pedagógicas são necessárias para promover a dinamização do ensino e aprendizagem. Uma possibilidade é a inserção de conteúdo, contextualizados na vida cotidiana, nos espaços de comunicação abertos pelas mídias e redes sociais da internet, espaço muito frequentado por estes estudantes e que estão mudando profundamente a forma de comunicação e cultura. Utilizando deste espaço, o projeto de extensão Show da Química teve como objetivo despertar no aluno do ensino médio o encantamento pela química por meio de vídeos educativos. Pretende-se auxiliar o aprendizado de química de forma interativa, facilitando a compreensão de conteúdos de química de modo fácil e simples. Assim, por meio de um canal no YouTube e outras mídias sociais de alta permeação, serão disponibilizados vídeos de experimentos químicos com explicação simples e, quando possível, baseado na vida cotidiana. Os professores de química geral envolveram os alunos de 1° e 2° ano da Engenharia Química na escolha de alguns experimentos. Estes experimentos foram desenvolvidos em laboratórios de química da Univille, com a participação de acadêmicos e professores. São experimentos que demonstram na prática várias teorias químicas que são estudadas no ensino médio, como mudanças de pH, densidade de líquidos, mobilidade de elétrons nas camadas de valência, tipos de reações químicas como síntese, decomposição e de dupla troca. Para que estes vídeos fossem produzidos, foi necessário idealizar os experimentos, desenvolver os roteiros, gravar e editar os vídeos. Em função do isolamento social, o projeto não conseguiu fazer o lançamento do canal, mas 46 experimentos foram idealizados, 42 roteiros foram desenvolvidos, 10 experimentos foram gravados em vídeo e 2 vídeos foram editados. O projeto pretende lançar o canal no começo de 2021.

Capacitação dos alunos de graduação em tecnologias emergentes do mercado de Tecnologia da Informação

  • Walter Silvestre Coan, MSc, walter.s@univille.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Tecnologia, Desenvolvimento de Software, Ensino baseado em projetos

O projeto do Fundo de Apoio ao Estudante de Graduação com o título Capacitação dos alunos de graduação em tecnologias emergentes do mercado de Tecnologia da Informação(TI) vem sendo realizado desde o ano de 2013. Seu objetivo é capacitar alunos do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação e Bacharelado em Engenharia de Software, e de áreas afins, para utilizar novas tecnologias demandadas pelas empresas, para que esses profissionais possuam um diferencial competitivo no mercado de trabalho. Esta capacitação se dá através de grupos de estudo que são ofertados aos alunos e realizados em todos os dias da semana no horário das 18h às 19h, sendo esse horário estratégico para permitir um maior número de alunos participantes. No ano de 2020 foram oferecidos no primeiro semestre três temas diferentes para os grupos: Desenvolvimento de aplicações para a Internet utilizando as tecnologias HTML, CSS e JavaScript; Introdução para utilização dos recursos da solução de nuvem Azure da Microsoft; e o Desenvolvimento de aplicações para Internet utilizado o Microsoft ASP.net Core. Sendo que oitenta e cinco alunos foram capacitados em sessenta e dois encontros realizados através do Microsoft Teams. No segundo semestre dois grupos foram realizados: Grupo de estudos para revisão dos conceitos de algoritmos e programação de computadores e a introdução para utilização dos recursos de solução de nuvem da Amazon Web Services (AWS). Importante destacar que a UNIVILLE foi credenciada como participante do programa educacional AWS Academy, através da certificação do professor responsável pelo projeto FAEG como AWS Academy Accredited Educator. O que habilita o professor a lecionar utilizando material didático oficial da AWS e disponibilizá-lo gratuitamente aos alunos, sendo que os alunos que concluírem o curso recebem um voucher de desconto para realização da prova de certificação AWS Cloud Practitioner. Todos esses resultados demonstram a importância do projeto para a Universidade e sua contribuição efetiva para formação de profissionais melhores para o mercado de Tecnologia da Informação de Joinville e região.

Apoio / Parcerias: Microsoft e Amazon Web Services (AWS)

Caracterização físico-química da fibra do pseudocaule da bananeira: musa sp.

  • Danilo Correa Silva, Dr(a), danilo.correa@univille.br
  • Guilherme Tadielo Dolci, Graduando, guilherme.dolci@univille.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Materiais, Pseudocaule da bananeira, Ensaios mecânicos

A fibra do pseudocaule da bananeira é matéria-prima para diversas atividades, tanto em escala artesanal quanto industrial. As fibras naturais vegetais são produtos biodegradáveis, de baixo custo e que demandam pouco consumo de energia em seu processo, não sendo necessário o uso de instrumentos muito sofisticados, além de serem recursos renováveis e estarem disponíveis em quase todo o mundo. Na região de Corupá/SC o aproveitamento da fibra do pseudocaule da bananeira se dá principalmente pelo artesanato. Nesse sentido, entender suas propriedades é essencial, o que pode permitir a aplicação de processos de tratamento que agreguem valor aos artefatos produzidos com esse material. O objetivo geral desse trabalho foi investigar as características físico-químicas das fibras obtidas do pseudocaule da bananeira. Como objetivos específicos tem-se: determinar as características químicas das fibras em seu estado natural; determinar as características mecânicas das fibras em seu estado natural e após tratamentos para enobrecimento; investigar mecanismos que melhorem as características mecânicas das fibras naturais ou tratadas. A abordagem adotada se carateriza como quantitativa, com objetivos que o enquadram como pesquisa exploratória. Já quanto aos procedimentos trata-se de pesquisa bibliográfica, contando com levantamentos sistemáticos em fontes bibliográficas especializadas para a caracterização e discussão do objeto de estudo. Também foram levantadas as normativas da ASTM e TAPPI para avaliação e testes de materiais. Os dados levantados apontam que a fibra em questão é composta principalmente por celulose (59 - 64%), hemicelulose (10,2-18,6%), lignina (4,9 a 17,5%), umidade (9,1 a 10,4%) e pectina (10,1%). Como referências para ensaios mecânicos tem-se para o teste à tração e alongamento, bem como para módulo de elasticidade a normativas TAPPI T 494 om-88, e para resistência à ruptura a normativa TAPPI T 414-om 88 /TAPPI T 404 om-91. No momento esse projeto está em fase de preparação e elaboração de procedimentos para ensaio das fibras em laboratório de ensaios mecânicos. Após a especificação dos corpos de prova e procedimentos serão obtidas amostras com e sem tratamento para enobrecimento (coloração e amaciamento) para caracterização mecânica do material.

Carisma Ambiental e suas Ligações com o Design / Arte Ambiental

  • Gustavo Teixeira, Graduando, gus.teixeira00@gmail.com
  • Maria Clara Jacon, Graduando, mariajacon@gmail.com
  • José Francisco P. Xavier, Ensino Médio, chicolam@gmail.com
  • viviane Cris Mendes Xavier, Graduando, viviancrislam@gmail.com
  • MARLI TERESINHA EVERLING, Dr(a), marli.everling@gmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Personagens , Design, Educação Ambiental

O projeto ‘Carisma Ambiental e suas Ligações com o Design’ é uma atividade de pesquisa técnica para a criação de artes de personagens como auxílio para o jogo Route Raiders. O jogo instiga o público a explorar e conhecer pontos turísticos de diversas cidades, com auxílio do sistema GPS para smartphone. A proposta é desenvolvida com a participação de três bolsistas sob a supervisão dos coordenadores do Projeto 'Desenho Ambiental' e 'Ethos - Design e Relações de Uso', bem como, dos diretores do Instituto Caranguejo de Educação Ambiental'. O objetivo é atuar de forma artística e técnica na produção dos personagens, se adequando aos perfis psicológicos de personalidade e espaço em que vivem. Intenciona-se, ainda, maior imersão do usuário com o aplicativo, atentando ao uso dinâmico durante o jogo através do entretenimento de interação com os personagens. Para o desenvolvimento da proposta foi usada a metodologia Design para Poéticas Ambientais, que tem como etapas ‘Ambientar’, ‘Roteirizar’, ‘Produzir’ e ‘Colaborar’. A etapa 'Ambientar' consiste no reconhecimento do ambiente selecionado, além de estudar referências vindas da região, ou até mesmo conteúdos e personagens populares da cultura POP; a etapa 'Roteirizar' abrange o delineamento do perfil psicológico e das primeiras ideias referentes a cada personagem são criadas para se trazer a sua essência; a etapa 'Produzir' inicia com o desenvolvimento que é feito de maneira digital utilizando programas de desenho para criar as artes dos personagens (A ordem de criação do desenho é rascunho > arte final > colorização). A etapa 'Colaborar' é a última etapa e consiste no compartilhamento e publicação do jogo para feedbacks e críticas construtivas. Essa fase no projeto foi feita entre as etapas de Roteirização e Produção, de forma colaborativa entre nós e a equipe de psicologia que atuou na produção psicológica dos personagens. Os resultados e conclusões abrangem o desenvolvimento de 150 personagens que foram categorizados por cidades; para cada cidade estabeleceu-se o número de 15 personagens. Em termos de desenvolvimento foram priorizadas as cidades de Joinville e Itapoá, gerando um total de 30 desenhos completos originais.

