Área 04 - Ciências Sociais Aplicadas

Índice

  1. APLICABILIDADE DA CONTABILIDADE AMBIENTAL: COMPETÊNCIAS EXIGIDAS E DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS CONTADORES DE SÃO BENTO DO SUL NA SUA ATUAÇÃO PROFISSIONAL
  2. As opiniões dos residentes de Joinville (SC) a respeito da imagem turística do município.
  3. Governança Corporativa: correlação dos níveis de governança com os resultados econômicos de empresas do Estado de Santa Catarina listadas na BM&FBOVESPA.
  4. Implantação da Metodologia CERNE na Incubadora de Base Tecnológica – Inovaparq
  5. Inovação pedagógica no ensino superior: concepções, práticas e elementos para potencializar a qualidade de ensino na UNIVILLE campus São Bento do Sul.
  6. Internacionalização do Artesanato Joinvilense
  7. Limites e potencialidades para atuação da UNIVILLE campus São Bento do Sul: indicadores para gestão estratégica.
  8. O Impacto do uso de tecnologias móveis no ambiente da sala de aula: um estudo tendo por referência os acadêmicos do curso de Administração da Univille - Campus São Bento do Sul
  9. O residente e sua relação com a imagem turística de Joinville (SC).

Resumos

APLICABILIDADE DA CONTABILIDADE AMBIENTAL: COMPETÊNCIAS EXIGIDAS E DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS CONTADORES DE SÃO BENTO DO SUL NA SUA ATUAÇÃO PROFISSIONAL

  • SILVANA CZORNEI, Graduando, sill_vana@yahoo.com.br
  • Liandra Pereira, Dr(a), liandra.pereira@hotmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, São Bento do Sul, Brasil

Palavras-chave: Contabilidade ambiental, Competências profissionais, Profissional contador

As discussões sobre desenvolvimento sustentável no contexto empresarial tornam-se cada vez mais acirradas com cobranças e ações de forma efetiva envolvendo diferentes stakeholders. Considerando que toda atividade econômica causa impactos ambientais, comprometendo a capacidade das futuras gerações em satisfazerem suas próprias necessidades, tem-se discutido a melhor forma de equilibrar a questão ambiental com o desenvolvimento econômico. Partindo deste pressuposto e considerando ser a Contabilidade Ambiental uma ferramenta que divulga informações relevantes e favoráveis ao gerenciamento neste âmbito, possibilitando às empresas tomarem decisões e reportarem aos interessados os resultados, elaborou-se este estudo focalizando o grau de aplicabilidade da Contabilidade Ambiental nos escritórios de contabilidade associados ao NUPEC – Núcleo de Profissionais de Escritórios de Contabilidade de São Bento do Sul. O objetivo do presente estudo consistiu em analisar as competências necessárias ao Contador para aplicar a Contabilidade Ambiental com êxito nas empresas. A pesquisa possui cunho qualitativo, abrangendo estudos bibliográficos sobre o tema e contemplando questões que foram direcionadas aos contadores, por meio de um grupo focal, do qual participaram 21 contadores associados ao NUPEC, durante a reunião mensal da associação. Após contextualizações e discussões sobre o tema, os referenciais obtidos junto aos contadores indicam que embora 81% dos profissionais possuam mais de 11 anos de atuação profissional, somente 13% deles teve a oportunidade de cursar a disciplina específica no decorrer do seu curso de graduação. Constatou-se ainda que parcela restrita, correspondente a 19% destes contadores, participou de palestras/seminários e 25% teve acesso à literatura específica da área. Foi expresso que na região não há demandas por parte das pequenas e médias empresas atendidas pelos escritórios em que atuam, acreditando que a contabilidade ambiental se circunscreva a grandes empresas, as quais detêm profissionais contratados em seu quadro laboral e desenvolvem parceria com engenheiros ambientais para contemplar os enquadramentos e exigências legais solicitados. Ficou evidenciado, que há oportunidades e um campo muito grande para a exploração por parte do profissional contábil, aos quais as universidades da região também precisam buscar alinhamento, na intenção de estimular seus futuros formandos da área contábil, inserindo a contabilidade ambiental - seus instrumentos e ferramentas na proposta curricular, além de oferecer cursos de atualização e de extensão sobre o assunto à comunidade profissional do entorno.