Apoio / Parcerias: PIBIC - CNPq Uniedu - SC Universidade da Região de Joinville Projeto de Extensão Desenho Ambiental Projeto Ethos - Design e Relações de Uso (PPGDesign) Instituto Caranguejo de Educação Ambiental

Comitê Cubatão Cachoeira Joinville e sua Relação com o Terceiro Objetivo do Desenvolvimento Sustentável

  • Milena de França, Graduando, milenadefranca@hotmail.com
  • Bruna Carolina Pensky, G, brunacpensky@gmail.com
  • Tamila Kleine, Dr(a), tamila.kleine@gmail.com
  • Bianca Goulart de Oliveira Maia, Ensino Médio, bianca.maia@univillebr.onmicrosoft.com
  • Therezinha Maria Novais de Oliveira , Dr(a), therezinha.novais@univille.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Comitê de Bacia , ODS , sustentabilidade

Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) surgiram de estudos que a Organização das Nações Unidas (ONU) realiza há décadas, e que já foram apresentados em várias conferências, como: Estocolmo (1972), Rio de Janeiro (1992), Johanesburgo (2002) e Rio+20 (2012) e propõem uma agenda Mundial de desenvolvimento considerando as dimensões: sociais, ambientais, econômicas e institucionais. Assim, o objetivo deste trabalho é apresentar a relação da ação promovida pelo Comitê Cubatão Cachoeira - CCJ em relação ao monitoramento da água entre os anos de 2011 e 2015 com o terceiro objetivo do desenvolvimento sustentável, que visa assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos. Para realização desse estudo, apresenta-se a metodologia do monitoramento em que as coletas são realizadas mensalmente em 11 pontos ao total de ambas as Bacias, as análises de qualidade da água compreendem 50 parâmetros contidos na resolução 357/2005 do CONAMA, com diferentes periodicidades: mensal, trimestral ou anual, dependendo do parâmetro. Sete parâmetros são monitorados in loco por meio de sonda multiparamétrica e os demais são analisados por laboratório especializado e credenciado para tal. A partir dos resultados calcula-se o Índice de Qualidade de Água (IQA). Que consiste no método das notas individuais de 9 parâmetros, elevadas aos respectivos pesos que cada um possui, possibilitando classificar a água em ótima, boa, regular, ruim e péssima. Os resultados do estudo mostraram que, ao longo do período analisado na Bacia do Rio Cubatão que possui índices entre bom e ótimo houve uma piora nos índices possivelmente resultado do aumento da ocupação na Bacia que não possui sistema de tratamento de esgotos coletivo, enquanto que na Bacia do Rio Cachoeira em que os índices estão entre péssimo e regular, verificou-se uma melhora certamente como resultado da melhora dos percentuais de coleta e tratamento de esgotos sanitários na Bacia. Esses resultados são de suma importância para que a sociedade e órgãos governamentais percebam a necessidade dos controles de poluição das águas e possam juntos assegurar a saúde e bem estar da população conforme os ODS, pois recursos hídricos podem se tornar um veículo de doenças, causadas pelo despejo de efluentes sem o devido tratamento colocando em risco a saúde da população.

Apoio / Parcerias: Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Cubatão e Cachoeira

Cronologia museológica e sua conexão com o contemporâneo

  • Maria Eduarda Rosario, Graduando, maria.rozario@univille.br
  • Nadja de Carvalho Lamas, Doutorando(a), nadja.carvalho@univille.br

Univille, Univille, Joinville

Palavras-chave: Museu, Cronologia, Contemporâneo

Apresento a pesquisa de iniciação científica “Cronologia museológica e sua conexão com o contemporâneo”, cujo objetivo foi aprofundar e discutir se os museus de arte desempenham papel essencial na sociedade contemporânea. Com este estudo, foi possível observar que do colecionismo, que incorpora o repertório emergencial coletivo, chegou-se aos museus e que estes sofreram com as consequências de cada fase do tempo vivido. Buscou-se conhecimento, identificou novas ideias e pensamento a respeito da museologia atual, evidenciando aspectos como as poéticas efêmeras, aquelas que não têm materialidade, o que possibilitou sinalizar que patrimônio não é apenas o tangível. Em muitos casos, os museus não conseguem expressar em sua arquitetura, os princípios que fundamentam os seus acervos, pois estes foram na realidade realocados e adaptados a antigos palácios. Constata-se, então, que as obras de arte se adequam a arquitetura e não o oposto, pois não foi estudado anteriormente a ergonomia do local. O memorável Museu do Louvre pode ser citado como exemplo, pois, outrora, foi o palácio da sede do governo monárquico francês. Entretanto, observa-se na contemporaneidade mudanças na forma de pensar o museu de arte, particularmente, naqueles que se constituem numa perspectiva pós-moderna. Os projetistas dos museus pós modernos desenvolveram projetos com mais liberdade artística na busca de diferentes soluções arquitetônicas. Buscam diversificadas soluções museológicas, com foco na inserção urbana e na ergonomia.Outra preocupação identificada nas discussões atuais é com relação a preservação e a patrimonialização. Assim, há na arquitetura formas de prever essa conservação, com diferentes métodos de preservação, iluminação e exposição. Além da ventilação e controle climático adequado.Segundo Montaner (2003), os novos museus têm como características a complexidade do programa; a substituição das tradicionais salas e galerias, por espaços flexíveis; a excelência dos métodos de conservação, a exibição e a iluminação dos objetos mais adequados, e um papel urbano importante, como monumento e lugar da arte.Os museus e a sua arquitetura são importantes e significativas fonte de investigação na contemporaneidade.

Desenho ambiental

  • José Francisco Peligrino Xavier, MSc, chicolam@gmail.com
  • Marli Teresinha Everling, Dr(a), marli.everling@gmail.com
  • Viviane Cris Mendes Xavier, E, instituto@caranguejo.org.br
  • Henrique Rossi Chaves, Graduando, hrchaves1@gmail.com

Universidade da Região de Joinville , UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: projeto de animação, educação ambiental, processos participativos

O projeto Desenho Ambiental tem como objetivo promover a educação ambiental utilizando a produção de curtas animados por meio da integração de estudantes de escolas municipais com os acadêmicos do 2º ano do curso de Design com habilitação em Animação Digital da Univille, nas disciplinas de Projeto de animação I, Animação 2D e com o apoio da disciplina de Projeto Sonoro. Em 2020, com a pandemia provocada pelo Coronavírus (Covid-19) foi necessário readequar o cronograma de ações ao perceber a realidade das escolas municipais parceiras, devido às dificuldades impostas pela pandemia e pelo isolamento social. O projeto utiliza a metodologia “Design para Poéticas Ambientais”, criada em parceria com o Projeto de Pesquisa Ethos - Design e Relações de Uso do Mestrado em Design da Univille e com o Instituto Caranguejo de Educação Ambiental. Em 2020 o processo metodológico foi adaptado para as quatro etapas: (1) Ambientar: empatia com a sociedade e com o ambiente; (2) Roteirizar: transformar a experiência do ambientar em história; (3) Produzir: destinada ao desenvolvimento específico da manifestação e expressão por meio das poéticas, nesse caso a animação; (4) Colaborar: divulgação e compartilhamento do resultado final à comunidade com o convite para realizarem um feedback. A etapa “Ambientar” foi realizada com a aplicação da dinâmica virtual com os alunos e professores para a criação de personagens, ambientes e a utilização dos ODS 14 e 15 como tema para sua atividade por meio de um formulário do Google, para conhecer mais a percepção sob o olhar dos alunos ao entorno da escola e seu bairro. resultando em 25 personagens criados pelas crianças. As etapas “Roteirizar” e “Produzir” estão em execução neste momento com sete projetos de animação, divididos em equipes para desenvolver a pré-produção, produção e pós-produção (roteiro, arte conceito, storyboard e animatic). As orientações e apresentações de relatórios ocorrem durante as aulas remotas de Projeto de Animação I e Animação 2D. A apresentação das animações será realizada no dia 4 de dezembro de 2020, e contemplando a etapa “Colaborar” por meio da apresentação virtual para os alunos, professores e comunidade das escolas municipais e também para alunos, professores do curso de Design e comunidade da Univille. O momento possibilitou a reflexão sobre o contexto socioambiental, por meio dos relatos das crianças das escolas e a virtualização provocou um intenso planejamento virtual de modo a motivar os acadêmicos do curso de Design de Animação.

Apoio / Parcerias: Instituto Caranguejo de Educação Ambiental; Projeto Ethos - Design e Relações de Uso (PPGDesign/Univille); Escola Municipal Prof. Aluízius Sehnem; Escola Municipal Profª Laura Andrade; Escola Municipal Profª Zulma do Rosário Miranda; Escola Municipal Pastor Hans Müller; Escola Municipal Pref. Max Colin.

Desenvolvimento de um polímero biodegradável e hidrofóbico a base de amido de banana verde associado a celulose bacteriana (CB) visando aplicação em produtos de rápida descartabilidade

  • Rafaela Vargas Oliveira, Graduando, rafaelavargas04@gmail.com
  • Giannini Pasiznick Apati, Dr(a), giannini.apati@univille.com
  • MIchele Cristina Formolo Garcia, Doutorando(a), michele_formolo@yahoo.com
  • Andrea Lima dos Santos Schneider, Dr(a), aschneider20113@gmail.com
  • Ana Paula Testa Pezzin, Dr(a), anapezzin@yahoo.com.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Amido de banana verde, celulose bacteriana, biopolímero

O presente trabalho relata o desenvolvimento de um polímero produzido a base de amido de banana verde associado à celulose bacteriana e glicerina com característica hidrofóbica, visando aplicação em produtos de rápida descartabilidade. Para a extração do amido, as bananas verdes foram lavadas, cortadas e submersas em bissulfito de sódio a 1% e armazenadas em geladeira por 24 h. Após, foram trituradas em liquidificador na presença de água destilada e peneiradas. A solução resultante da peneiração foi armazenada para que houvesse a decantação do amido que foi disposto em placas de Petri e seco em estufa a 37 °C. Para a obtenção do farelo de celulose bacteriana foi utilizado a bactéria Komagataeibacter hansenni. Para avaliação da melhor composição para produção de polímeros biodegradáveis a base de amido de banana verde (ABV) com características hidrofóbicas e hidrofílicas, foi realizado um planejamento fatorial 2³ completo com 3 pontos centrais, totalizando 11 amostras, sendo avaliada a influência da concentração de farelo de celulose bacteriana (CB) nos níveis 10 e 30 g/L, glicerina (GL) nas concentrações de 0 e 16 g/L e percentual de metiltrietoxisilano (MTES) na etapa de silanização nas concentrações de 0 e 4% em solução alcoólica. A partir da análise de ângulo de contato foi possível identificar a hidrofobicidade das amostras comprovando a eficácia da silanização. Com base nas medidas de ângulo de contato das amostras do planejamento fatorial foi selecionada a amostra central com as melhores propriedades, contendo 20 g/L de CB, 8 g/L de GL e 4% de silano, uma vez que quanto maior concentração de silano, maior foi a hidrofobicidade do material. A análise de espectroscopia no infravermelho com transformada de Fourier (FTIR) apontou as bandas características de silano, comprovando a reação química com MTES, sendo também possível constatar a existência do amido, CB e glicerina. A análise termogravimétrica (TGA) demonstrou que a temperatura de degradação máxima da amostra central silanizada (4%) se apresenta em Tmáx3 = 310 ºC. Com o teste de degrabilidade em solo foi possível identificar que as amostras centrais funcionalizadas demoram mais para degradar devido à sua barreira a umidade, característica que desacelera a degradação por fungos e bactérias.