Apoio / Parcerias: Projeto de Iniciação Científica financiado pelo Fundo de Apoio à Pesquisa da UNIVILLE.

As opiniões dos residentes de Joinville (SC) a respeito da imagem turística do município.

  • Ana Paula Pereira, Graduando, ana-o.o@hotmail.com
  • Elaine Cristina Borges Scalabrini, MSc, elaine.scalabrini@univille.br

Univille, Univille, Joinville

Palavras-chave: Imagem Turística, Residentes, Eventos

A identidade de um lugar é uma das prioridades para uma cidade. Joinville é maior município do Estado de Santa Catarina, localizada no sul do Brasil, com 515.288 habitantes (IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2013), busca consolidar sua imagem turística. O município configura-se como o terceiro polo econômico da região sul do país (IPPUJ – Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento para Desenvolvimento Sustentável, 2014), tendo os serviços uma crescente importância, contribuindo com 36,8% da empregabilidade da mão de obra local. A atividade turística também contribui significativamente para a economia local, principalmente quando envolvem negócios e eventos. Além de eventos, o turismo também engloba uma das partes consideradas mais importantes que são os hotéis locais, a taxa de ocupação média nos hotéis em Joinville é de 40%, sendo a receita de 2009 com cerca de 15 milhões de dólares (IPPUJ, 2014, p. 8). Tendo a cidade algumas referências para sua imagem, como exemplo, cidade das bicicletas, cidade dos príncipes, cidade das flores, cidade da dança, a Manchester Catarinense, e o residente como um ator principal para o turismo, a presente pesquisa tem como objetivo identificar a imagem do turismo perante os residentes, bem como o melhor título da cidade. Para a realização da pesquisa de abordagem qualitativa, foram entrevistados cinco atores diretamente envolvidos com a atividade turística do município. Resultados preliminares indicam a preocupação com a divulgação da cidade, bem como indicam que a dança é uma das principais marcas de Joinville. Cabe destacar que estes resultados serão complementados pela pesquisa quantitativa que também está sendo realizada.

Apoio / Parcerias: Universidade do Minho - Portugal

Governança Corporativa: correlação dos níveis de governança com os resultados econômicos de empresas do Estado de Santa Catarina listadas na BM&FBOVESPA.

  • Maicon de Matos, Graduando, maicon_msbs@yahoo.com.br
  • Liandra Pereira, Dr(a), liandra.pereira@hotmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, São Bento do Sul, Brasil