Apoio / Parcerias: FAP/Univille pelo financiamento do projeto CNPq pela bolsa PIBITI

DESENVOLVIMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE BIOMATERIAIS COMPOSTOS DE CELULOSE BACTERIANA E POLISSACARÍDEOS FÚNGICOS

  • Victória Mendes Silva, Graduando, mendesvictoria21@gmail.com
  • Ketlin Cristine Batista Mancinelli, Doutorando(a), ketlin.cb@gmail.com
  • Ana Paula Testa Pezzin, Dr(a), anapezzin@yahoo.com.br
  • Regina Maria Miranda Gern, Dr(a), regina.maria@univille.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: celulose bacteriana, schizophyllan, biomateriais

Os polímeros de fontes renováveis e biodegradáveis estão cada vez mais despertando o interesse científico. A celulose bacteriana (CB) é um exopolissacarídeo cristalino, biocompatível, biodegradável, resistente e não tóxico, utilizado em áreas como medicina e indústria alimentícia. Na medicina, há um grande destaque para o uso da CB em tratamentos de lesões de pele. Já o SPG é um exopolissacarídeo fúngico com atividade antitumoral, imunomoduladora e anti-inflamatória. A produção de compósitos de CB objetivando unir as suas propriedades com as de materiais de interesse tem sido muito estudada. Com esse intuito, no presente trabalho, desenvolveu-se misturas de CB-SPG, com soluções aquosas de SPG (1% m/v) de 2,5 e 5 mL, através do método de incorporação in situ, para avaliar a incorporação do polissacarídeo fúngico nas membranas de CB formadas em meio de cultura líquido. Foram realizadas as análises de FTIR, TGA e o teste de capacidade de reidratação para avaliar a pureza dos polímeros e confirmar a incorporação de SPG nas membranas de CB. Os espectros de FTIR obtidos das amostras são bastante semelhantes aos encontrados na literatura, indicando a pureza dos polímeros. Observou-se nesta análise que o aumento da quantidade de SPG incorporado provoca diminuição da intensidade dos picos das membranas, sugerindo que houve incorporação do SPG. A análise de TGA também confirmou a pureza da CB, apresentando as mesmas regiões de degradação que a literatura. Por outro lado, para o SPG, alguns picos presentes nas curvas de TGA sugerem que o mesmo não foi obtido na sua forma mais pura, e o pico característico da decomposição térmica relatado na literatura não foi identificado. O teste de capacidade de reidratação confirmou a alta capacidade da CB em absorver água. Observou-se que após as primeiras 24 h de teste já ocorreu absorção máxima. A diminuição desta capacidade para o caso das membranas de CB-SPG 0,05 sugere novamente que o SPG incorporado pode ter se ligado aos grupos hidroxilas da CB.

Apoio / Parcerias: CNPq

Design de barreira ecológica utilizando impressão 3d

  • Cauê Vinnicius Boeing, Graduando, caue.boeing@univille.br
  • Fernanda Regina Heimann, Graduando, fernandaheimann@univille.br
  • Danilo Correa Silva, Dr(a), danilo.correa@univille.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Desenvolvimento de Produto, Barreira Ecológica, Resíduos plásticos

Os polímeros são uma classe de materiais amplamente empregados na produção dos mais diversos itens. O seu uso indiscriminado também gera descarte sem controle, o que gera diversos problemas, desde o acúmulo de lixo em ambiente urbano até o acúmulo de detritos em corpos d’água. Muitas vezes, o plástico descartado nas ruas é direcionado à rede de captação de águas, e de lá para cursos d’água e consequentemente aos oceanos. É estimado que resíduos plásticos são responsáveis pela morte de até 1 milhão de aves e 100 mil mamíferos e tartarugas marinhas. Além disso, outro problema crescente é a fragmentação dos plásticos sob a ação da luz solar, gerando os microplásticos, que são consumidos pela vida marinha ao serem confundidos com alimentos. Uma iniciativa que pode ajudar na contenção desses detritos são as barreiras ecológicas, que consistem em barreiras físicas flutuantes instaladas transversalmente ao sentido dos cursos d’água para reter resíduos que chegam a esses cursos por descarte inadequado. Assim, o objetivo geral dessa pesquisa é desenvolver uma barreira ecológica para rios de pequenas dimensões. Como objetivos específicos pode-se destacar: realizar um levantamento dos impactos causados pelo descarte inadequado de resíduos sólidos em cursos d’água; investigar características do processo de impressão 3D; projetar um dispositivo flutuador para barreira ecológica. Esse projeto tem abordagem qualitativa, com objetivos que o enquadram como pesquisa exploratória. Já quanto aos procedimentos trata-se de pesquisa bibliográfica, contando com levantamentos sistemáticos em fontes bibliográficas especializadas. O levantamento teórico contou com a caracterização e delimitação do objeto de estudo, da definição de tecnologias, materiais e processos de fabricação. Optou-se pelo desenvolvimento de barreira com módulos impressos em 3D para possibilitar a fabricação em diversos locais, bem como oferecer modularização, fácil montagem e fácil reposição em caso de danos. Esse projeto está em fase de desenvolvimento projetual. Desdobramentos futuros dessa iniciativa podem significar a implantação da barreira em um córrego ou rio de Joinville/SC, a ser definido conforme viabilidade e disponibilidade.

Design sustentável: um olhar sobre os resíduos da construção civil e seu reaproveitamento aplicado em mobiliário urbano

  • Nicole Marques, Graduando, nicolemarques1998@gmail.com
  • Anna Luiza Moraes de Sá Cavalcanti, MSc, anna.cavalcanti08@gmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: reaproveitamento do resíduo da construção civil, mobiliário urbano, design sustentável

A construção civil é responsável por um elevado volume de resíduos de matéria prima, os quais, se não forem descartados devidamente, podem causar grandes impactos ambientais. Os RCCs (Resíduos da Construção Civil), representam um grave problema em muitas cidades brasileiras. Sua disposição irregular impactam na ordem estética, ambiental e de saúde pública, além de sobrecarregar os sistemas de limpeza pública municipais, visto que, por dia, o Brasil gera 122.262 toneladas de RCC, que representam de 50% a 70% da massa dos resíduos sólidos urbanos – RSUs (ABRELPE , 2014). Na cidade de Joinville, maior município do estado de Santa Catarina, devido a sua expansão e grande investimento em construção civil, os RCCs tem gerado muito impacto, sobretudo nos aterros, abreviando sua vida útil. Nesse sentido, a Ajotre (Associação Joinvilense de Condutores de Transporte de Resíduos) criou uma central de reciclagem para os RCCs que garantirá a destinação correta de 100% dos entulhos coletados no município. Tendo em vista essa problematização, uma alternativa para o reaproveitamento de resíduos da construção civil é sua reutilização. O design sustentável visa a solução de problemas com os preceitos de ser socialmente equitativo, ecologicamente benéfico e economicamente viável, mediante demandas da sociedade e do mercado. Alinhado com o ODS 11 – Tornar as cidades e assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis, sobretudo relacionado ao item 11.7 “até 2030, proporcionar o acesso universal a espaços públicos seguros, inclusivos, acessíveis e verdes, particularmente para as mulheres e crianças, pessoas idosas e pessoas com deficiência” (ONU- ODS 2030), a pesquisa tem como objetivo desenvolver um projeto de mobiliário urbano com resíduos da construção civil para a cidade de Joinville e justifica-se pela necessidade de investigar maneiras de reaproveitar os resíduos da construção civil e sua aplicação em equipamentos que possam propiciar à sociedade artefatos de utilidade pública com vistas a qualidade de vida e de usufruto de todos os cidadãos. A metodologia da pesquisa será a revisão bibliográfica com abordagem exploratória sobre os temas: Resíduos da construção civil e os impactos ambientais na cidade de Joinville; Design sustentável e iniciativas promissoras nesse segmento. Este artigo aborda o recorte teórico da pesquisa aplicada em desenvolvimento no Projeto de Pesquisa Re-Criar do PPGDesign que tem como resultado o projeto de uma linha de mobiliário urbano com os resíduos da construção civil triturados provenientes de entulhos e agregados ao concreto.