Palavras-chave: Governança Corporativa, Indicadores Econômicos, BM&FBOVESPA

As novas tendências de mercado, relações de consumo e investimentos fazem emergir a necessidade de empresas investirem em práticas diferenciadas de gestão, as quais promovam, sobretudo, transparência e autenticidade em processos e informações. A Governança Corporativa, concepção que vem agregando valor às organizações, fundamenta-se em princípios, instrumentalizados por boas práticas, que visam fomentar o grau de responsabilidade de uma companhia em função de seus stakeholders, deste modo, gerando desdobramentos diversificados e resultados de curto, médio ou longo prazo. A temática abordada vem revelando ascendência quanto a sua importância no mundo dos negócios, assegurada pela premissa de que, cada vez mais, as empresas buscam se municiar de todas as ferramentas e informações que lhe assegurem tomadas de decisões assertivas, outrossim, buscou-se analisar, por meio de índices econômicos calculados sobre as demonstrações contábeis, a correlação que pode ser estabelecida entre os níveis de Governança Corporativa e os resultados das companhias listadas na BM&FBOVESPA do Estado de Santa Catarina, nos segmentos de nível um, dois e novo mercado, no exercício findo em 2014. A pesquisa focalizou a mensuração de índices de rentabilidade quanto ao retorno sobre o investimento e sobre o patrimônio líquido, além de índices de endividamento em função de seu grau, de seu índice de participação de capital de terceiros e de sua composição. Os aspectos metodológicos da pesquisa, de cunho social aplicado, são caracterizados por abordagem quali-quantitativa, sustentada em pesquisa bibliográfica e documental. Os dados foram obtidos por meio de análises realizadas tomando por referência demonstrações financeiras disponíveis no domínio virtual da BM&FBOVESPA. A pesquisa, em desenvolvimento, revela como resultados parciais, a desmistificação de que os segmentos de listagem estabelecidos de forma escalonada e progressiva em relação as suas diretrizes e exigibilidade, possam assegurar aos investidores os retornos convergentes aos seus investimentos, se utilizados como único parâmetro de análise quando da compra de ações. O fato de uma empresa ter atingido um segmento de listagem de maior destaque, não garante que seus indicadores econômicos sejam superiores aos de companhias em segmento inferior, tão pouco determina a lucratividade que a companhia pode apresentar. Os dados analisados reforçam a importância do aprofundamento e necessidade de apropriação dos aportes teóricos desta concepção de gestão, a qual, fomentada pela difícil mensuração e correlação com numerários, ainda revela-se complexa e desafiadora ao universo acadêmico e corporativo.

Apoio / Parcerias: Projeto de Iniciação Científica financiado pelo Fundo de Apoio à Pesquisa da UNIVILLE.

Implantação da Metodologia CERNE na Incubadora de Base Tecnológica – Inovaparq

  • Luana da Silva, Graduando, silvaluana16@outlook.com
  • Luiz Melo Romão, Dr(a), luiz.melo@univille.br

Univille, Univille, Joinville

Palavras-chave: Incubadoras de Base Tecnológica, Metodologia de Qualidade, Modelo CERNE

Introdução: O movimento brasileiro de incubadoras vem crescendo a uma taxa expressiva nos últimos dez anos, gerando, aproximadamente, 20.000 empregos diretos, com cerca de 1.500 empresas, as quais faturam mais de R$ 1,6 bilhões por ano. É possível observar a expressiva contribuição das incubadoras para o desenvolvimento das diferentes regiões do país. Apesar desta significativa contribuição para o desenvolvimento das regiões e para o aumento da competitividade das empresas, observa-se que as incubadoras precisam sintonizar suas estruturas e serviços com as novas exigências da sociedade como um todo. Neste sentido, o SEBRAE e a ANPROTEC trabalharam juntos para construir um novo modelo de atuação para as incubadoras brasileiras. A plataforma denominada Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos – CERNE visa promover melhoria expressiva nos resultados das incubadoras das diferentes áreas, tanto em termos quantitativos quanto qualitativos. Objetivo: Adequar a IBT – Inovaparq nos processos e no conjunto das práticas-chave que compõe o primeiro nível de maturidade do modelo CERNE. Metodologia: Inicialmente será realizada uma pesquisa bibliográfica para uma revisão e aprofundamento dos conceitos apresentados sobre a Metodologia CERNE. Também serão analisados assuntos referentes à gestão de processos e gestão da qualidade. Será utilizada a técnica MUDGE para o diagnóstico da situação atual da IBT – Inovaparq em relação ao CERNE, e para a definição das prioridades das práticas executadas. Seguindo esta definição será elaborado um plano de ação baseado no método 5W2H para adequação da IBT – Inovaparq ás práticas do CERNE. Serão desenvolvidas ações contínuas de melhoria de todos os processos definidos no modelo para a aplicação e manutenção do CERNE através do método iterativo de gestão conhecido com ciclo PDCA. Após essas etapas a proposta é desenvolver um procedimento operacional padrão IBT – Inovaparq detalhando a sistemática de execução de todas as práticas-chave. Resultados: Até este momento o projeto já realizou a avaliação do grau de adequação da incubadora a cada uma das práticas propostas pelo CERNE, e foram definidas estratégias organizacionais para a implantação do modelo CERNE Conclusão: Propõe com este projeto contribuir e auxiliar com a IBT – Inovaparq na adequação dos processos e conjuntos de práticas-chave que compõe o primeiro nível de maturidade CERNE, através da utilização de modelo gerenciais, que auxiliem na consolidação e aprimoramento da gestão da IBT – Inovaparq e das empresas apoiadas, reorganizando e padronizando os processos executados, a fim de que a incubadora possa, sistematicamente, gerir projetos de sucesso.

Inovação pedagógica no ensino superior: concepções, práticas e elementos para potencializar a qualidade de ensino na UNIVILLE campus São Bento do Sul.

  • Cleomir Vaz, MSc, psicologocleomir@yahoo.com.br
  • MARYANA RODRIGUES, Graduando, maryana.rodrigues@hotmail.com
  • KARINE WENCESLAU DOS SANTOS, Graduando, karine_santos14@hotmail.com
  • Bruno Berger, Graduando, bruno.berger06@gmail.com
  • Liandra Pereira, Dr(a), liandra.pereira@hotmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, São Bento do Sul, Brasil

Palavras-chave: Ensino Superior, Inovação pedagógica, Processo ensino-aprendizagem

Perante os desafios contingenciais impostos à educação na contemporaneidade e particularmente direcionados ao ensino superior, há uma urgência no sentido de incursionar rumo a caminhos que apontem perspectivas diferenciadas, solicitando principalmente lançar mão de formas inovadoras para mediar o processo ensino-aprendizagem, com metodologias que favoreçam a apreensão do conhecimento. Neste sentido torna-se importante mobilizar os acadêmicos para aprendizagens significativas, fomentando maior envolvimento, interação, intercâmbios simbólicos e construções conceituais através de estratégias diferenciadas no processo ensino-aprendizagem, sendo um dos desafios enfrentados na atualidade pelos docentes que atuam nos cursos de graduação. Com vistas a contemplar as demandas sociais que solicitam profissionais que vivenciem percursos formativos numa concepção mais dinâmica, sistêmica e sintonizada com as necessidades do atual cenário, as práticas pedagógicas precisam se apoiar nos recursos tecnológicos disponíveis, na criatividade e adaptação de metodologias. Contemplando esse direcionamento o objetivo desta pesquisa é mapear e analisar as concepções e práticas pedagógicas inovadoras nos cursos de graduação da UNIVILLE campus São Bento do Sul, na percepção de discentes e docentes, oferecendo referenciais para a melhoria na qualidade do ensino e subsídios para gestão pedagógica visando a consolidação de um processo ensino-aprendizagem significativo. O processo de pesquisa se sustentou em abordagem de cunho qualitativo, abarcando pesquisa documental, bibliográfica e de campo, realizada por meio de grupos focais direcionados a alunos e professores representantes dos diferentes cursos de graduação em funcionamento no referido campus, correspondendo a uma amostragem de 86 pesquisados. Os referenciais obtidos revelam que conforme os relatos ainda há predominância de aulas tradicionais nos cursos, centradas na exposição de slides e exercícios de fixação. Os alunos no entanto, destacam práticas e professores que têm investido em iniciativas inovadoras, promovendo aulas mais dinâmicas e consideram que as experiências mais significativas são aquelas que articulam teoria e prática, os aproximando do contexto profissional e fomentando ultrapassar a atitude passiva em sala de aula. Essa característica pode ser generalizada a todos os cursos, com ênfase para que a gestão dos cursos e a universidade invistam em processos de formação de professores, pois os alunos compreendem que essas práticas tornam a aprendizagem mais significativa e as aulas mais atrativas. Constata-se por parte dos professores inquietação em relação aos desafios enfrentados e predisposição para mudar, mas insegurança e necessidade de maior compartilhamento de experiências e trabalho coletivo.

Apoio / Parcerias: Projeto de pesquisa financiado pelo Fundo de Apoio à Pesquisa da UNIVILLE.