Freeling - Design de Tudo

  • Jonathan Prateat, MSc, j.prateat@univille.br
  • Jemima Juswiak, Graduando, jemima.juswiak@univille.br
  • Caroline Estela da Silva, Graduando, caroline.estela@univille.br
  • Marina Yasmin Hubner, Graduando, marina.hubner@univille.br

Universidade da Região de Joinville , UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Design, Educação, Solidariedade

O Frelling – Design de Tudo é um projeto submetido pelo edital FAEG, existente desde 2017. Trata-se de um escritório modelo de design e comunicação que atua com o desenvolvimento de projetos para setores e cursos da Univille, entidades ligadas à saúde, educação, arte e cultura, e microempreendedores. Os objetivos do projeto são: capacitar os estudantes de publicidade e propaganda e design para o desenvolvimento prático de seus aprendizados em sala de aula; preparar os acadêmicos para lidar com situações reais que vão desde as reuniões preliminares até apresentações, reprovações e conclusões de trabalhos; permitir o acesso a design e comunicação aos clientes que não podem pagar, ou que tenham dificuldade em obter esses serviços. O projeto se inicia com as captações de estudantes e clientes por meio de comunicação em redes sociais e e-mails. Ambos, quando interessados, realizam cadastro em formulários específicos para cada, e, com os dados desses cadastrados, o professor coordenador entra em contato para formar a equipe, e posteriormente iniciar o relacionamento com os clientes. Nesse ano, em função da pandemia de COVID-19, todo o processo foi conduzido digitalmente, incluindo a formação de uma equipe virtual no Microsoft Teams com os estudantes, e grupos específicos para cada cliente. Nas reuniões, conduzidas pelos estudantes, um documento de briefing é preenchido, assinado pelo professor, pelo estudante responsável pelo projeto, e pelo cliente. Depois disso os estudantes iniciam o projeto, passando por instruções e aulas do professor, e posteriormente organizando cronograma de junto aos colegas com quem estão atuando. Nas reuniões da equipe completa, que ocorrem às terças e quintas à tarde, são feitos alinhamentos dos projetos. Cada equipe compartilha a sua tela para considerações sobre os projetos, e quando o professor entende que o resultado é passível de aprovação, os estudantes fazem o agendamento, e apresentam suas soluções aos clientes. Se aprovado, concluem as peças restantes e entregam os arquivos. Se não, o projeto volta para as reuniões de alinhamento junto à equipe ao professor. Em 2020 o Freeling teve 16 estudantes inscritos, sendo 4 deles cumprindo estágio curricular obrigatório, e 12 clientes. Foram entregues 53 peças como marcas, apresentações, cards para redes sociais, website, estampas, entre outros. Espera-se que no ano de 2021 seja possível aumentar o número de clientes atendidos bem como de estudantes envolvidos no projeto. Deseja-se também manter a virtualização e buscar parcerias com outras entidades de outras cidades do país por meio de parcerias.

Freeling Futuro

  • Jonathan Prateat, MSc, j.prateat@univille.br
  • Matheus Melo Randig, Graduando, matheus.randig@univille.br
  • Maurício Henn Faller, Graduando, mauricio.faller@univille.br
  • Leandro Moreira, Graduando, leandromoreira@univille.br

Universidade da Região de Joinville , UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Design, Educação, Empreendedorismo

O Freeling Futuro é um curso digital (por plataforma digital) de introdução ao design e à publicidade e propaganda oferecido para estudantes de ensino médio matriculados em escolas públicas. Inicialmente o público atendido seria apenas de estudantes de escolas de Joinville, no entanto, em uma expansão de parceria entre o professor Jonathan e o Consulado da Mulher, a turma do segundo semestre atendeu estudantes de diversas outras cidades do Brasil, onde há unidades do instituto. Os objetivos do projeto são: possibilitar aos estudantes o conhecimento básico sobre as duas profissões aproximando-os da educação superior; capacitar os jovens para que possam gerar renda com seus trabalhos; contribuir para a comunicação para pequenos empreendedores das comunidades onde os estudantes estão inseridos. A metodologia de trabalho do projeto consiste na captação de estudantes junto às escolas de Joinville, junto ao Consulado da Mulher, e, pretende-se para 2021 com outras entidades em outras cidades. Paralelamente à captação, há o período de preparação dos bolsistas para serem os professores do curso, e do material de aulas a serem ministradas. Após o período de preparação, são iniciadas as turmas, com aulas uma vez por semana no período vespertino, de 14h às 18h. Na primeira parte da aula o bolsista de publicidade e propaganda trabalha os conteúdos específicos desse curso, e na segunda parte o mesmo com o bolsista de design. Além do conteúdo teórico, há a aplicação de atividades práticas desenvolvidas no aplicativo Canva para smartphone. São seis aulas teóricas, quatro aulas de execução de projeto. O projeto de conclusão do curso cria comunicação via redes sociais acerca de uma temática social relevante. Após a prática de projeto, há uma aula para apresentação e considerações e uma aula de fechamento. A segunda turma funciona da mesma forma, com a mesma dinâmica, sendo seus alunos captados a partir das últimas duas semanas da primeira turma. Finalizadas as aulas, professor e bolsistas os materiais produzidos e desenvolvem um portfólio com os resultados dos alunos. Até o momento houve a participação de cerca de quinze estudantes na primeira turma, dezoito na segunda, vários trabalhos desenvolvidos nas aulas e de conclusão, alunos que estão iniciando no mercado em função do curso, outros que estão se preparando para o vestibular nas áreas do curso. Espera-se que mais estudantes possam ter acesso ao curso, e que um pouco de suas invisibilidades nas periferias seja revertidas a partir da educação e do trabalho.

Nivelamento de Matemática

  • Adalberto Matias Beppler, MSc, ambeppler@univille.edu.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, São Bento do Sul, Brasil

Palavras-chave: Nivelamento, Matemática, Aprendizagem

O projeto intitulado por “Nivelamento de Matemática” tem como objetivo principal preparar os alunos com mais dificuldade na área das ciências exatas. O projeto acontece há quatro anos em São Bento do Sul onde são oferecidas três horas aula por semana de forma gratuita a todos os alunos que tenham interesse. A inscrição é de forma simples onde o aluno fala diretamente com o professor de seu interesse em participar e automaticamente está inscrito. É dividido em três módulos: Matemática básica, álgebra e polinômios e, Geometria e trigonometria. Cada módulo é composto por oito a nove semanas e em cada semana é estudado um conteúdo diferente, podendo, assim, participar qualquer aluno em qualquer época do ano. Durante o ano de 2020 houve menor participação, devido à pandemia, mas, mesmo assim, foram atendidos mais de trinta alunos. O projeto aconteceu de forma online o que facilitou o acesso aos alunos já a partir das dezessete horas e trinta minutos, pois ele podia participar de casa já no retorno do seu trabalho. Com isso, conseguimos aumentar o tempo de atendimento que até o ano passado foi de duas horas por semana e este ano passamos a atender três horas por semana. Tivemos alunos que foram muito assíduos e participaram de todos os módulos, e também temos alunos que já participam há três anos, o que comprova a eficiência do projeto que inicia logo após o início do ano letivo e vai até o final. Neste ano tivemos participação de alunos de diversos cursos da Univille: Administração de empresas, Ciências Contábeis, Licenciatura em Química, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Gestão Comercial, Arquitetura e Direito. O projeto sempre é oferecido de forma gratuita e, de acordo com a participação, o aluno recebe uma declaração de horas que poderá servir como horas complementares. É um projeto da área de ensino da Univille e já atendeu mais de cento e cinquenta alunos desde o seu início aqui em São Bento do Sul. Os alunos que participam do projeto têm melhorado significativamente suas notas nas disciplinas que envolvem cálculos matemáticos. Ésnas disciplinas de Álgebra Linear, Geometria Anlítica, Cálculo Diferencial e Integral, Cálculo Numérico, Física entre outras que os alunos melhoram o seu desempenho durante o desenvolvimento do projeto.

O projeto ‘Estratégia de Capacitação de Professores para o Uso da Metodologia Design para Poéticas Ambientais’

  • Henrique Rossi CHaves, Graduando, rchaves1@gmail.com
  • Luana Rutes, Graduando, luanarutes@gmail.com
  • José Francisco P. Xavier, MSc, chicolam@gmail.com
  • viviane Cris Mendes Xavier, Ensino Médio, viviancrislam@gmail.com
  • MARLI TERESINHA EVERLING, Dr(a), marli.everling@gmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Metodologia, Design, animação

O projeto ‘Estratégia de Capacitação de Professores para o Uso da Metodologia Design para Poéticas Ambientais’ conta com a autoria de dois estudantes do curso de Animação Digital da Univille. O projeto também tem coautoria da coordenadora do projeto Ethos – Design e Relações de Uso (vinculado ao programa de pós-graduação em Design da Universidade da Região de Joinville/PPGDesign da Univille,) do coordenador do projeto de extensão ‘Desenho Ambiental’ (Univille) e diretoria do Instituto Caranguejo de Educação Ambiental. O objetivo do projeto é de criar animações didáticas para a metodologia ‘Design para poéticas ambientais’, desenvolvida pelo Instituto Caranguejo de Educação Ambiental para orientar suas atividades internas na criação de conteúdo educacional com temáticas ambientais, como também para ser utilizado em um contexto educacional por professores e estudante das redes de ensino. Como metodologia foi escolhido o próprio processo ‘Design para Poéticas Ambientais’ que consiste em quatro macro-etapas: ‘Ambientar’, ‘Roteirizar’, ‘Produzir’ e colaborar. Essa metodologia foi desenvolvida pelo Instituto Caranguejo entre 2018 e 2019, sendo usada no projeto de extensão ‘Desenho Ambiental’ para o desenvolvimento de uma oficina de stop motion. No âmbito da extensão, o objetivo é a criação de uma série de vídeos curtos para explorar as ferramentas metodológicas em um contexto mais amplo, com uma aplicação universal que pode ser adaptada para a poética pretendida pelos usuários da rede de ensino.em termos de desenvolvimento e resultados. Em termos de desenvolvimento e resultados, com a base estrutural do projeto definida, foi utilizada a ferramenta de pesquisa visual dentro da primeira etapa metodológica ‘Ambientar’. Para isso foram gerados alguns painéis semânticos de referências visuais. Em seguida, na etapa ‘Roteirizar’ foram definidos a história, os personagens, os ambientes, bem como, a sequencia de vídeos mais adequada, em termos pedagógicos. O detalhamento das ferramentas audiovisuais de pós-produção da etapa ‘Produzir’, deverá ser conduzido na sequencia, e, por fim, seráo definidas as estratégias da etapa ‘Colaborar’ para publicação, divulgação e levantamento de discussões sobre o material.