Internacionalização do Artesanato Joinvilense

  • Júnior Niehues, Graduando, juniornie@gmail.com
  • JUREMA TOMELIN, MSc, jurema.tomelin@univille.br

Univille, Univille, Joinville

Palavras-chave: Internacionalização, Artesanato, Exportação

O Projeto “Internacionalização do Artesanato Joinvilense” surgiu da necessidade identificada pelo pesquisador ao conhecer a cultura de artesania da região de Joinville, observando a capacidade exportadora nos produtos, ante a falta de conhecimento para realizar operações internacionais. Assim, determinou-se como objetivo para a pesquisa a elaboração de planos estratégicos de internacionalização para empreendimentos artesanais participantes do Projeto de Extensão Universitária UNIVILLE - DESOL. Para o desenvolvimento desta pesquisa, fez-se uma investigação bibliográfica acerca de publicações relacionadas à internacionalização de produtos artesanais. Esta pesquisa inicial baseou-se em bibliografias e publicações especializadas de modo a entender melhor o seu contexto, seus limites e possibilidades. A partir daí, foi iniciado um processo de seleção dentro do Projeto DESOL, para que houvesse a escolha de quatro empreendimentos, com vistas a desenvolver um plano estratégico de internacionalização. Para esta seleção foi então elaborado um diagnóstico, a fim de selecionar empreendimentos que já estivessem “maduros” o suficiente para alavancar o processo de internacionalização utilizando-se do plano a ser desenvolvido. Com os retornos e manifestações dos artesãos, foi possível a seleção dos empreendimentos que participariam do projeto. Dos produtos selecionados podem ser incluídos os seguintes empreendimentos: couro de peixe da “Associação ICHTUS” de Itapoá; patchwork do “Atelier Carol Maffezzolli”; papel artesanal da “Recriando com Fibras”; e reaproveitamento de resíduos têxteis do “Manacá em Flor: Produtos Artesanais”, sendo os três últimos de Joinville. Com estes selecionados, foram realizadas reuniões a fim de alinhar as expectativas destes com os pesquisadores. Por meio das reuniões pode-se também extrair informações adicionais pertinentes ao desenvolvimento dos planos. Em paralelo a essa atividade, também foi desenvolvido um roteiro para entrevistas com duas artesãs que já tiveram a experiência de exportar seus produtos. Nesse sentido, o foco foi coletar informações que pudessem elucidar o desenvolvimento dos planos, usando da expertise das artesãs para ter um ponto de referência no planejamento dos demais. Concedidas todas as entrevistas, foi discutido entre os pesquisadores os melhores meios de desenvolvimento de planos estratégicos de internacionalização para as artesãs selecionadas, e realizada uma investigação de possíveis mercados para estas vislumbrarem possibilidades de ações. Também foi promovida uma capacitação às artesãs engajadas no projeto acerca de assuntos ligados ao comércio exterior, como a exportação, logística internacional, e mercados internacionais. De posse de todas as informações, e com as artesãs já capacitadas, foram desenvolvidos planos estratégicos de internacionalização para cada empreendimento selecionado.

Limites e potencialidades para atuação da UNIVILLE campus São Bento do Sul: indicadores para gestão estratégica.

  • Sueli Maria Weiss Rank, MSc, suelirank@gmail.com
  • Liandra Pereira, Dr(a), liandra.pereira@hotmail.com
  • JULIA WEIHERMANN, Graduando, julia.weihermann@univille.net
  • Lucas Machado, Graduando, lucas91machado@hotmail.com
  • SARAH BAUM, Graduando, shb_sarah@hotmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, São Bento do Sul, Brasil