Apoio / Parcerias: CNPq Uniedu Projeto de Extensão Desenho Ambiental (Proex/Univille Projeto Ethos - Design e Relações de Uso (PPGDesign/Univille) Instituto Caranguejo de Educação Ambiental

O projeto ‘Estratégia de Capacitação de Professores para o Uso da Metodologia Design para Poéticas Ambientais’

  • Henrique Rossi CHaves, Graduando, rchaves1@gmail.com
  • Luana Gomez Rutes, Graduando, luanarutes@gmail.com
  • Marina Yasmin Hubner, Graduando, hmarinayasmin@gmail.com
  • MARLI TERESINHA EVERLING, Graduando, marli.everling@gmail.com
  • José Francisco P. Xavier, MSc, chicolam@gmail.com
  • viviane Cris Mendes Xavier, Graduando, viviancrislam@gmail.com
  • MARLI TERESINHA EVERLING, Dr(a), marli.everling@gmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Personagens , Design, Educação Ambiental

O projeto ‘Estratégia de Capacitação de Professores para o Uso da Metodologia Design para Poéticas Ambientais’ conta com a autoria de dois estudantes do curso de Animação Digital da Univille. O projeto também tem coautoria da coordenadora do projeto Ethos – Design e Relações de Uso (vinculado ao programa de pós-graduação em Design da Universidade da Região de Joinville/PPGDesign da Univille,) do coordenador do projeto de extensão ‘Desenho Ambiental’ (Univille) e diretoria do Instituto Caranguejo de Educação Ambiental. O objetivo do projeto é de criar animações didáticas para a metodologia ‘Design para poéticas ambientais’, desenvolvida pelo Instituto Caranguejo de Educação Ambiental para orientar suas atividades internas na criação de conteúdo educacional com temáticas ambientais, como também para ser utilizado em um contexto educacional por professores e estudante das redes de ensino. Como metodologia foi escolhido o próprio processo ‘Design para Poéticas Ambientais’ que consiste em quatro macro-etapas: ‘Ambientar’, ‘Roteirizar’, ‘Produzir’ e colaborar. Essa metodologia foi desenvolvida pelo Instituto Caranguejo entre 2018 e 2019, sendo usada no projeto de extensão ‘Desenho Ambiental’ para o desenvolvimento de uma oficina de stop motion. No âmbito da extensão, o objetivo é a criação de uma série de vídeos curtos para explorar as ferramentas metodológicas em um contexto mais amplo, com uma aplicação universal que pode ser adaptada para a poética pretendida pelos usuários da rede de ensino.em termos de desenvolvimento e resultados. Em termos de desenvolvimento e resultados, com a base estrutural do projeto definida, foi utilizada a ferramenta de pesquisa visual dentro da primeira etapa metodológica ‘Ambientar’. Para isso foram gerados alguns painéis semânticos de referências visuais. Em seguida, na etapa ‘Roteirizar’ foram definidos a história, os personagens, os ambientes, bem como, a sequencia de vídeos mais adequada, em termos pedagógicos. O detalhamento das ferramentas audiovisuais de pós-produção da etapa ‘Produzir’, deverá ser conduzido na sequencia, e, por fim, seráo definidas as estratégias da etapa ‘Colaborar’ para publicação, divulgação e levantamento de discussões sobre o material.

Apoio / Parcerias: PIBITI - CNPq PIBIC - CNPq Uniedu Projeto de extensão Desenho Ambiental Ethos - Design e Relações de Uso (PPGDesign) Instituto Caranguejo de Educação Ambiental

PRODUÇÃO DE BIOCOMPÓSITOS POR Pleurotus sajor-caju EM PAPEL CARTÃO REVESTIDO COM PET

  • Heloísa Maris Miers, Graduando, heloisamm15@gmail.com
  • Regina Maria Miranda Gern, Dr(a), regina.maria@univille.br
  • Josiane Costa Riani, Dr(a), josiane.riani@univille.br
  • Sandra Aparecida Furlan, Dr(a), sandra.furlan@univille.br
  • Elisabeth Wisbeck, Dr(a), elisabeth.wisbeck@univille.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Pleurotus sajor-caju, papel cartão, biocompósitos

O papel SBS (Solid Bleached Sulfate) é uma classe de papel cartão produzida com no mínimo 80% de polpa celulósica virgem e branqueada, podendo ser revestida por materiais poliméricos, como o politereftalato de etileno (PET), para promover propriedades adicionais. A produção acelerada do papel SBS para embalagens está ligada à mudança de hábitos alimentares nos últimos anos, em que alimentos congelados ou prontos para consumo constituem a preferência da população. Deste modo, uma quantidade elevada de resíduos é produzida e estudos sobre a reciclagem e reutilização desse material são necessários. Uma das alternativas para o aproveitamento deste resíduo seria a produção de biocompósitos, na qual o resíduo é utilizado como substrato para o micélio fúngico atuar como ligante. Os biocompósitos fúngicos possuem potencial iminente, por se tratar de um material de base biológica e renovável, capaz de ser aplicado na confecção de embalagens. Fungos do gênero Pleurotus apresentam um complexo enzimático lignocelulotítico eficiente na degradação de diversos resíduos, possibilitando uma ampla gama de aplicações. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar a produção de biocompósitos, contendo 20 e 30% de inóculo e secos a 40 e 60 ºC, bem como a absorção de umidade do ar, a resistência à compressão e a absorção de água, a fim de ampliar o aproveitamento do papel cartão SBS revestido com PET. A fração de inóculo não teve influência significativa nos testes realizados, porém a fração de 20% é a mais adequada devido ao menor custo no processo. Os biocompósitos, então, produzidos com 20% de inóculo de Pleurotus sajor-caju e secos a 40 ºC foram definidos como melhor condição de processo utilizando papel cartão SBS revestido com PET, apresentando menor absorção de umidade do ar, maior resistência à compressão (0,06 MPa) e menor absorção de água (62%).

Apoio / Parcerias: PIBIC/CNPq

Projeto de FAEG Adote um Projeto e Projeto GameOn: um estudo de caso sobre a desenvolvimento da identidade visual da CBSoft

  • Karla Pfeiffer Moreira, MSc, karlapfeiffer@gmail.com
  • Paulo Marcondes Bousfield , MSc, paulo.bousfield@univille.br
  • Haro Schulenburg , MSc, haro.schulenburg@univille.br
  • Vanessa Collere , MSc, vanessa.collere@univille.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Oportunidade, Vivências didáticas, Identidade visual

O Projeto de Faeg “Adote um projeto” é um projeto que vem sendo aprovado desde 2017, seu objetivo é abastecer um site com demandas reais para que professores e acadêmicos possam adota-los, desta forma o projeto proporciona a aproximação da academia com a sociedade, oferece projetos reais e de relevância social, sensibiliza e desperta um olhar mais humano ao acadêmico, valoriza seu o conhecimento, oportuniza mais experiência e consequentemente, facilita a sua inserção no mercado de trabalho. O site também pode abastecer e oxigenar as propostas de atividades práticas das disciplinas dos cursos e/ou projetos. Desta forma, acadêmicos e professores podem ter acesso, autonomia e liberdade de navegar e verificar quais demandas teriam mais afinidade. Esse ano o Professor Paulo Bousfield e a Professora Vanessa Collere, que fazem parte da comissão organizadora do Congresso Brasileiro de Software (CBSoft) ofereceram uma demanda a qual foi cadastrada no site, a proposta era criar a Identidade visual para o respectivo evento. Marcou-se a primeira reunião com os envolvidos de forma virtual, com o intuito de compreender o briefing da proposta. Na fala dos professores da comissão organizadora ficou evidente a importância não só da identidade visual, mas também de pensar em estratégias para encantar, motivar e atrair o interesse dos acadêmicos em participar do evento, desta forma, viu-se a possibilidade de agregar mais um projeto na demanda, o projeto GameOn, o qual faz uso de estratégias de games e jogos para implanta-las em vivências didáticas com o objetivo de envolver o acadêmico com o conteúdo de uma forma mais prazerosa e lúdica, desta forma, a Professora Karla procurou e ofereceu a demanda para o Professor Haro Schulenburg, que faz parte do projeto GameOn, juntamente com mais 2 professores e 7 bolsistas. A demanda foi aceita e iniciou-se a primeira etapa do desenvolvimento da Identidade Visual, partiu-se de análises das marcas das edições anteriores, em seguida entrou-se na etapa de desenvolvimento, criou-se o conceito e gerou-se algumas alternativas, para então chegar na etapa de síntese em que definiu-se a representação gráfica da marca, seus refinamentos e aplicações. O material foi aprovado pela comissão do evento, outros materiais e estratégias ainda serão criadas para 2021. Nesse caso vê-se o professor como um mediador que oportuniza os(as) acadêmicos(as) a colocar em prática o que é transmitido em sala de aula, em desenvolver conteúdo para seu portfólio e contribuir com as carências sociais envolvendo soluções de design.