Palavras-chave: Gestão estratégica, Tomada de decisão, Atuação da universidade

A atual competitividade no cenário da educação superior, reforça a ideia de que o mercado educacional brasileiro está cada vez mais voltado para a importância da qualidade dos serviços e da satisfação dos clientes, que são imprescindíveis para a sobrevivência das instituições de ensino. Este cenário exige uma mudança de postura da gestão universitária para comercializar e captar clientes. Nessa direção, esta pesquisa busca mapear fatores que expressem limites e potencialidades na performance/atuação institucional da UNIVILLE campus São Bento do Sul, na intenção de oferecer indicadores para gestão estratégica e tomada de decisão organizacional. O processo de investigação assumiu cunho qualitativo, desenvolvido por meio de pesquisa exploratória, bibliográfica e documental, apoiando-se ainda na realização de Focus Group que corresponderão ao todo a 15 grupos, envolvendo alunos ingressantes, os alunos concluintes, os professores e chefes de cada curso em funcionamento no referido campus (totalizando aproximadamente 90 pesquisados), e com o corpo diretivo a fim de validar e complementar as informações já coletadas. Os dados parciais obtidos pela pesquisa, permitem afirmar que a UNIVILLE detém uma boa reputação no entorno regional, tendo como principais diferenciais a qualidade de ensino e sua localização. Ficou evidenciada a importância que os alunos atribuem à performance didático-pedagógica dos professores e às vivências práticas que são promovidas em aulas, destacando que em contrapartida a instituição precisa monitorar melhor casos específicos e atuar para resolver problemas identificados. Consideram ainda que a instituição assume contribuição significativa no seu processo de formação, embora não sintam-se plenamente aptos ao exercício profissional ao final do curso, apontando a necessidade de mais atividades práticas, de laboratório e articulação com os campos laborais. Constatou-se também satisfação em relação à estrutura acadêmica e aos serviços prestados pelos profissionais atuantes nos setores de suporte da instituição. O levantamento documental apontou deficiências mais complexas de serem trabalhadas no que se refere à produção científica e formação/titulação docente, o qual desdobra em indicadores insuficientes nos processos de avaliação dos cursos pelos órgãos reguladores. Como já mencionado, a concorrência cada vez mais agressiva exige novas posturas e para direcionar ações estratégicas que realmente contemplem as necessidades do público-alvo, melhorando a captação e retenção de aluno, conduzindo à sustentabilidade da Universidade, as informações disponibilizadas poderão subsidiar a tomada de decisões e a elaboração de estratégias pertinentes e que tragam os resultados esperados.

Apoio / Parcerias: Projeto financiado pelo Fundo de Apoio à Pesquisa da UNIVILLE.

O Impacto do uso de tecnologias móveis no ambiente da sala de aula: um estudo tendo por referência os acadêmicos do curso de Administração da Univille - Campus São Bento do Sul

  • MONICA RIBEIRO, Graduando, pramonikasim@yahoo.com.br
  • Liandra Pereira, Dr(a), liandra.pereira@hotmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, São Bento do Sul, Brasil

Palavras-chave: Tecnologias móveis, ambiente de sala de aula, desempenho acadêmico