Projeto Desol - Ações 2020

  • Irma Haensch Pereira, MSc, irma.haensch@gmail.com
  • Cassiano Pacheco Dalmagro, G, cassianodalmagro@gmail.com
  • Yasmin Gonçalves Corrêa, Graduando, yasgcmin@gmail.com
  • Fernanda Cristina da Silva Pereira, Graduando, fernandacristina.dsp25@gmail.com
  • Cleide Barbosa dos Santos Dará, G, cleide.b.dara@gmail.com
  • Katia Regina da Silva Baeta, G, kalcbaeta@yahoo.com.br

Palavras-chave: Design social, Autogestão criativa, Empreendimentos artesanais

O projeto Desol é um projeto de extensão da Univille desde 2010. Tem como objetivo tratar sobre Design Social na autogestão criativa de empreendimentos em artesania, com foco no desenvolvimento de produtos com identidade cultural. Para sua realização, conta-se com a atuação interdisciplinar entre professores, ex-alunos e alunos, e parceiros junto a artesãos ou grupos artesanais produtivos de Joinville e região, por meio de conhecimentos teóricos e práticos da área do design, aplicados também à gestão produtiva e à comunicação dos empreendimentos de artesania. Em 2020, diante ao isolamento social ocasionado pela pandemia da COVID-19, o cumprimento das atividades do projeto adequou seu planejamento estratégico para que este ocorresse de forma virtualizada. Desta maneira, as formações foram virtualizadas, abordando métodos e técnicas projetuais do design. Os assessoramentos aconteceram com um caráter maior de acompanhamento nas criações. O desenvolvimento de vídeoaulas foi executado pela professora Juliana Floriano, que gravou e ministrou os encontros semanais virtualizados de maio (06) até setembro (16), totalizando 15 vídeoaulas. Os temas explorados nas formações da sequência intitulada “Design e Artesanato: contribuições metodológicas para o fazer criativo” foram: problematização e briefing; análise sincrônica; público-alvo; análise de fornecedores; estilos e tendências de moda; análise SWOT; conceituação; tema de inspiração; cartelas de inspiração; geração e seleção de alternativas; prototipação; especificações técnicas; e, exposição de produtos. Outras ações realizadas foram: (i) posts nas redes sociais do projeto como forma de homenagear as integrantes que fizeram parte da exposição física “2 Histórias de Identidade e Pertencimento” (realizada em 2019 - UniCo/Univille); (ii) a articulação de doadores de matéria-prima para o fabril de máscaras de proteção para o combate do COVID-2019, após obter o recurso, estes foram destinados a um grupo de artesãs vinculadas ao projeto Desol, que realizaram a confecção e a comercialização individualizada dos artefatos, gerando fonte de renda; e (iii) em parceria com o Museu de Arte de Joinville – MAJ, o projeto teve a oportunidade de virtualizar a exposição mencionada para a 14º Primavera de Museus, sediada pelo Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM, evento este de âmbito nacional e que aconteceu durante um mês. As ações do projeto Desol resultam no estímulo à criação e/ou melhorias de produtos artesanais, com ênfase na qualidade e visibilidade de mercado. Em 2020, nas falas recebidas das artesãs, o projeto Desol foi considerado fundamental no enfrentamento ao isolamento social, bem como em focar e aprimorar o seu empreendimento artesanal.

Apoio / Parcerias: Prefeitura Municipal de Joinville; Döhler S/A; Inovaparq; POSSO - Programa Estruturante de Empreendedorismo;

Projeto integrado Paralelos Coletivos

  • Mariê Souza Ribeiro, MSc, marie.ribeiro91@gmail.com
  • Marcia Luciane Lange Silveira, Dr(a), marcia.luciane1@gmail.com
  • Ariadne Silva Ferreira de Souza, Graduando, ferreira.ariadne1@gmail.com
  • Michele Caroline Borba, Graduando, michele_borba@outlook.com
  • Tainá Carmem Weiss, Graduando, tainacweiss@hotmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: sustentabilidade, tecnologia têxtil, moda

Mesmo os diversos desafios vivenciados no ano de 2020, o projeto objetivou trabalhar a sustentabilidade e seus pilares (ambiental, social, econômico e cultural) e desenvolver uma nova coleção sustentável foi desenvolvida, com as alunas do 2º ano de Design de Moda, na disciplina de Projeto de Moda I, além de concluir as atividades iniciadas no ano de 2019. Para isso, adequações precisaram ser realizadas, como uma maneira de viabilizar os resultados previstos do projeto. A coleção “Utopia”, criada pelos alunos de Design de Moda no ano de 2019, que não pode ser finalizada de maneira presencial, foi realizada por meio de um desfile exclusivo de forma virtual, com a aplicação dos tecidos doados para o projeto nos croquis originais dos alunos. Em conjunto, uma exposição virtual também foi produzida, a partir de fotografias feitas pelos alunos de Fotografia, pela plataforma Google Tour Creator. A revista do projeto, que foi criada por alunos de Design Gráfico, foi lançada com imagens da coleção “Utopia”, algumas fotografias que integram a exposição e mais informações sobre o projeto e as atividades realizadas. A pesquisa do projeto foi aprofundada por meio do trabalho de conclusão da aluna de Engenharia Química. A celulose extraída da palha do milho poderá ser incorporada ao algodão, tornando-se assim, um material fiável. Por fim, 2 ações com todo o ensino médio do Colégio da Univille foram feitas, no módulo de Estudos Contemporâneos. Diversos problemas vivenciados na Indústria da moda foram apresentados pelas professoras, desde o uso de elementos e produtos químicos até as condições precárias de trabalho que ainda existem nesse mercado. Os alunos apresentaram variadas soluções para esses problemas, por meio de seminários em grupo. Uma aluna menstranda em Design também ministrou uma aula sobre tingimento natural para os alunos, compartilhando a sua experiência adquirida durante o trabalho de conclusão de curso. Por meio dos eventos virtuais, pode-se enjagar a comunidade local, em conjunto com a divulgação nas redes sociais do projeto e dos professores e alunos envolvidos, como uma maneira de promover cada vez mais debates acerca da sustentabilidade.

Projeto MARATONA: desafio da inovação tecnológica na formação de engenheiros (fase 9)

  • Gean Cardoso de Medeiros, MSc, gean.cardoso@univille.br
  • Marcio Roberto Neneve, MSc, marcio.neneve@univille.br
  • Fabio Vaz, Graduando, fabiovaz@univille.br
  • Gabriel Cristofolini, Graduando, gabriel.cristofolini@univille.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, São Bento do Sul

Palavras-chave: Eficiência Energética, Autonomocidade , Veículos Elétricos

A eficiência energética automotiva vem sendo pesquisada e estudada pelos cursos de Engenharia do Campus São Bento do Sul, desde o ano de 2010, quando docentes e discentes, iniciaram o projeto e construção do primeiro veículo protótipo com motor de combustão interna de gasolina. No decorrer desses 10 anos de pesquisa, o projeto possibilitou a participação e inserção de aproximadamente 50 estudantes de Engenharia em projetos de pesquisa na área automotiva, no que tange a motores de combustão interna, injeção eletrônica, aerodinâmica, veículos elétricos e autonomocidade veicular. Nos últimos anos, a equipe tem focado as pesquisas no desenvolvimento de veículos elétricos autônomos, neste sentido no ano de 2020 o projeto teve como objetivo principal o desenvolvimento, implantação e testes de sistema de dirigibilidade autônoma do veículo elétrico, produzido nos anos anteriores. Para desenvolvimento dos trabalhos a equipe adotou como metodologia a pesquisa das tecnologias desenvolvidas nos anos anteriores, seguida de pesquisa bibliográfica e tecnológica junto a fabricantes de sensores e sistemas de controle, para verificação, análise técnica e econômica, definição, detalhamento, prototipação em impressora 3D e em equipamentos de usinagem e instalação no veículo protótipo. A metodologia adotada também contempla na fase final, a realização de testes em bancas para verificação de melhorias, ajustes e validação da funcionalidade das tecnologias aplicadas. Como resultado do projeto a equipe desenvolveu dois sistemas auxiliares de dirigibilidade, sendo um de controle de aceleração e outro de frenagem do veículo, ambos gerenciados por um arduino. No sistema de controle de aceleração o arduino foi programado para funcionar como um piloto automático que mantem a velocidade do veículo em uma faixa previamente definida. Já o sistema de frenagem é constituído por sensores de posição instalados na parte dianteira do veículo, que identificam objetos a uma determinada distância e enviam sinal para o arduino realizar o acionamento de um sistema de freios auxiliar instalado nas rodas do veículo. Os testes realizados até o presente, tem evidenciado que as funcionalidades dos sistemas desenvolvidos e instalados atendem ao objetivo do projeto, no entanto, precisamos destacar que os testes ainda estão em escala laboratorial e que necessitam ser ampliados para ambientes e situações de aplicação real.

Apoio / Parcerias: Mecânica Rodometal Ltda BAT Soluções em Eletricidade Ltda ME

Projeto Multiplica - Ensinar para aprender

  • Fernanda Pozza da Costa, MSc, fernanda.costa@univille.br
  • Raduan Galiciani, Graduando, rgaliciani@gmail.com

Universidade da Região de Joinville , UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: palestras e workshops, competências e habilidades, experiências

O Multiplica é um projeto FAEG, vinculado ao curso de Design da Univille, coordenado pela professora Fernanda Pozza da Costa. A proposta tem como objetivo proporcionar aos acadêmicos a realização de atividades que propiciem seu desenvolvimento pessoal e profissional, por meio do exercício de competências e habilidades complementares à sua formação, em oficinas ou palestras cujos conteúdo e condução são feitos pelo próprio acadêmico(a). O Multiplica conecta os estudantes a essas oportunidades, identificando demandas em escolas de ensino fundamental e médio e atua orientando e auxiliando os acadêmicos participantes na organização do conteúdo e na condução das ações. O projeto chama-se Multiplica porque almeja-se que os acadêmicos aprendam ao ensinar, multiplicando o conhecimento que possuem ao transmiti-lo para outros estudantes e, ao mesmo tempo, aprendendo, desenvolvendo novas habilidades e competências, diante dos desafios pessoais e técnicos que envolvem a ação de ensinar ou palestrar. O projeto também contribui com as horas complementares dos acadêmicos e agrega experiências ao seus currículos profissionais e acadêmicos. O aprendizado que o acadêmico participante obtém e as experiências por ele vivenciadas ao ministrar oficina/ palestra, que vão além do aprimoramento profissional, abordando também questões humanísticas. O projeto segue um processo de quatro etapas: (1) Preparar - envolve o levantamento das oportunidades junto às escolas e dos acadêmicos interessados em participar; (2) Realizar – compreende orientação, estruturação e desenvolvimento do conteúdo da palestra ou oficina; (3) Registrar – consiste em coletar e comunicar o feedback dos alunos participantes nas escolas e do acadêmico ministrante; (4) Compartilhar – documentar e compartilhar ações e resultados. O projeto foi estruturado para ações presenciais e teve que ser adaptado para ações virtuais durante a pandemia. Isso dificultou o avanço do planejamento, pois o período foi de adaptação, principalmente para as escolas de ensino, médio e fundamental, que configuram-se como público das palestras e oficinas. Mesmo diante de um cenário desafiador, os resultados foram satisfatórios, pois atingiram a meta mínima do projeto, que consistia em atender 20 acadêmicos. Inicialmente, o Multiplica visava somente estudantes de Design, mas surgiram oportunidades para estudantes de outras áreas. Foram realizadas ao todo 10 oficinas virtuais, 4 palestras e 1 entrevista em rede social, atendendo a 29 acadêmicos e envolvendo 21 cursos da universidade. Os retornos obtidos dos acadêmicos são positivos, assim como das escolas, que já manifestaram interesse em continuar essa parceria com o Multiplica no próximo ano.

Proposta de método analítico para quantificação de bisfenol-A em amostras aquosas.

  • Cristiano G. Alano, Graduando, alanocristiano@gmail.com
  • Paula Roberta Perondi Furtado, Mestrando(a), paula.furtado@univille.br
  • Jamile Rosa Rampinelli, Dr(a), jamile.r@univille.br
  • Márcia L. L. Silveira, Dr(a), marcia.luciane@univille.br
  • Mariane Bonatti Chaves, Dr(a), mariane.bonatti@univille.br
  • Sandra Aparecida Furlan, Dr(a), sandra.furlan@univille.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: micropulentes, interferentes endócrinos, águas superficiais

A contaminação dos cursos d’água por compostos organossintéticos devido a industrialização é um ponto de alerta, que merece atenção da comunidade científica; especialmente quando se fala de compostos como o bisfenol-A (BPA), os quais podem causar alterações crônicas no desenvolvimento e na reprodução de organismos aquáticos, mutagenicidade, hepatotoxicidade, efeitos carcinogênicos e desregulação endócrina em contato com humanos. O BPA é um micro poluente de difícil identificação em corpos hídricos e utilizado principalmente na produção de policarbonatos, podendo ser lixiviado em diversas situações. Devido as tecnologias convencionais de tratamento de água e esgoto não serem capazes por si só, de promoverem a remoção destes micropoluentes, devem ser monitorados no ambiente a fim de se promover o controle dessas contaminações. Assim, este trabalho apresenta uma proposta de metodologia para a identificação e quantificação de BPA em amostras aquosas. Além de uma proposta para coleta/preservação das amostras até o momento da análise. Propõe-se para a preservação das amostras coletadas adição de sulfito de sódio (40 mg/L) e acidificação a pH 2 com ácido clorídrico 6 M. Para a extração/concentração bisfenol-A propõe-se extração em fase sólida (SPE), utilizando adsorvente SPE – C18, condicionado com 6 mL de acetato de etila grau HPLC e 6 mL de água ultrapura (Millipore®). Lavagem com 1 mL da mesma água e eluição com acetato de etila adicionado de 1% de NH4OH, sendo o extrato reconstituído em 1 mL de acetonitrila. A detecção e quantificação foi realizada via cromatografia gasosa acoplada a espectrometria de massas. A curva de calibração foi composta de concentrações que variaram de 0,5 a 20 ppm e resultaram em um R2 de 0,998. Por meio de testes com soluções padrão, verificou-se eficiência do método para quantificação de amostras com até 2,5 µg/L. Considerando a menor concentração da curva de calibração e o pré-tratamento da amostra (concentração de 200 vezes a amostra original), tem-se como limite de detecção para o método proposto o equivalente a 2,5 µg/L (0,5 ppm/200 = 2,5 µg/L). O grau de recuperação pelo método de adição padrão variou entre 83% e 116%. Assim sendo, duas amostras de água de rio do distrito industrial de Joinville foram coletas e analisadas. Observou-se concentrações de 15,23 µg/L e 19,10 µg/L de BPA nas amostras. O método proposto mostra-se amplamente aplicável em amostras aquosas, uma vez que a curva analítica permite a quantificação de concentrações muito baixas (compostos traço/micro poluentes).

Apoio / Parcerias: O presente trabalho foi realizado com recursos do Fundo de Apoio à Pesquisa - FAP/UNIVILLE Brasil.

Relação de Nitrogênio presente nos rios Cubatão e Cachoeira nos anos de 2015 a 2020

  • Bruna Carolina Pensky, Graduando, brunacpensky@gmail.com
  • Tamila Kleine, Doutorando(a), tamila.kleine@gmail.com
  • Wellington Silva Baldo, MSc, wellington.baldo@univille.br
  • Virginia Grace Barros , Dr(a), virginia.barros@udesc.br
  • Therezinha Maria Novais de Oliveira , Dr(a), therezinha.novais@univille.br

Universidade da Região de Joinville , UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Nitrogênio , Rio Cubatão , Rio Cachoeira

Dentre os parâmetros de qualidade de água analisados para a composição do Índice de qualidade da água (IQA), encontra-se o nitrogênio total, que é a soma da concentração de todas as formas e estados da oxidação do nutriente nitrogênio que presentes em fertilizantes e esgotos sanitários, quando despejados em águas provocam um enriquecimento possibilitando o crescimento de seres vivos que os utilizam, especialmente algas e bactérias que consomem o oxigênio do meio durante a oxidação da matéria orgânica provocando o efeito conhecido como eutrofização. A equipe técnica do Comitê de Gerenciamento das Bacias dos Rios Cubatão e Cachoeira, realiza o Monitoramento de Qualidade de água nas Bacias Hidrográficas dos Rios Cubatão e Cachoeira e os dados obtidos são base para compor o Índice de Qualidade das Águas - IQA calculado para os pontos desde a nascente até a foz dos rios. Portanto, o objetivo deste trabalho é apresentar o comportamento do Nitrogênio em diferentes pontos de coleta de águas no Rio Cubatão principal manancial de abastecimento da Cidade de Joinville e do Rio Cachoeira inserido na Região urbana da Cidade. Para a realização deste trabalho foram analisadas 69 amostras de água dos rios no período de janeiro de 2015 a agosto de 2020. Os pontos de coletas no Rio Cubatão foram, RC1 próximo da nascente e RC3 próximo da foz do Rio, na bacia do Rio Cachoeira foram os pontos RCA1, próximo da nascente, e o RCA3 próximo a foz do Rio. Para análise dos dados foram obtidas médias dos resultados das análises de nitrogênio para cada ponto, obtendo como resultados no Rio Cubatão - RC1, o valor foi de 1,47 mg/L, e RC3, de 3,60 mg/L. No Rio Cachoeira - RCA1, 11,47 mg/L e RCA3, de 7,77mg/l. comparando os dados de ambas Bacias, observa-se uma quantidade maior de nitrogênio em ambos os pontos do Rio Cachoeira em relação ao Rio Cubatão, esse resultado deve-se possivelmente ao fato da influência direta da forte urbanização da região ainda sem a totalização do sistema de coleta e tratamento de esgotos sanitário na Bacia do Rio Cachoeira diferentemente da Bacia do Rio Cubatão que possui baixa urbanização sendo uma região com maior preservação das áreas de entorno do rio. evidenciando a necessidade de ações de controle ambiental na Bacia do Rio Cachoeira e atuação preventiva na Bacia do Rio Cubatão buscando garantir água para o desenvolvimento social e econômico da cidade.