A tecnologia está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas revolucionando as formas de se comunicar e disseminar informações. Há uma infinidade de dispositivos conectados à internet, inclusive dentro do ambiente de sala de aula. No ambiente acadêmico fica a reflexão sobre o impacto dessa prática no aprendizado, visto que outras tecnologias já foram incluídas no contexto universitário anteriormente, como o DATA-SHOW, TV, DVD dinamizando as aulas e agregando ao processo de aprendizagem. Percebe-se a necessidade dos professores e universidade se adequarem à nova realidade do uso dos smartphones, tablets, notebooks e tantos outros dispositivos tecnológicos existentes e presentes no contexto atual interativo dos alunos denominados nativos digitais, os quais como aprendizes, solicitam professores cada vez mais articulados e atualizados. Nessa direção, o objetivo dessa pesquisa de iniciação científica consiste em analisar o impacto do uso de tecnologias móveis no ambiente da sala de aula, seus desdobramentos e interferências no aprendizado dos alunos matriculados no curso de administração da UNIVILLE campus São Bento do Sul. A pesquisa ainda em processo de desenvolvimento assumiu abordagem qualitativa, sustentada em dados quantitativos. Sua operacionalização se aporta em pesquisa bibliográfica, documental e exploratória, aplicada por meio questionários semiestruturados direcionados aos alunos regularmente matriculados nas turmas do mencionado curso, correspondendo a um total de 173 pesquisados. Os resultados parciais obtidos expressam que 73% dos alunos utilizam no decorrer das aulas dispositivos tecnológicos, especialmente os tablets e celulares, correspondendo a mais de uma hora de utilização por período letivo. O principal conteúdo acessado pelos respondentes são os inseridos nas diferentes redes sociais e embora afirmem ter consciência do prejuízo gerado ao seu desempenho acadêmico, compreendem que essa prática já se tornou uma cultura na universidade. Ainda constatou-se que na percepção de 88% dos respondentes há necessidade das aulas se tornarem mais atrativas e dinâmicas para reduzir a utilização destes dispositivos, apontando a necessidade de haver maior aproveitamento destes recursos para fins didáticos, convergindo com os interesses dos alunos, desafiando novas relações pedagógicas e renovação na concepção de ensinar e aprender dos professores.

Apoio / Parcerias: Projeto de Iniciação Científica financiado pelo Fundo de Apoio à Pesquisa da UNIVILLE.

O residente e sua relação com a imagem turística de Joinville (SC).

  • Paula Regina Costi de Moraes, Graduando, paularegina15@gmail.com
  • Elaine Cristina Borges Scalabrini, MSc, elaine.scalabrini@univille.br

Univille, Univille, Joinville

Palavras-chave: Imagem turística, Residente, Joinville

A atividade turística tem crescido visivelmente, dados mostram que o faturamento do turismo no Brasil entre 2011 e 2012 cresceu 13,1% (FGV, 2013). Uma maneira de fazer um destino conhecido é consolidando sua imagem para a demanda e seus residentes. Há quatro décadas estudos da imagem de destinos são desenvolvidos internacional e nacionalmente, mas no Brasil ainda são escassos (Chagas, 2008), principalmente no que tange a imagem sob o ponto de vista do residente. Pela pesquisa bibliográfica percebeu-se que estudos sobre a imagem sob o ponto de vista do residente em Joinville não haviam ainda sido feitos, mesmo que a atividade turística contribua significativamente para a economia local, principalmente no segmento de negócios e eventos. Como o residente é um importante ator no processo de turismo, este precisa compreender a importância da atividade e ter uma boa imagem do município, portanto o trabalho tem como objetivo identificar a imagem turística de Joinville (SC) perante os residentes do município e o título que melhor o representa, pois percebeu-se que Joinville não tem uma imagem turística consolidada analisando os diferentes materiais de divulgação da cidade; existem divergências na mensagem e imagem que Joinville quer transmitir e a cada nova administração municipal os materiais de divulgação são alterados, não mantendo-se um padrão. Para a pesquisa de caráter quantitativo foram utilizados 498 questionários com 20 questões majoritariamente fechadas e acrescentadas afirmações para mensurar os aspectos afetivos da imagem do destino Joinville. Os dados foram primeiramente tabulados no Excel e depois exportados para SPSS. Pelos dados é possível afirmar que 61,9% da amostra são do sexo feminino e que o título que mais representa o município é de Cidade da Dança, com 60,2% das respostas, sendo que a mais próxima foi Cidade das Flores com 16,7%. Ainda, 44,9% das respostas apontam que os residentes percebem o número de visitantes como sendo moderado, mas a Infraestrutura básica e turística, bem como a Divulgação são os pontos com maior preocupação para melhoria. Faz-se necessário apontar que a pesquisa ainda está em andamento, portanto os resultados são parciais. Ainda, um estudo semelhante é realizado pela Instituto de Ciências Sociais, curso de Geografia, da Universidade do Minho (Portugal) e haverá intercâmbio de informações das pesquisas.

Apoio / Parcerias: Universidade do Minho - Portugal.