Apoio / Parcerias: Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Cubatão e Cachoeira

RESULTADOS DO PROJETO DE ENSINO PROJECTOOL

  • Isadora Burmeister Dickie, Dr(a), isadora.dickie@gmail.com
  • Haro Ristow Wippel Schulenburg, MSc, harodesigner@gmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: ferramentas, crowdlearning, plataforma online

Este projeto de ensino baseia-se no contexto atual, onde o desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) vem influenciando o comportamento dos estudantes e a maneira como eles aprendem. Com o intuito de auxiliar o ensino-aprendizagem, principalmente relacionado aos cursos de Design, Fotografia e Publicidade e Propaganda da Univille, este projeto incorpora a plataforma www.projectool.com.br, criada especialmente com o objetivo de compartilhar conteúdos relacionados ao desenvolvimento de projetos centrados no humano. Projeto Centrado no Humano refere-se a uma abordagem projetual pautada pela compreensão das reais necessidades dos usuários (humanos) através do desenvolvimento participativo de produtos, de serviços e de sistemas de comunicação. Assim, a plataforma auxilia na instrumentalização das disciplinas, oferecendo conteúdo didático que acompanhe a complexidade inerente às situações que emergem da prática profissional, pois reúne e disponibiliza conteúdos selecionados, através de curadoria contínua, adequando as ferramentas para as realidades brasileiras e dos estudantes, disponibilizando o conteúdo em língua portuguesa. Os objetivos do projeto, a saber: a) Planejar, organizar e disponibilizar o conteúdo sobre as ferramentas; b) Planejar, organizar e realizar workshops para a experimentação das ferramentas pelos estudantes; c) Divulgar o projeto, a plataforma e os workshops para os estudantes; d) Acompanhar os resultados da utilização/aplicação das ferramentas pelos estudantes (avaliação e feedback), foram cumpridos a partir de uma metodologia composta por três etapas: curadoria, experimentação e compartilhamento. Como resultados, têm-se: a incorporação de três voluntários ao projeto, sendo uma professora, uma egressa e um acadêmico do curso de Design; a criação e o desenvolvimento de uma plataforma online, que disponibiliza gratuitamente conteúdos sobre o método Design Thinking e, até o momento, sobre 13 ferramentas para desenvolver projetos centrados no humano; mais de 70 usuários cadastrados, entre professores, estudantes e profissionais, em sua maioria da Univille - há usuários, porém, que são provenientes dos estados de São Paulo e Paraná (para acessar o conteúdo da plataforma, os usuários devem realizar um cadastro); e a realização de um workshop virtual, pela plataforma MS Teams. Ainda, a divulgação do projeto, bem como da plataforma e das ferramentas ocorreu através de postagens no perfil da rede social Instagram @projectool. Por fim, considera-se que o projeto não só atingiu as metas planejadas, como também obteve uma abrangência maior do que a esperada, com a incorporação de voluntários e voluntárias, e com o cadastro de estudantes, professores e profissionais de outras instituições e estados.

Apoio / Parcerias: Academia do Design

RESULTADOS DO PROJETO DE EXTENSÃO BRINEQUO 2020

  • Isadora Burmeister Dickie, Dr(a), isadora.dickie@gmail.com
  • Karla Pfeiffer Moreira, MSc, karla.pfeiffer@gmail.com
  • Isafora Burmeister Dickie, Dr(a), isadora.dickie@gmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Curricularização da extensão, Abordagem participativa, Brinquedos Terapêuticos

O Projeto de Extensão Brinequo, em 2020, completa três anos de implementação e atividades. A cada ano, novos desafios e muitas transformações. Durante estes três anos, muitos acadêmicos e acadêmicas passaram pelo projeto. Este ano, fizeram parte da equipe, além das duas professoras coordenadoras, dois bolsistas de extensão; seis bolsistas do Art. 170 e dois voluntários. O Projeto de Extensão Brinequo tem por objetivo desenvolver brinquedos educativos e terapêuticos, por meio de abordagens do Design, da Sustentabilidade e da Aprendizagem Maker, para auxiliar na reabilitação e na integração social de crianças, jovens, adultos e idosos de Joinville e região. Para atingir seus objetivos, o Projeto de Extensão Brinequo trabalhou de maneira integrada com três disciplinas, em quatro turmas do Curso de Design: Design, Ética e Sustentabilidade; Design da Informação e Ergonomia. A integração com as disciplinas ocorreu em três etapas: conhecer, co-criar e implementar. Na etapa Conhecer, acadêmicos e acadêmicas realizaram pesquisas sobre as características do público-alvo do projeto, que são pessoas com deficiências físicas e intelectuais. Também realizaram coleta de dados sobre as instituições parceiras ao projeto, que este ano foram: a Equoterapia Chaleira Preta; a Associação para Integração Social de Crianças a Adultos Especiais (APISCAE); e o Centro de Estágio do Curso de Fisioterapia da Associação Catarinense de Ensino (ACE). Na etapa Co-Criar, foi a vez de apresentar para as instituições parceiras as ideias que acadêmicos e acadêmicas tiveram para os brinquedos, para que as equipes de profissionais das instituições pudessem auxiliar no direcionamento e refinamento das mesmas. Depois da sessão de co-criação, acadêmicos e acadêmicas realizaram protótipos e iniciaram a confecção dos brinquedos. A última etapa, de Implementação, foi quando ocorreu a apresentação e a entrega dos brinquedo finais para as instituições parceiras, para que estes possam ser utilizados nas sessões de reabilitação junto aos seus pacientes. Neste ano, o Projeto de Extensão Brinequo, junto aos acadêmicos e acadêmicas das disciplinas do Curso de Design e junto às instituições parceiras, desenvolveu 20 brinquedos, confeccionados com materiais reutilizados ou de baixo custo, e impressos em 3D. Também envolveu, ao todo, um público de aproximadamente 150 pessoas, considerando os públicos interno e externo à Univille. Por fim, considera-se que, mesmo em meio a pandemia pelo novo coronavírus, o comprometimento da equipe do projeto e das instituições parceiras em transpassar os obstáculos foi o principal motivo para que os objetivos e metas do Projeto de Extensão Brinequo fossem atingidas.

Revisão sobre os métodos de processamento de resíduos de elastômeros

  • Yuri Gracietti, Graduando, yuri.gracietti@univille.br
  • Danilo Correa Silva, Dr(a), danilocsilva@hotmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Materiais, Elastômeros, Reciclagem

Polímeros são materiais de cadeia molecular longa, criados a partir da junção de moléculas menores (monômeros) arranjadas em sequência. São cadeias moleculares predominantemente orgânicas e longas de hidrogênio, oxigênio, carbono e nitrogênio. Entre os materiais poliméricos estão os elastômeros, um grupo especial de polímeros cujas propriedades elásticas são similares às borrachas naturais. Esses materiais podem ser esticados e, quando a solicitação é liberada, recuperam seu formato original. Essa habilidade é conhecida como resiliência. Os elastômeros também podem ser classificados quanto à capacidade de serem remoldados ao serem aquecidos. Os termoplásticos podem ser remoldados por aquecimento, enquanto os termofixos (ou termorrígidos) não podem pois, caso aquecidos, se degradam. Um elastômero termofixo ao fim do ciclo de vida é de difícil recuperação, exigindo processos específicos para que o material possa ser reciclado. Assim, o objetivo geral dessa pesquisa foi identificar tecnologias viáveis para processamento de resíduos de elastômeros. Como objetivos específicos pode-se destacar: realizar um levantamento das principais tecnologias de processamento de resíduos de elastômeros; determinar requisitos tecnológicos e orçamentários das tecnologias levantadas; estabelecer a tecnologia mais indicada considerando o contexto e sua viabilidade. Esse projeto tem abordagem qualitativa, com objetivos que o enquadram como pesquisa exploratória. Já quanto aos procedimentos trata-se de pesquisa bibliográfica, contando com levantamentos sistemáticos em fontes bibliográficas especializadas para a caracterização e discussão do objeto de estudo. Os resultados do levantamento apontaram diversas iniciativas para o reaproveitamento de elastômeros termofixos. Por não ser possível a sua reciclagem direta, um dos processos adotados é a desvulcanização, sendo estudada em âmbitos da termomecânica, química, baseada em ultrassom, assistida por microondas e por métodos biológicos. No entanto, o método da fragmentação mecânica e utilização como carga em processos de moldagem parece ser uma alternativa mais acessível e comumente utilizada. Conclui-se que fatores de custo e acesso a equipamentos e tecnologias podem ser fatores que limitam a reciclagem desse tipo de material, muitas vezes favorecendo sua aplicação em produtos com baixo valor agregado.

Veículos híbridos e sustentabilidade: novos horizontes

  • Luana de Souza Gallo, Graduando, luana.gallo@univille.br
  • Danilo Correa Silva, Dr(a), danilo.correa@univille.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Veículos híbridos, Sustentabilidade, Eficiência

A crescente pressão por estilos de vida mais sustentáveis e consequente redução de impactos ambientais atinge diversos setores da economia. A mobilidade urbana e o transporte rodoviário respondem por uma parcela notável das emissões no Brasil. Uma alternativa para reduzir esses impactos é adoção de veículos híbridos. Esses veículos funcionam com dois tipos de motores: um movido a combustão interna (tradicional) e outro movido à eletricidade. As tecnologias adotadas nesses veículos são diversas, incluindo sistemas de recuperação de energia e acumuladores elétricos. Esse trabalho, no entanto, propõe uma discussão de âmbito comparativo entre as tecnologias tradicionais (motor à combustão interna) e aquelas oferecidas por veículos híbridos (combustão interna + motores elétricos), particularmente nas emissões decorrentes do uso. Assim, o objetivo geral desta pesquisa é investigar os veículos híbridos como alternativa sustentável aos veículos movidos a combustíveis tradicionais. Como objetivos específicos pode-se destacar: investigar a eficiência dos veículos híbridos; levantar cases de sucesso na adoção de veículos híbridos; analisar o potencial do país e Joinville para adoção de veículos híbridos. Esse projeto tem abordagem qualitativa, com objetivos que o enquadram como pesquisa exploratória. Já quanto aos procedimentos trata-se de pesquisa bibliográfica, contando com levantamentos sistemáticos em fontes bibliográficas especializadas para a caracterização e discussão do objeto de estudo. Foram levantados aspectos relacionados ao funcionamento de motores tradicionais, híbridos, seus impactos socioambientais e o estágio atual da adoção dessas tecnologias no Brasil e no mundo. Os resultados obtidos até o momento permitem concluir que os veículos híbridos são uma alternativa viável aos veículos tradicionais. Eles são capazes de entregar a potência quando necessário e a economia quando desejada. Além disso, tais veículos reduzem substancialmente as emissões de gases do efeito estufa, contribuindo para a redução do impacto ambiental das atividades de mobilidade urbana.